O Uriah Heep realizou, na noite da última sexta-feira (11), o terceiro dos cinco shows da etapa brasileira da turnê de despedida “The Magician’s Farewell”. A apresentação aconteceu no Tokio Marine Hall, casa em São Paulo com capacidade para 4 mil pessoas e bastante cheia na ocasião. A banda já havia passado por Rio de Janeiro (09/04) e Porto Alegre (10/04). Na sequência, visita Curitiba (12/04) e Belo Horizonte (13/04).
Tanto em nota oficial quanto em cima do palco, os músicos afirmam que o grupo inglês não vai acabar. A ideia, após o fim da tour, é seguir com apresentações esporádicas e presença em festivais, mas sem viagens longas — como ao Brasil.
Porém, o vocalista Bernie Shaw — que completa a formação com Mick Box (guitarra), Dave Rimmer (baixo), Russell Gilbrook (bateria) e Phil Lanzon (teclados) — contradisse a própria banda ao afirmar, ao fim do set, que eles irão voltar. O momento se deu antes de “Easy Livin’”, clássica música de encerramento. Resta saber se Shaw declarou isso por força do hábito ou se o quinteto voltou atrás mesmo, mas é fato que nenhum fã reclamaria caso as atividades continuassem normalmente.
A abertura ficou a cargo do Allen Key, composto oficialmente por Karina Menascé (vocais, violão e teclados), Pedro Fornari (guitarra) e Victor Anselmo (guitarra), além de baixista e baterista que não são listados como membros. Na visão do fotojornalista Gabriel Gonçalves, que cobriu a apresentação pelo site IgorMiranda.com.br, o curto set agradou o público presente — e só não arrancou reações mais entusiasmadas devido à sonoridade do grupo paulistano, um hard rock de forte pitada alternativa, ser um pouco diferente da atração principal.
Por sua vez, o Uriah Heep executou em São Paulo um set de aproximadamente uma hora e meia e com 14 músicas — o mesmo tocado nas datas anteriores da turnê. Nove dos 25 álbuns de estúdio são contemplados nas escolhas, com destaque para “The Magician’s Birthday” (1972), com três faixas. “Look at Yourself” (1971), “Demons and Wizards” (1972) e “Chaos & Colour” (2023) tiveram cada um duas canções.
Novamente, fãs estranharam a ausência das músicas “Lady in Black” e “Look at Yourself”, dois dos grandes sucessos da banda. Todavia, as faixas não são executadas ao vivo desde agosto de 2024 e não apareceram em nenhum show da “The Magician’s Farewell”.
Os destaques do set incluíram a enérgica abertura “Grazed by Heaven”, “Shadows of Grief”, a melodiosa “Stealin’”, a climática “The Wizard”, a hipnótica “July Morning” e o hit incontestável “Easy Livin’”. Veja abaixo o setlist do Uriah Heep em São Paulo, além de fotos das duas apresentações.
Uriah Heep em São Paulo
Repertório:
- Grazed by Heaven
- Save Me Tonight
- Overload
- Shadows of Grief
- Stealin’
- Hurricane
- The Wizard
- Sweet Lorraine
- Free ‘n’ Easy
- The Magician’s Birthday
- Gypsy
- July Morning
Bis:
- Sunrise
- Easy Livin’
Fotos — Allen Key:
Fotos — Uriah Heep:
Próximos shows no Brasil:
- 12/04 – Curitiba, Brasil @ Ópera de Arame
- 13/04 – Belo Horizonte, Brasil @ Mister Rock
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.