O designer Ioannis Vasilopoulos, mais conhecido apenas pelo primeiro nome, morreu recentemente, como anunciado na última terça-feira (8). Ao longo da carreira, o artista criou a capa de álbuns importantes do rock e metal, incluindo “Chaos A.D.” (Sepultura), “When Dream and Day Unite” (Dream Theater), “Abandon” (Deep Purple), “Twenty” (Lynyrd Skynyrd), “Wake the Sleeper” (Uriah Heep), “Extreme II: Pornograffitti” (Extreme) e mais.
Sem revelar causa ou idade do profissional, a família comunicou a notícia por meio das redes sociais. Um texto publicado nas páginas oficiais afirma:
“Anunciamos com pesar o falecimento de Ioannis, nosso amado artista, marido, pai, irmão, avô, tio e amigo. Ele nos deixou para ir para outro mundo. Encontramos conforto em saber que ele se reencontrou com seu pai, mãe, família e amigos […].
Ioannis deixa a esposa Lisa, a filha Maria, o genro Conor, os netos Henry e Jack, o irmão George, a cunhada Gaylene, a sobrinha Sophia e a irmã Elizabeth.
A demonstração de amor por Ioannis e seu trabalho é um grande conforto para a gente. Ioannis queria fazer tantas coisas novas e, como família, fomos responsáveis de dar continuidade ao seu trabalho. Sua energia viverá através de sua arte incrível. Seu sorriso radiante e sua animação infantil perduram em suas obras. Ioannis será, sem dúvida, lembrado como um dos maiores artistas do rock de todos os tempos.”
Sobre Ioannis Vasilopoulos
Nascido na Grécia, mas radicado nos Estados Unidos desde 1967, Ioannis Vasilopoulos, criou sua primeira capa para o grupo Art in America, enquanto estava na faculdade, em 1983. À época, o artista era inspirado pelos trabalhos do ilustrador Roger Dean (Yes) e do designer Storm Thorgerson (Pink Floyd, Black Sabbath, Led Zeppelin).
Posteriormente, com o tempo, colaborou com campanhas, logotipos e artes para clientes como as gravadoras Universal Music e Sony Music, assim como realizou exposições e assinou mais de 350 capas de discos. Além dos nomes mencionados, trabalhou ainda com Bon Jovi, Styx, Blue Oyster Cult, King Yngwie Malmsteen, Quiet Riot, entre outros.
A respeito dos bastidores das artes de “Chaos A.D.” (1993), quinto álbum do Sepultura, Vasilopoulos, contou para a BraveWords em 2021:
“Em 1993, o executivo Monte Conner, da Roadrunner Records, me perguntou se eu estaria interessado em criar a arte do novo projeto da banda brasileira de metal Sepultura. Gostei muito da banda e concordei, mesmo ele me informando que já tinha a arte da capa pronta. Para minha alegria, a arte da capa era de Michael Whelan, de quem eu era fã. Então, aceitei a oportunidade de trabalhar com ele. Naquela época, eu trabalhava de duas a três capas por mês para diversos clientes, porque administrava uma agência de design completa. Depois de ver a arte, comecei a criar a embalagem do disco, que incluía um logotipo, símbolos, imagens adicionais para os encartes e vinil e até uma nova fotografia da banda. Tudo foi feito à mão, pois não existia Photoshop. Adorei trabalhar com Max [Cavalera], o vocalista da banda, e ter ideias para a embalagem. Assisti a vários shows deles e me lembro de ter ficado feliz em ver meu trabalho exposto no palco e nos produtos.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.