Michael Anthony dedicou muitos anos de sua vida ao Van Halen. O baixista entrou para a banda em 1974 e permaneceu até 2006, quando foi oficialmente substituído por Wolfgang Van Halen — filho do saudoso guitarrista Eddie Van Halen — na turnê de reunião com o vocalista David Lee Roth iniciada no ano seguinte.
Apesar das brigas internas, o músico afirma não guardar grandes arrependimentos em relação ao tempo que passou no grupo. Há, no entanto, uma questão que ele ainda considera mal resolvida.
Conversando com o canal Get On The Bus, o artista afirmou que o Van Halen não teve seu merecido fim. Depois de um giro pela América do Norte em 2015, o grupo deu uma pausa nas atividades e, com a morte de Eddie em 2020, nunca mais voltou, sem uma despedida concreta.
Sendo assim, para Anthony, as coisas acabaram de uma maneira agridoce. Conforme transcrição da Classic Rock, ele explicou:
“A única coisa da qual me arrependo é de como, infelizmente, as coisas terminaram com o Van Halen. Deveria ter acabado com um maldito estrondo que sacudisse o mundo, mas tudo terminou mais como um suspiro.”
Antes do falecimento do guitarrista, havia planos de que o Van Halen retornasse à estrada. Anthony também estaria envolvido na iniciativa, independentemente dos conflitos antigos, como o próprio relembrou em seguida:
“Tivemos alguns desentendimentos e tenho certeza de que, se Eddie não tivesse falecido, nós teríamos nos reconciliado ou, pelo menos, melhorado toda aquela situação. Porque eu soube – e conversei com Wolfgang sobre isso – que eles estavam planejando chamar todos nós para organizar uma grande turnê de reunião com todo mundo. E, naquele momento da vida do Ed, acho que ele já estava pensando: ‘o que passou, passou, vamos seguir em frente’. Mas, infelizmente, não era pra ser.”
A mencionada reunião marcaria a volta do baixista e do vocalista Sammy Hagar para uma turnê conjunta, que também incluiria David Lee Roth. O planejamento englobava até mesmo Gary Cherone, cantor do Extreme que gravou o álbum “Van Halen III” (1998) com a banda.
A ideia era celebrar o legado do Van Halen, com todos os integrantes que passaram pela formação, além de servir como uma espécie de “despedida”. Infelizmente, o plano não se concretizou, já que a saúde de Eddie piorou nos últimos anos.
Van Halen, Michael Anthony e Sammy Hagar
Após ter sido convidado a se retirar do Van Halen, Michael Anthony seguiu carreira com Sammy Hagar, seja na carreira solo do cantor ou nos supergrupos Chickenfoot e The Circle.
Inclusive, participou da recente turnê liderada pelo Red Rocker em homenagem ao Van Halen. Intitulada “Best of All Worlds”, a série de shows – transformada em uma residência em Las Vegas – tinha como intuito prestar um tributo à banda que integrou como vocalista entre 1985 e 1996, com um breve retorno de 2003 a 2005.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.