Aerosmith, dono da única música de rock a estrear em 1° nas paradas dos EUA

O Aerosmith é a única banda de rock a ter uma música que estreou em primeiro lugar nas paradas de singles da Billboard, a Hot 100. O hit responsável por isso foi “I Don’t Want To Miss A Thing”, tema do filme “Armageddon” (1998). Além do grupo americano, somente outros 25 artistas conseguiram tal feito em décadas de história.

A maior parte dos demais artistas que conseguiram o feito é da música pop. Os de maior destaque são Michael Jackson (com “You Are Not Alone”, em 1995), Mariah Carey (com três músicas, entre 1995 e 1997) e Britney Spears (com duas músicas, entre 2009 e 2011). Astros em diferentes momentos de sua carreira.

- Advertisement -

Não deixe de conferir após ler este artigo:
– Reflexões sobre “Rocks” e “Pump”, os dois auges do Aerosmith
– Os 50 melhores discos de hard rock do século 21
– Disco solo de Steven Tyler é menos country e mais agradável do que se pensa

O feito conquistado pelo Aerosmith com “I Don’t Want To Miss A Thing”, chama a atenção. Não só por ter sido a única banda de rock a conseguir isso na parada que é considerada a mais importante e influente do mundo, mas também pelo momento pelo qual o grupo passava.


O Aerosmith vinha de um período conturbado desde o início da concepção de “Nine Lives”, lançado em 1997. Uma semana antes do álbum começar a ser gravado, ainda em 1996, o baterista Joey Kramer foi diagnosticado com uma depressão profunda, em função da perda de seu pai. O período de pré-produção e até de gravação foi feito com Steve Ferrone até que Kramer retornasse.

Leia também:  A diferença entre Robert Plant e Paul Rodgers, segundo Jimmy Page

O empresário Tim Collins, por sua vez, estava bancando o “leva-e-traz”. Ele estava sendo um dos responsáveis por provocar brigas homéricas entre os integrantes, em especial Steven Tyler e Joe Perry. No fim das contas, acabou demitido. Os músicos afirmam que, se Collins não tivesse sido dispensado, a banda poderia ter acabado naquele período.

O resultado inicial de “Nine Lives” não empolgou os executivos da gravadora, Columbia Records. Com isso, o lançamento, que era previsto para o meio de 1996, foi adiado para março de 1997. Tempo suficiente para que Joey Kramer voltasse a seu posto e regravasse o que havia sido feito por Steve Ferrone.


Apesar de todo o desgaste, “Nine Lives” chegou a público e registrou boas vendas, mas não emplacou como o sucessor “Get A Grip”. O Aerosmith precisava de um impulso. É aí que entra “I Don’t Want To Miss A Thing”.

Composta por Diane Warren, para o filme “Armageddon”, “I Don’t Want To Miss A Thing” não foi concebida para o Aerosmith. A música seria registrada por Celine Dion. O refrão, por sua vez, não é inédito. Lembra muito outra faixa de autoria de Warren: “Just Like Jesse James”, lançada por Cher em 1989.

Por um daqueles acidentes de percurso que todos comemoram ao fim, a canção foi parar no colo de Steven Tyler e sua banda.

Aliás, se o acaso trouxe Steven Tyler até “Armageddon”, o destino acabou por fazer uma obra completa. Foi o filme que mostrou Liv Tyler, filha do cantor, para o mundo. Ela já havia feito alguns trabalhos de destaque, como “The Wonders – O Sonho Não Acabou” (1996) e no clipe de “Crazy”, do Aerosmith. No entanto, nada que oferecesse tanta proporção a Liv.

Leia também:  Entre a luz e as trevas: a história de “Headless Cross”, do Black Sabbath


Apesar de ter recebido críticas negativas por parte da imprensa especializada, “Armageddon” foi um sucesso de bilheteria. Foram mais de US$ 553 milhões em faturamento. Acabou como o filme de maior arrecadação de 1998.

Outras três músicas gravadas pelo Aerosmith aparecem na trilha sonora de “Armageddon”:

1) “What Kind of Love Are You On”, inédita. Sobra do álbum “Nine Lives” e foi composta por Steven Tyler, Joe Perry, Jack Blades e Tommy Shaw – os dois últimos, parceiros na banda Damn Yankees.

2) “Sweet Emotion”, um dos clássicos de Tyler, Perry e companhia da década de 1970, em sua versão remixada por David Thoener e relançada em 1991.

3) “Come Together”, cover do clássico dos Beatles gravado pela banda em 1978.

“I Don’t Want To Miss A Thing” não é, exatamente, uma música de rock. Está um pouco inclinada para o pop, ainda que com sofisticação, visto que o instrumental é acompanhado por uma orquestra.

No entanto, foi gravada pelo Aerosmith, o que a torna, de certa forma, uma canção do gênero. Por acaso, é a única do estilo a estrear no topo das paradas de rock. E a responsável por reerguer, mais uma vez, uma banda que, de novo, passou perto de acabar.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesAerosmith, dono da única música de rock a estrear em 1° nas...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades