...

Guitarristas poderão usar marca Charlie Brown Jr após derrota de filho e viúva? Advogado responde

Alexandre Abrão e Graziela Gonçalves perderam os direitos da propriedade intelectual do nome no Brasil para a empresa Peanuts Worldwide

Como divulgado na semana passada, Alexandre Abrão e Graziela Gonçalves, respectivamente filho e viúva do cantor Chorão, perderam os direitos da propriedade intelectual da marca Charlie Brown Jr no Brasil. Basicamente, o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) entendeu que a nomenclatura pertence somente à empresa americana Peanuts Worldwide, detentora do personagem Charlie Brown, da turma do Snoopy

O herdeiro do vocalista havia registrado o nome da banda no INPI em 2022, dividindo os direitos com a Peanuts. Porém, a companhia contestou a decisão, dizendo que não autorizou o compartilhamento. 

- Advertisement -

Sendo assim, os envolvidos estão proibidos de explorar comercialmente o nome em produtos, serviços e merchandising. Segundo Jorge Roque, advogado dos ex-integrantes Marcão Britto e Thiago Castanho, tal determinação não prejudica os guitarristas, cuja “intenção sempre foi artística”.

O profissional explicou à Veja que a Peanuts “não pretende impedir o uso do nome em contextos artísticos, como shows”. Em suas palavras:

“Meus clientes não querem registrar a marca. Não querem vender produtos, camisetas, tênis, licenciar a marca, nada. Eles só querem fazer os shows, tocar, continuar o legado, homenagear nos palcos o Charlie Brown Jr., tocando os hits que também são de sua autoria.”

Alexandre tentou impedir judicialmente que os músicos utilizassem o nome em apresentações, mas perdeu a ação em setembro do ano passado. Conforme publicado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, Marcão e Thiago podem tocar sob a denominação “Charlie Brown Jr.”, desde que a associem aos próprios nomes.

À época, o juiz Guilherme Nascente Nunes destacou que os artistas contribuíram com o sucesso da banda. Por isso, ficou definido que estariam autorizados a seguir com a nomenclatura “no exclusivo exercício de sua atividade profissional, qual seja, o trabalho artístico musical”.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasGuitarristas poderão usar marca Charlie Brown Jr após derrota de filho e...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades