...

Blondie não fará mais shows após morte de Clem Burke, diz Debbie Harry

"Não consigo me imaginar no palco como Blondie, mesmo sendo o rosto do Blondie", revelou cantora, que mencionou projetos futuros envolvendo a banda

Em outubro do ano passado, o guitarrista Chris Stein confirmou que o Blondie preparava um novo disco de estúdio. Sem dar muitos detalhes, o integrante sugeriu o envolvimento do produtor John Congleton e lançamento para 2025. 

Porém, no último mês de abril, a banda perdeu um de seus integrantes. Aos 70 anos, o baterista Clem Burke morreu após uma batalha contra o câncer.

- Advertisement -

Um comunicado divulgado à época descreveu o membro como “o coração do Blondie” e “fonte de inspiração dentro e fora do palco”. Por isso, diante da perda expressiva, Debbie Harry quer encerrar a trajetória do grupo nos palcos.  

Conversando com a Vanity Fair, a frontwoman revelou que não consegue enxergar a banda voltando à estrada sem o saudoso colega, com quem tocaram pela última vez em junho de 2024, no festival Belsonic. Além disso, o fato de que Chris não participou das apresentações mais recentes por causa de problemas cardíacos — sendo substituído por Glen Matlock, baixista do Sex Pistols — pesou para a cantora na decisão. 

Ela explicou: 

“Acho que o que mais me faz chorar são os relacionamentos, a sorte e o privilégio que tive de trabalhar com pessoas maravilhosas, diferentes e talentosas. Mentes brilhantes. Minha lista vai parecer bem curta, mas ter trabalhado com Chris e Clem por tantos anos — especialmente o Chris — é algo extraordinário. Manter uma banda de rock unida por 50 anos foi como um casamento, e é triste que, com a partida do Clem e sem o Chris no palco, não consigo me imaginar no palco como Blondie, mesmo sendo o rosto do Blondie. Mas tenho orgulho da música e ainda gostaria de fazer música.”

Ainda assim, a possibilidade de disponibilizar um novo material para o Blondie continua de pé. Segundo a revista, o disco sucessor de “Pollinator” (2017) deve sair no outono do hemisfério norte — entre setembro e novembro nos Estados Unidos.

Ao que parece, a produção de uma cinebiografia também está em andamento. Sobre os novos projetos, Harry revelou que enfrentou um bloqueio com a morte de Clem. Agora, porém, vivencia um “processo de cura”:

“Passei por um momento de bloqueio: a turnê acabou, o Clem morreu, e eu pensei: ‘qual é a minha realidade agora?’. Estou me curando, passando pelo processo de cura […]. Preciso respirar, deixar o ar entrar. E quero sentir aquela fagulha de criatividade, surpresa— esse tipo de coisa.”

Sobre Clem Burke

Clem Burke entrou para o Blondie em 1975 – substituindo Billy O’Connor – e era até 2025 o terceiro integrante mais longevo do grupo, atrás apenas da dupla fundadora, Debbie Harry e Chris Stein. A banda nunca gravou com outro baterista.

Em meio à extensa lista de colaborações externas ao Blondie, mencionada no comunicado, chama atenção um de seus vínculos mais curtos. Por um breve período em 1987, ele foi baterista dos Ramones após a saída abrupta de Richie Ramone. Realizou apenas duas apresentações para ajudar os amigos, sob o nome Elvis Ramone.

O músico era também um ávido defensor dos efeitos positivos de tocar bateria. Em 2008 foi revelado que Burke participou de um estudo de oito anos conduzido pelas universidades de Gloucestershire e Chichester sobre a bateria. Neste, se analisaram os efeitos fisiológicos da prática do instrumento e o preparo físico necessário para se tocar profissionalmente. 

Por sua participação, ele recebeu um doutorado honorário pela Universidade de Gloucestershire. No mesmo ano, o músico deu início ao Clem Burke Drumming Project, para estudar os efeitos positivos de tocar bateria na saúde física e mental das pessoas.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasBlondie não fará mais shows após morte de Clem Burke, diz Debbie...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades