Nikki Sixx finge não tocar baixo em shows do Mötley Crüe? John 5 responde

Baixista é frequentemente acusado de playback; em 2023, Mick Mars chegou a dizer que colega "não tocou uma nota" durante turnê em 2022

É comum que o Mötley Crüe seja alvo de acusações relacionadas ao uso de playback em suas apresentações. Até mesmo Mick Mars, ex-guitarrista do grupo, acusou os colegas — em especial o baixista Nikki Sixx — de não tocarem ao vivo ao processá-los judicialmente.

Conforme a Entertainment Weekly, em 2023, o antigo integrante chegou a dizer que Sixx “não tocou uma única nota no baixo durante toda a turnê pelos Estados Unidos” no ano anterior e que ele “foi visto levantando o punho no ar com a mão que usava para tocar, enquanto a parte de baixo continuava sendo reproduzida”. Inúmeros vídeos passaram a circular na internet endossando a declaração.

- Advertisement -

Pouco mais tarde, o baixista defendeu-se. Ao Los Angeles Times, o músico garantiu que a banda executa as músicas ao vivo e que apenas utiliza recursos “para aprimorar os shows”, chamando o comentário de “traição”.

Agora, até mesmo John 5 abordou o assunto. Durante entrevista à Thinking About Guitar, conforme transcrição da Ultimate Guitar, o guitarrista deixou claro que Nikki “toca todas as notas”:

“Há muito tempo existe esse papo de: ‘ah, essa ou aquela pessoa não está tocando ao vivo. As pessoas dizem que tudo é gravado. Mas Nikki está tocando todas as notas no palco. É muito engraçado que elas não queiram aceitar isso.”

De acordo com o integrante, as pessoas parecem simplesmente não entender a dinâmica em cima do palco. Inclusive, destacou que o companheiro de grupo, justamente por tocar ao vivo, comete erros perceptíveis: 

“As pessoas dizem: ‘ah, as mãos dele nem estão no baixo’. Ele pode estar com uma das mãos levantadas, mas ainda está pressionando uma nota ou palhetando com a outra mão. As pessoas não entendem isso. O Nikki toca todas as notas naquele palco. Ele comete erros. Dá para ouvir os erros. O Tommy [Lee, baterista] toca tudo, eu toco tudo, o Vince [Neil, vocalista] está cantando.”

Por fim, John afirmou:

“Acho que as pessoas simplesmente não querem ouvir isso. Eu não entendo por que elas não querem aceitar. Mas nós trabalhamos muito duro e as faixas ao vivo soam ótimas. Todo mundo toca tudo.”

Nikki Sixx e as tecnologias do Mötley Crüe

Vale mencionar que, em 2019, Nikki Sixx elencou as ferramentas pré-gravadas utilizadas pela banda nas performances. Por meio do X/Twitter, o membro explicou:

“Usamos tecnologia desde 1987. Sempre utilizamos sequenciadores, subtons, faixas de vocais de apoio, além de cantores de suporte e nós mesmos. Também usamos elementos que não conseguimos levar para a estrada, como partes de violoncelo em baladas, por exemplo. É a mesma coisa que o Nine Inch Nails e todo mundo faz. Nós gostamos disso e não escondemos. É uma ótima ferramenta para preencher o som.”

Sobre John 5 

Após ter trabalhado com grandes nomes nos anos 1990, incluindo o 2wo (com Rob Halford), Marilyn Manson e David Lee Roth, John 5 passou a integrar a banda de Rob Zombie em 2005. Com o cantor, gravou cinco álbuns de estúdio, dando origem a uma parceria bem-sucedida.

Em 2022, com o afastamento de Mick Mars dos palcos, 5 assumiu o posto no Mötley Crüe, inicialmente como músico de turnês e depois como membro fixo. O guitarrista também tem se dedicado a sua carreira solo, cujo trabalho mais recente é “Ghost” (2025).

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

Escolhas do editor
InícioNotíciasNikki Sixx finge não tocar baixo em shows do Mötley Crüe? John...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades