Como informado anteriormente, o Disturbed teve uma apresentação que aconteceria na última quarta-feira (15), em Vorst, na Bélgica, cancelada. Devido à conhecida imagem do vocalista David Draiman assinando mísseis em Israel, grupos de manifestantes pró-Palestina prepararam-se para manifestações políticas em frente ao show, o que gerou a suspensão por motivos de segurança, segundo autoridades locais.
Inicialmente, a banda compartilhou apenas uma nota a respeito do ocorrido. No texto, destacou que “todos que comparecem a um show do Disturbed são aceitos e amados” e que “a música não se trata do que nos divide”.
O assunto foi abordado novamente durante a performance seguinte à situação, em Ziggo Dome, Amsterdã, nos Países Baixos, na terça-feira (14). O frontman fez questão de reforçar a mesma mensagem ao público. A transcrição é da Metal Hammer.
Chamando os colegas Dan Donegan (guitarra), Mike Wengren (bateria) e John Moyer (baixo) para a frente do palco, Draiman revelou que o grupo queria conversar não apenas com o público presente, mas com o mundo inteiro. Assim, em discurso que depois foi publicado na íntegra nas redes sociais, o vocalista defendeu a união e afirmou que “os conflitos do mundo” não definem quem são.
Sem mencionar diretamente a questão dos mísseis, o integrante declarou:
“Há pessoas por aí que estão tentando colocar palavras nas nossas bocas, tentando fazer com que pareçam que sabem o que pensamos sobre o que está acontecendo no mundo. Em vez de ouvir as pessoas que não conseguem parar de falar sobre tudo aquilo que as deixa com tanta raiva o tempo todo, nós vamos dizer com as nossas próprias palavras o que sentimos. No Disturbed, somos totalmente a favor da união, certo? Não importa quem você seja, de onde venha, o quanto tenha no bolso, todos são bem-vindos em nossos shows. Entenderam? Os conflitos que estão acontecendo no mundo não nos definem, porque neste lugar não existe nenhum maldito conflito. E não importa se você é chinês ou taiwanês, indiano ou paquistanês, israelense ou palestino, todos são bem-vindos na nossa casa, toda vez que subimos ao palco.”
Assista ao momento em inglês abaixo:
David Draiman, Disturbed e a foto autografando mísseis de Israel
Descendente de israelenses, David Draiman se notabilizou por seu posicionamento político pró-Israel. Ele apareceu em uma foto, feita em 2024, assinando mísseis das Forças de Defesa locais (IDF).
Após críticas e até desentendimentos nas redes sociais com artistas como Tom Morello e o grupo de rap Kneecap, o frontman do Disturbed alegou que as bombas eram destinadas apenas à organização política e militar Hamas. Ele disse:
“O negócio é o seguinte, e eu vou falar com vocês em palavras simples, para que entendam. Aquele míssil era para o HAMAS. Sabe, a organização que jurou assassinar todos os judeus, não só os israelenses, mais de uma vez, incluindo minha família.
Você atira nos judeus? Espere que os judeus atirem de volta. Todas as vidas inocentes perdidas nesse conflito foram por causa do Hamas usando seu próprio povo como bucha de canhão, para que possam ganhar a simpatia daqueles que estão muito ansiosos para entrar no trem do ódio aos judeus.
Se os reféns fossem soltos e o Hamas se rendesse, o derramamento de sangue iria terminar. Mas nem vocês e nem o Hamas realmente querem isso. Porque sem palestinos mortos martirizados para abastecer sua visão de mundo, tanto vocês como eles perdem poder.
Aproveitem seus cinco minutos de fama, cavalheiros. Poderia ter sido com sua arte, mas em vez disso, vocês escolheram fazer isso com ódio. Agora tchau.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
