Em documentos, Roberto Carlos e Agnaldo Timóteo são mencionados como “aliados” da ditadura militar

Um documento divulgado pelo Acervo Arquivo Nacional, produzido pelo Centro de Informações do Exército (CIE) na época da ditadura militar, mostra o nome de alguns artistas que eram encarados como “aliados” do regime.
O documento, que pode ser lido nos dois endereços a seguir (link 1 | link 2), diz que alguns veículos de imprensa supostamente publicavam reportagens que denegriam a personalidade de artistas que se “uniram à revolução de 1964 no combate à subversão e outros que estiveram sempre dispostos a uma efetiva colaboração com o governo”. Informa-se, implicitamente, que esses nomes devem ser protegidos pelos militares.
Nomes como Roberto Carlos, Agnaldo Timóteo, Wanderley Cardoso e Rosemary, entre outros, são mencionados entre os “colaboradores” da ditadura no âmbito artístico. Informações da época dão conta de que grande parte dessas celebridades comunicavam os militares sobre movimentações na área, que consequentemente serviam de base para que os órgãos de censura operassem e até mesmo solicitassem o exílio de determinados artistas.
Até o momento, nenhum dos nomes citados nos documentos se manifestou oficialmente sobre a divulgação do documento. Confira abaixo um vídeo onde Roberto Carlos demonstra admiração pelo ditador chileno Augusto Pinochet:

Leia também:  Show de Roberto Carlos que inauguraria Arena Pacaembu é cancelado após vistoria
ESCOLHAS DO EDITOR
InícioOutras notíciasEm documentos, Roberto Carlos e Agnaldo Timóteo são mencionados como "aliados" da...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades