...

A emotiva mensagem de Bill Ward após despedida do Black Sabbath

Baterista original da banda, que não tocava com colegas desde 2005, publicou reflexão a respeito da última apresentação realizada no sábado (5)

O Black Sabbath realizou a sua despedida dos palcos no último sábado (5), no Villa Park, em Birmingham, na Inglaterra, como parte de um festival idealizado para o momento chamado Back to the Beginning. O compromisso não só ficou marcado como a última apresentação da carreira da banda, mas como também a primeira ao lado do baterista original Bill Ward desde 2005. 

Isso porque o artista foi substituído por Brad Wilk (Rage Against the Machine, Audioslave) nas gravações do álbum “13” (2013). Já na última turnê, realizada entre 2016 e 2017, Tommy Clufetos, membro da banda solo de Ozzy Osbourne, assumiu as baquetas — fator que justamente fez com que o Madman quisesse reunir o Sabbath novamente, visto que, em suas palavras, “Tommy fez um grande trabalho, mas não é Bill Ward, não foi o Black Sabbath que terminou a história”.

- Advertisement -

Sendo assim, voltar a tocar com os antigos colegas reacendeu uma série de memórias no baterista. Por meio do X/Twitter, Ward publicou uma emotiva mensagem a respeito da apresentação final, agradecendo não só aos companheiros de grupo, mas às outras bandas que participaram do momento e aos fãs. 

Prestes a voltar para Califórnia, nos Estados Unidos, onde mora, ele refletiu: 

“Arrumando a terceira mala para voltar aos Estados Unidos. Os apertos de mão, os abraços e as palavras gentis dos outros músicos ainda estão bem presentes na minha memória, que por tantas vezes falha, como algo valioso, duradouro, marcante. Esses gestos mostram o quanto sentimos falta uns dos outros.

Tocar ‘Iron Man’ e ‘War Pigs’, me entregar por completo e resgatar partes musicais minhas que estavam adormecidas e, mesmo que por pouco tempo, viver de novo essas memórias… Obrigado ao Tony [Iommi], ao Geezer [Butler] e ao Ozzy, às equipes, a todos que tornaram isso possível e, acima de tudo, aos fãs de metal que abraçaram tudo isso com tanta paixão e dedicação. A todos, muito obrigado. Vocês são verdadeiramente imortais.”

Dentre os artistas que conversaram com o músico nos bastidores, estão Eloy Casagrande, baterista do Slipknot e ex-Sepultura, que ficou visivelmente emocionado ao encontrá-lo no evento – onde fez uma pequena aparição no set do Mastodon. No Instagram, o brasileiro compartilhou uma imagem ao lado do ídolo e escreveu:

“Onde tudo começou. Onde tudo vai terminar. Sua música será eterna, mestre. Obrigado.”

Black Sabbath e Back to the Beginning

O último show do Black Sabbath com a formação original aconteceu no último sábado (5), no Villa Park, estádio em Birmingham, cidade inglesa onde a banda foi formada.

De acordo com Tom Morello, responsável pela curadoria e direção musical, o evento deve ter arrecadado ao todo US$ 190 milhões — aproximadamente R$ 1,04 bilhão na cotação atual. Como divulgado, o valor será distribuído para três organizações diferentes:

  • Acorn Children’s Hospice, instituição que presta cuidados paliativos e apoio a crianças com sérios problemas de saúde e suas famílias em toda a região de West Midlands.
  • Cure Parkinson’s, entidade inglesa que financia pesquisas com objetivo de curar, interromper ou reduzir a evolução do Parkinson;
  • Birmingham Children’s Hospital, centro médico em Birmingham especializado em cuidar de crianças e adolescentes;

O evento também contou com inúmeras apresentações de outros ícones da cena. Ozzy Osbourne (solo), Guns N’ Roses, Metallica, Slayer, Tool, Pantera, Gojira, Alice in Chains, Halestorm, Lamb of God, Anthrax, Mastodon e Rival Sons estiveram entre as atrações, além de convidados adicionais como Steven Tyler (Aerosmith), Ron Wood (Rolling Stones), Billy Corgan (Smashing Pumpkins), David Draiman (Disturbed), Lzzy Hale, Jake E. Lee, Yungblud, Jonathan Davis (Korn), Nuno Bettencourt (Extreme), Chad Smith (Red Hot Chili Peppers), Travis Barker (Blink-182), Vernon Reid (Living Colour), K.K. Downing, Mike Bordin (Faith No More), Papa V Perpetua (Ghost), Rudy Sarzo, Sammy Hagar, Slash, Sleep Token II (Sleep Token) e Tom Morello.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasA emotiva mensagem de Bill Ward após despedida do Black Sabbath
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades