Depois de lançar o disco “The Dark Side of the Moon” (1973), o Pink Floyd passou a idealizar um projeto ousado. À época, a banda retomou uma ideia antiga de criar um disco sem utilizar qualquer instrumento musical, apenas o som de objetos, apelidando o material de “The Household Objects”.
Como relatado, a base das músicas vinha de barulhos como uma vassoura batendo no chão ou de uma madeira em contato com um machado. Porém, não demorou muito para que os músicos mudassem os planos e resolvessem abandoná-lo. Para o baterista Nick Mason, tudo não passou de “uma estratégia para ganhar tempo, porque não sabíamos mais o que fazer”.
Assim, os integrantes focaram no que tornou-se “Wish You Were Here” (1975) e nunca disponibilizaram oficialmente o projeto. “The Hard Way” e “Wine Glasses”, músicas concebidas para o “The Household Objects”, chegaram posteriormente a público.
Durante recente entrevista à Variety, o baterista relembrou a iniciativa inusitada. Na opinião do membro, os artistas perderam tempo e até mesmo a animação de entrar em estúdio ao tentar viabilizar “The Household Objects”:
“Tentamos um outro projeto chamado ‘The Household Objects’, que acabou desperdiçando alguns meses. Na verdade, não sei exatamente quanto tempo durou. Pareceu cerca de um ano, mas provavelmente foi apenas um mês do que acabou sendo uma espécie de brincadeira com essa ideia de fazer música sem usar instrumentos convencionais. A proposta envolvia, por exemplo, taças sendo friccionadas ou, como alternativa a um bumbo, a ideia de um machado golpeando um tronco ou toco de árvore. Esse projeto acabou drenando bastante entusiasmo, que precisou ser recuperado depois, já para ‘Wish You Were Here’.”
Sendo assim, o músico guarda qualquer arrependimento de não ter finalizado o disco. Pelo contrário: sente alívio. Ele explicou:
“Nenhum [arrependimento de ter abandonado]. Acho que a única coisa boa desse projeto foi o alívio de deixá-lo para trás. Nos últimos meses, várias pessoas chegaram a montar um álbum como uma espécie de tributo ao ‘Household Objects’. Mas, é claro, hoje é muito mais fácil fazer esse tipo de coisa, porque a tecnologia consegue, mais ou menos, transformar qualquer som em um instrumento musical.”
Sobre Nick Mason, baterista do Pink Floyd
Nick Mason foi o único a tocar em todos os álbuns do Pink Floyd. Nos últimos anos, diante da dissolução da banda, montou o Nick Mason’s Saucerful of Secrets, projeto que toca músicas antigas de seu grupo original.
A empreitada esteve na estrada até 2024, com a última apresentação acontecendo em Frankfurt, na Alemanha, no dia 1º de agosto. Apesar de satisfeito com o resultado, o músico de 81 anos confessou que não tem planos de retomar a ideia.
Também conversando com a Variety, Mason admitiu que não deve continuar com as apresentações do Saucerful Of Secrets pela falta de interesse em excursionar. Ele explicou:
“No momento, não [tenho planos]. Quer dizer, eu adoraria fazer mais shows. Mas chega um ponto em que você já não sente tanta vontade de viajar o tempo todo.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
