De volta à estaca zero. Essa é a situação atual do Slipknot segundo Jim Root, em relação a novas músicas. O guitarrista afirmou que tudo o que foi composto desde a pandemia foi descartado pela banda — e os integrantes não tiveram tempo para compor desde que caíram na estrada em 2024, logo após a entrada do baterista brasileiro Eloy Casagrande.
Em dezembro do ano passado, Root deu uma entrevista ao Guitar Interactive (via Metal Hammer), onde confirmou o descarte de todo o material composto durante o período e que era trabalhado para se tornar o novo álbum do Slipknot. O músico se mostrou bastante insatisfeito com as canções.
Ele disse:
“Tem um monte de músicas que foram compostas durante a covid nas quais eu não estou interessado. E eu acho que todo mundo na banda entende isso também, e eu acho que eles estão meio: ‘ok, nós meio que precisamos, talvez varrer toda essa m*rda para baixo do tapete e começar de novo’.”
Root afirma que a turnê de comemoração dos 25 anos do álbum de estreia, na qual o disco vem sendo tocado na íntegra, fez com que ele tivesse “zero inspiração” para compor. O guitarrista quer recomeçar assim que os compromissos estiverem finalizados:
“Quero deixar a turnê para trás. Eu quero ter pelo menos um mês fora só para desligar meu cérebro, dormir e todas essas coisas. E então, quando eu estiver indo para meu pequeno estúdio em casa e criando riffs, então eu vou saber que é hora de começar.”
Slipknot e os lançamentos “travados”
A descrição da situação dada por Jim Root contrasta bastante com o que o percussionista Shawn “Clown” Crahan disse no início deste ano. O fundador do Slipknot falou ao blog do Knotfest (via Metal Hammer) sobre o ritmo de composição da banda, que segundo ele, já tinha um álbum composto, embora ainda não gravado.
“Nós temos um novo álbum. Vamos começar em algum momento. Só quero entrar nisso com uma energia como se estivesse começando tudo de novo. É assim que quero abordá-lo (o disco).”
Ao contrário do que declarou Root, Clown contou que a banda estava conseguindo trabalhar em novas composições nos intervalos da turnê e até no backstage dos shows. O percussionista disse:
“Se estamos no camarim e nossas coisas estão rolando, alguém vai aparecer, todos vão se juntar e se dissermos ‘oh, essa é boa’. Essa p*rra vai estar pronta até o fim da noite e será trabalhada por mais de um mês. E essa é a melhor forma de compor música do Slipknot.”
Em maio de 2024, semanas depois do anúncio de Eloy Casagrande na banda, o Slipknot confirmou em suas redes sociais a existência de uma música chamada “Long May You Die”, a primeira composta com o novo baterista. Até o momento, nada mais foi revelado a respeito da faixa e do material composto recentemente.
Além do novo disco, Clown vinha falando bastante sobre “Look Outside Your Window”, o “álbum perdido” gravado durante as sessões de “All Hope Is Gone” (2008). Pouco se conhece do material além de duas músicas. “Til We Die” foi lançada como bônus na edição deluxe de “All Hope is Gone”. Já “My Pain”, presente em “We Are Not Your Kind” (2019), surgiu de parte do disco, que tem uma sonoridade bem diferente do normal e, segundo Crahan, já ganhou mixagem e capa – mas continua sem previsão de lançamento.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.