Tobias Forge acredita que a política e a cultura ocidentais deram muitos “passos para trás”, como o próprio destacou durante a divulgação do EP de covers “Phantomime” (2023). Mas, ao mesmo tempo, o líder do Ghost também defende que é preciso “ter um pouco mais de fé na humanidade” a longo prazo.
Durante entrevista à Kerrang, o assunto surgiu enquanto o vocalista refletia a respeito da sociedade atual. Citando “coisas alarmantes” vivenciadas no momento, o cantor fez uma dura crítica aos presidentes Donald Trump (EUA) e Vladimir Putin (Rússia), descritos como “narcisistas” que não conseguem enxergar além da própria realidade.
Primeiramente, ele disse:
“Quero que as pessoas percebam que todas essas coisas que estamos vivenciando agora, tudo isso que achamos extremamente alarmante, um dia fará parte da história – e provavelmente não vai demorar tanto assim. O que estamos vendo são dois homens [Donald Trump e Vladimir Putin] com mais de 70 anos lutando por suas vidas porque estão morrendo, e querem fazer todo mundo acreditar que, se o mundo deles acabar, o seu também acaba. Eles são absolutamente incapazes de enxergar que isso não é verdade, porque são narcisistas – e isso significa que acreditam ser as únicas pessoas vivas, enquanto todos os outros são apenas objetos.”
Por mais que considere a situação “perturbadora”, Forge destacou que, em algum momento, “tudo isso vai passar”. E pensando na queda dos políticos em questão, definidos como “idiotas”, expôs o seguinte pensamento:
“Eu sei que é perturbador, mas tudo isso vai passar. A guerra vai acabar. Haverá um tempo depois disso. É muito importante que a gente não desista da ideia de que devemos ser seres humanos funcionais, progressistas, que tentam fazer mais coisas boas do que ruins e se esforçam para se tornar pessoas melhores, porque ainda temos muitos anos pela frente. Também entendo que, para lidarmos com o fim de uma guerra e com a queda desses dois completos idiotas, mais cedo ou mais tarde, vamos precisar começar a cuidar uns dos outros e entender que todos têm necessidades muito parecidas.”
Por fim, o cantor ressaltou que também lida com todas as incertezas do mundo contemporâneo e que não deixa de ficar preocupado com o cenário político. Ainda assim, acha que “as pessoas deveriam ter um pouco mais de fé na humanidade”:
“Também estou lutando com todas essas questões. Também estou tentando ser um homem melhor, uma pessoa melhor, um ser humano melhor. Estou extremamente preocupado com tudo o que está acontecendo agora – e com razão. É uma coisa séria, mas eu realmente acredito que as pessoas deveriam ter um pouco mais de fé na humanidade.”
Essa não foi a primeira vez que o vocalista colocou o tópico em pauta. À Planet Rock em março, apesar de não mencionar diretamente Putin e Trump e sim “dois malucos com mais de 70 anos”, disse conforme transcrição da RockBizz:
“Todos nós, especialmente nós que vemos que não estamos no caminho certo e nos achamos progressistas, precisamos entender que esses dois malucos com mais de 70 anos que estão fazendo do mundo um apocalipse estão morrendo. Eles estão no final da vida e eles sabem disso. Mas eles tentam nos enganar fazendo-nos acreditar que estamos vivos por causa deles. Tentam vender a ideia de que se eles morrerem todo mundo vai morrer também. Isso não é verdade! Isso nunca aconteceu com nenhum ditador de nossa história. Um dia a guerra vai acabar. Então, o nosso trabalho é nutrir as nossas vidas com boas coisas, fazer mais coisas boas do que ruins e fazer com que essas pessoas que não conseguem enxergar isso ainda sejam os nossos amigos.”
Ghost e “Skeletá”
O Ghost lançou recentemente o seu sexto álbum de estúdio. Com 10 faixas, “Skeletá” chegou a público no último dia 25 de abril por meio da Loma Vista Recordings. Uma resenha escrita por Igor Miranda pode ser lida na Rolling Stone Brasil.
Divulgando o material, que marca a estreia do Papa V Perpetua, a banda iniciou a “Skeletour” no dia 15 do mesmo mês. Até o momento, a série de apresentações tem datas marcadas na Europa e na América do Norte entre abril e setembro. Para a Rolling Stone Brasil, o líder Tobias Forge adiantou que o Ghost deve colocar a América do Sul em sua agenda do ano que vem.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.