A Gibson anunciou que teve um bom resultado em sua busca pela guitarra que aparece no clássico filme “De Volta Para o Futuro” (1985). Só não foi o esperado.
Segundo Mark Agnesi, diretor da empresa, um instrumento perdido envolvido na produção da franquia. Não era exatamente aquele que estão procurando, mas a colaboração do público e a contratação de jornalistas investigativos tem ajudado a chegar mais próximo do objetivo.
De acordo com Agnesi, em um vídeo no YouTube (via Guitar World), a Gibson conseguiu localizar uma guitarra modelo ES-345 que o personagem Marty McFly (Michael J. Fox) realmente usou. Entretanto, o instrumento em questão se faz presente em “De Volta Para o Futuro – Parte 2” (1989) — e também tinha seu paradeiro desconhecido.
Mark agradeceu pelas pistas que vem recebendo do público e também tem contado com o apoio de dois jornalistas investigativos, Scott e Naomi Jones. A dupla é especialista em casos do tipo e já conseguiu encontrar, em 2023, um baixo usado por Paul McCartney que havia se perdido nos anos 1960.
A guitarra procurada
Em uma das cenas mais icônicas de “De Volta para o Futuro” (1985), o personagem Marty McFly, vivido por Michael J. Fox, sobe ao palco no baile da escola e toca “Johnny B. Goode”, clássico de Chuck Berry, numa guitarra Gibson ES-345. Misteriosamente, pouco após o término das filmagens, o instrumento utilizado na gravação desapareceu.
De início, o modelo foi alugado na loja Norman’s Rare Guitars, localizada em Los Angeles, nos Estados Unidos. Quando a produção contatou o dono, Norman Harris, para usá-lo na sequência, “De Volta Para o Futuro – Parte 2” (1989), ele não estava mais em sua posse — e nunca foi encontrado novamente.
No começo de junho, a Gibson estabeleceu um site e uma linha telefônica especial (+1-855-345-1955) para receber dicas sobre o paradeiro da guitarra. Como não houve um progresso eficaz, a companhia resolveu intensificar as buscas e adotar novas estratégias.
Segundo Mark Agnesi, diretor de Brand Experience da Gibson, mais de 5 mil pessoas, de 12 países diferentes, entraram em contato com possíveis informações. Por isso, em julho, o responsável divulgou características únicas do instrumento, para afunilar o número.
Já em agosto, a Gibson também contratou dois jornalistas investigativos para ajudar no processo: Scott e Naomi Jones. Ambos estiveram envolvidos na fundação do projeto Lost Bass em 2023, que encontrou um raro baixo perdido de Paul McCartney. Agnesi explicou a decisão (via Guitar World):
“Tem sido difícil acompanhar todas as mensagens que recebemos. Tão difícil que tivemos que pedir reforço. E estamos muito, muito empolgados com isso: trouxemos Scott e Naomi Jones, dois jornalistas investigativos. Talvez você os conheça pelo projeto The Lost Bass Project.”
O profissional também aproveitou para esclarecer que a ideia não é retirar o instrumento do dono, mas sim, apenas deixar que Michael o toque novamente:
“A pessoa que está com essa guitarra pode nem saber que a tem […]. Não esperamos que ninguém nos devolva essa guitarra. Tudo o que queremos é encontrá-la e reuni-la com Michael J. Fox. Aquela cena significou muito para tantas crianças daquela geração — inclusive pra mim.”
Site e vídeo da campanha
A Gibson continua recebendo pistas a respeito no site losttothefuture.com. Confira abaixo o vídeo de anúncio da campanha:
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
