Gem Archer entrou para o Oasis em 1999. Presente na formação até o fim das atividades em 2009, o guitarrista ocupava o lugar do membro fundador Paul “Bonehead” Arthurs, com quem, agora, dividiu o palco na turnê de reunião da banda realizada entre julho e novembro.
Conversando com a Guitar World, o músico admitiu que sentiu certa estranheza quando soube que tocariam juntos. Seu primeiro pensamento foi que “seria diferente, mas ao mesmo tempo igual”.
Segundo Archer, os guitarristas, apesar de não terem trabalhado em conjunto antes no grupo, mantinham certo contato e chegaram a conversar “muitas vezes” ao longo dos anos. Ele explicou:
“Eu o encontrei muitas vezes ao longo dos anos e sempre o achei um cara incrível. Minha esposa costumava ser bem próxima dele, então pensei: ‘ótimo, perfeito’. E agora o conheço muito melhor, é quase como se eu o conhecesse como um irmão.”
Ao refletir sobre o passado, Gem pontuou que nunca se viu como um substituto de Bonehead devido ao rumo tomado pela banda após a saída do integrante. Em suas palavras, tudo era diferente:
“Entrei em 1999 na banda, mas, da forma como as coisas se desenrolaram, eu não estava substituindo ele. A banda estava apenas seguindo um novo rumo. Obviamente, o Oasis precisava de duas guitarras, mas não foi como se o Noel [Gallagher, guitarrista] tivesse me falado ‘você só tem que tocar acordes com pestana e é isso’. Quando entrei, tudo estava em aberto […]. Nós desenvolvemos outro lado do Oasis. Na época, eles tinham acabado de gravar ‘Standing on the Shoulder of Giants’ e o primeiro single foi ‘Go Let It Out’. Acabei tocando as linhas de guitarra solo dessa música ao vivo. E faixas como ‘Gas Panic!’ eram muito diferentes, porque a banda havia tomado outro caminho. Então, não se tratava de substituir o Bonehead, porque a banda estava fazendo algo diferente.”
Hoje, devido à parceria, o integrante enxerga o colega de instrumento como “a cola que faz todo o resto soar bem”. Descrevendo ainda Bonehead como “subestimado”, concluiu:
“Tocando com ele, sinto como se ele fosse a base, a cola que faz todo o resto soar bem. De certa forma, ele é subestimado como guitarrista base, porque tem um feeling muito próprio.”
Noel Gallagher sobre Paul “Bonehead” Arthurs
Noel Gallagher concorda com a visão. Em entrevista ao documentário “Oasis: Supersonic” (2016), o guitarrista exaltou o papel de Bonehead dentro do Oasis, afirmando:
“Bonehead era meio que a cola que mantinha tudo unido. Eu diria que, no começo, ele era o mais visionário, porque já tinha tocado em bandas antes do Oasis. Se for para dizer algo, eu afirmaria que o Bonehead foi, nos primeiros dias, o espírito do Oasis.”
Sobre Paul “Bonehead” Arthurs
Hoje com 60 anos, Paul “Bonehead” Arthurs foi um dos membros fundadores do Oasis junto de Liam Gallagher, o baixista Paul McGuigan e o baterista Tony McCarroll. Posteriormente, o também guitarrista Noel Gallagher, irmão do vocalista, se juntou ao grupo que se tornaria um dos mais bem-sucedidos do rock britânico, com 70 milhões de discos vendidos.
“Bonehead” deixou o Oasis em 1999, dez anos antes da banda encerrar atividades. Voltou a trabalhar com Liam Gallagher inicialmente no Beady Eye e depois na carreira solo do cantor.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
