O P.O.D. iniciou as atividades em 1992. Ao assinar com a gravadora Atlantic anos mais tarde, a banda viu a sua carreira decolar, sobretudo com os álbuns “The Fundamental Elements of Southtown” (1999) e especialmente “Satellite” (2001).
Naquele período, o grupo viveu um momento responsável por definir sua trajetória, na opinião de Sonny Sandoval. Nas palavras do cantor, a fama advinda da MTV — responsável por impulsionar canções como “Rock the Party (Off the Hook)” e “Alive” — mudou todo o rumo de suas histórias.
Conversando com o jornalista Igor Miranda para a Rolling Stone Brasil, o vocalista explicou:
“Quando começamos a fazer mais turnês com bandas maiores e coisas assim [foi um momento definitivo], mas tinha a MTV nos Estados Unidos, o programa ‘TRL’ [nota: ‘Total Request Live’, algo similar ao ‘Disk MTV’ no Brasil], em que as pessoas tinham que ligar para pedir o clipe favorito. Só podiam ser nossos fãs, pois no ‘TRL’ naquela época, só dava Britney Spears e boy bands. Fora isso, só havia nós, Korn e Limp Bizkit. Não tinha rock. Quando nossos fãs nos votaram na TV, as pessoas tiveram que se atentar.”
Com os clipes em alta na emissora, o público em geral — que não seria exposto normalmente ao trabalho do P.O.D. — teve acesso às suas músicas. De acordo com o vocalista, que acabou de lançar a autobiografia “Son of Southtown: My Life Between Two Worlds”, isso veio da fiel base de fãs construída:
“Foi tipo: ‘veja, esses caras não são brancos, não estão tocando rock clássico, eles são do bairro, andam em carros Lowriders [nota: tradicional modelo usado por jovens descendentes de mexicanos nos EUA], estão vestidos assim, com tatuagens também’. Isso os atraía. As pessoas queriam saber de onde vínhamos: Southtown, San Diego, Califórnia. Houve interesse nisso. No momento em que entramos ali e as pessoas puderam nos ver e ouvir, houve uma mudança naquela era. Seremos eternamente gratos. Conquistamos aquela base de fãs naquele momento, em sete ou oito anos. Não foi da noite para o dia. Foi porque elas pegaram o telefone e ligaram.”
Segundo o Los Angeles Times, “Rock the Party (Off the Hook)”, single do “The Fundamental Elements of Southtown”, chegou a alcançar o topo dos pedidos da “Total Request Live” e ficou boa parte do tempo no Top 10. À época, nomes como Britney Spears e Backstreet Boys dominavam o ranking.
Sobre o P.O.D.
Fundado no ano de 1992 em San Diego, Califórnia, o P.O.D. obteve projeção com seu terceiro álbum, “The Fundamental Elements of Southtown” (2000). Impulsionado pelo levante do nu metal, o trabalho alcançou premiação de disco de platina nos Estados Unidos – marca triplicada pelo sucessor, “Satellite” (2001). No total, o grupo vendeu mais de 12 milhões de cópias em todo o planeta.
Em maio do ano passado, a banda lançou o seu 11º trabalho de inéditas: “Veritas”. Em material promocional, Sonny Sandoval comentou:
“Há uma primeira vez para tudo e o processo de composição e gravação deste disco definitivamente não será o último. Talvez tenhamos criado nosso melhor álbum até agora!”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.