Anette Olzon compartilha stories com críticas ao Nightwish após saída de Floor Jansen

Ex-vocalista da banda, que integrou a formação entre 2007 e 2012, repostou publicação com alfinetada para o líder e tecladista Tuomas Holopainen

Após quase 14 anos, o Nightwish anunciou a saída da vocalista Floor Jansen. Na última quinta-feira (15), a banda escreveu em nota que ambos os lados decidiram “em comum acordo, seguir caminhos diferentes”. 

Com a repercussão da notícia, Anette Olzon, antecessora da cantora na formação, emitiu um pronunciamento de maneira indireta com críticas ao grupo, mais especificamente, ao líder e tecladista Tuomas Holopainen. A ex-integrante compartilhou nos Stories do Instagram uma publicação que dizia:

- Advertisement -

“Os problemas nunca foram Tarja Turunen, Anette Olzon ou Floor Jansen. O problema sempre foi Tuomas Holopainen. O Nightwish é muito maior do que você, Tuomas! A história da banda, o talento de seus músicos e a paixão de seus fãs estão acima de qualquer ego.”

Via: @darkmemesofwonders / Instagram

Anette assumiu os vocais do Nightwish entre 2007 e 2012, quando acabou demitida. Apesar dos rumores de que o desligamento havia acontecido por causa da gravidez da cantora, a banda alegou que “a personalidade dela não se encaixava nessa comunidade de trabalho e que era até prejudicial para ela”.  

À época, a própria já imaginava que perderia o lugar para a Floor. Segundo o Blabbermouth, a artista desabafou em entrevista concedida em 2014 a respeito das situações vivenciadas em 2012:

“Eu estaria com a gravidez muito avançada para viajar à Austrália, então queria adiar as datas, mas Tuomas não queria isso. Começaram a discutir a possibilidade de uma substituta e, a princípio, pensei: ‘sim, tudo bem’. Mas, quando mencionaram Floor, minha resposta foi um ‘não’ imediato. Não achei uma boa ideia, porque sabia o que aconteceria. Sabia que os fãs adorariam Floor, porque ela é uma cantora de metal e eu sou uma cantora pop, e eu queria manter meu emprego.”

Conversando com a Chaoszine, também como compartilhado pelo Whiplash, Anette revelou que tentou entrar em contato recentemente com Tuomas para avisá-lo que cantaria as músicas do Nightwish em turnê, mas que não obteve nenhuma resposta. Também admitiu que seus momentos finais no Nightwish foram “pesados”

“Acho que quando saí, foram anos muito pesados, com turnês extensas, o fim não foi legal para nenhum de nós. Mas já se passaram tantos anos e não guardo nenhum ressentimento em relação à banda. Espero que possamos nos ver um dia e dizer: ‘ok, nós também tivemos bons momentos’.”

A saída de Floor Jansen

Floor gravou três álbuns com o Nightwish: “Endless Forms Most Beautiful” (2015), “Human. :II: Nature.” (2020) e “Yesterwynde” (2024). “Hytress”, seu segundo disco solo, sairá em janeiro de 2027.

Em abril, ela virá ao Brasil para se apresentar no Bangers Open Air 2027. Não foi revelado se a artista participou ao menos das sessões de composição do próximo trabalho do grupo, que já começou a ser feito.

Leia o comunicado da banda:

“Nightwish e Floor Jansen seguirão por caminhos separados. Após uma reflexão cuidadosa, decidimos, em comum acordo, seguir caminhos diferentes. Esta decisão é necessária e importante para nós e para nossas ambições futuras. Portanto, a partir de agora, buscaremos esses objetivos separadamente. Desejamos um ao outro o melhor em nossas respectivas jornadas artísticas.

Para vocês, caros ouvintes — e, de fato, para nós também —, isso marca o fim de uma jornada verdadeiramente grandiosa. O Nightwish continuará. Seguiremos em frente e entraremos em estúdio em 2027 para gravar um novo álbum. Ao celebrarmos os 30 anos do Nightwish, não poderíamos estar mais entusiasmados com nossa música e nosso futuro.”

Jansen acrescenta, em sua própria nota:

“Encerramentos dão origem a novos começos e, embora tenha sido uma decisão difícil de tomar, acredito que há uma brilhante jornada musical à minha frente. Convido vocês a me acompanharem nesta trajetória, assim como estiveram comigo ao longo de todos os ótimos anos anteriores. Obrigada pelo apoio durante os altos e baixos da vida. Minha carreira solo receberá, agora, toda a minha atenção, permitindo que meu próximo álbum, ‘Hytress’ (com lançamento previsto para 2027), e a respectiva turnê tenham todo o espaço necessário para crescer. Espero reencontrá-los na estrada em um futuro próximo e feliz.”

Sobre Anette Olzon

Nascida em Katrineholm, Suécia, Anette Ingegerd Olsson foi vocalista do Nightwish entre 2007 e 2012, substituindo Tarja Turunen. No período, lançou dois discos com o grupo. Antes, havia integrado a banda Alyson Avenue, que teve reconhecimento mediano no underground do AOR/melodic rock europeu. 

Na última década, lançou os discos solo “Shine” (2014), “Strong” (2021) e “Rapture” (2024); os dois registros com a banda The Dark Element (com o guitarrista Jani Liimatainen, ex-Sonata Arctica, e o baterista Rolf Pilve, do Stratovarius), intitulados “The Dark Element” (2017) e “Songs the Night Sings” (2019); além dos álbuns ao lado do vocalista do Symphony X, Russell Allen: “Worlds Apart” (2020) e “Army of Dreamers” (2022). Mesmo assim, a artista sueca concentrou sua carreira mais em estúdio do que em turnês.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | X/Twitter | Facebook | YouTube | Bluesky | Threads | TikTok.

Escolhas do editor
InícioNotíciasAnette Olzon compartilha stories com críticas ao Nightwish após saída de Floor...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades