Morrissey voltou a cancelar apresentações – já foram seis neste ano. O ex-frontman do The Smiths tocaria nesta terça-feira (20) em St. Petersburg, na Flórida, Estados Unidos, mas precisou se ausentar por motivos de saúde, segundo o NME. Além dos cinco shows anulados em 2026, há uma sexta data (25/01, na República Dominicana) suspensa no fim do ano passado.
Prestes a lançar um novo álbum solo, “Make-Up is a Lie”, Morrissey segue em 2026 com a mesma alta taxa de cancelamentos que teve em 2025. No ano passado, o cantor não compareceu a 32 das 63 datas agendadas, pouco mais de 50% delas.
Agora, o cantor começou o ano cancelando dois compromissos na Califórnia, nos Estados Unidos: um estava marcado para 3 de janeiro, na cidade de Rancho Mirage, enquanto o outro aconteceria em San Diego, no dia 6.
Segundo levantamento do WeHeartM, Morrissey já cancelou 407 de 1.725 shows marcados em toda a sua carreira, o que resulta em uma porcentagem impressionante de 24%. Os motivos são os mais diversos, indo de saúde – do artista e da banda – até a pandemia de covid-19.
Se tudo der certo, o cantor volta aos palcos na quinta-feira (22), em Hollywood. Depois disso, Morrissey deve seguir para a Europa, onde fica entre fevereiro e março.
Morrissey e o histórico de cancelamentos
Morrissey possui um histórico polêmico em relação aos shows. Só ao longo de 2025, mais de 30 apresentações do ex-vocalista do The Smiths acabaram canceladas por motivos que envolveram desde questões de saúde e “extremo esgotamento” a, supostamente, manifestações pró-Israel.
Ao longo dos meses, o vocalista, primeiro, suspendeu shows nos Estados Unidos e na Espanha, por um quadro de sinusite. Depois, deixou de fazer performances na Europa, devido à lesão de um dos membros de sua banda e, especificamente na Suécia, por exaustão e “zero apoio da indústria musical”.
Posteriormente, ele suspendeu os shows que faria em Connecticut e Boston alegando ter recebido ameaças de morte. Um canadense de 26 anos teria sido o responsável, por meio da plataforma Bluesky. O homem em questão publicou que marcaria presença na apresentação em Ottawa, no Canadá, no dia 12 de setembro, e que tentaria atirar em Morrissey na intenção de matá-lo. Ele chegou a ir preso pelo comportamento. Todavia, foi liberado depois de pagar fiança.
Então, o artista também cancelou a turnê que realizaria na América Latina sob a justificativa de “extremo esgotamento”. O itinerário incluía uma apresentação única no Brasil, no Espaço Unimed, em São Paulo, no dia 12 de novembro.
Por fim, dois compromissos na Turquia, agendados para dezembro, deixaram de ocorrer supostamente devido a várias declarações pró-Israel viralizarem nas redes sociais. Uma série de pessoas planejava manifestações nas proximidades dos locais dos shows, o que poderia colocar a segurança geral em risco.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
