Morre aos 90 anos Chuck Berry, pioneiro do rock n’ roll

Chuck Berry, um dos grandes pioneiros do rock n’ roll, foi encontrado morto, neste sábado (18), em sua residência na cidade de St. Charles, nos Estados Unidos. Ele tinha 90 anos.

A informação foi divulgada, em nota, pelo departamento de polícia do condado de St. Charles. A causa do falecimento ainda não foi revelada pelas autoridades.

- Advertisement -

“O departamento de polícia do condado de St. Charles infelizmente tem de confirmar a morte de Charles Edward Anderson Berry Senior, melhor conhecido como o lendário músico Chuck Berry”, diz a polícia. A família pede <i>”privacidade”</i> durante este momento.

Mais informações serão reveladas em breve e acrescentadas a esta matéria.

– Veja também: 9 músicas para os 90 anos de Chuck Berry, o homem que formulou o rock n’ roll

Leia também:  Novo álbum solo de David Gilmour traz gravação de Richard Wright

Chuck Berry, batizado de Charles Edward Anderson Berry, nasceu em 18 de outubro de 1926, na cidade estadunidense de St. Louis, Missouri.

A influência principal de Chuck Berry veio do blues de Muddy Waters e do jazz de Nat King Cole. Suas primeiras gravações, tidas como pioneiras no rock n’ roll por misturar blues, country, solos de guitarra e letras despretensiosas, aconteceram na metade da década de 1950.

Antes disso, Chuck Berry era um guitarrista de blues com Johnnie Johnson. Em 1955, moldou o rock n’ roll com seu estilo despretensioso e explosivo de tocar guitarra. Outros nomes como Bill Haley e Jimmy Preston fizeram o que se pode chamar de “proto-rock n’ roll”, mas foi Berry o responsável pelo formato definitivo do gênero.

Leia também:  Slipknot anuncia show intimista na Califórnia para esta quinta (25)

Desde que explodiu, Chuck Berry não parou mais. O cantor e guitarrista esteve na ativa durante todo este tempo. Sua aposentadoria foi anunciada no Rock And Roll Hall Of Fame de 2012, mas ele voltou atrás e permaneceu na ativa até os seus últimos anos de vida.

Ele havia anunciado, anteriormente, o lançamento de um disco de inéditas para 2017. O seu último show aconteceu em 2014, em um bar chamado Blueberry Hill, em St. Louis, onde se apresentou mensalmente por alguns anos.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasMorre aos 90 anos Chuck Berry, pioneiro do rock n' roll
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades