Apesar da carreira consagrada, Adrian Smith continua exercitando suas habilidades musicais. Em 2015, o guitarrista do Iron Maiden revelou que ainda pratica em seu instrumento, principalmente antes de gravar um disco ou iniciar uma turnê, e que, sempre que pode, tenta aprender alguma coisa nova para manter-se atualizado.
A inspiração para treinar veio de um surpreendente guitarrista: Roy Z, grande parceiro do vocalista Bruce Dickinson em sua carreira solo. Durante participação no podcast Scars and Guitars, o músico contou que percebeu a importância do comportamento ao trabalhar ao lado do colega no fim da década de 1990.
Conforme transcrição da Guitar, ele disse:
“Trabalhei com a banda do Bruce [Dickinson] nos anos 90 e preciso fazer uma menção ao Roy Z, que era o produtor e guitarrista. O Roy é um guitarrista virtuoso, muito talentoso, ótimo produtor, excelente compositor. Ele é professor de guitarra, então conhece toda a parte teórica e me ensinou várias técnicas novas. Só de sentar e tocar com ele, aprendi muito, e isso realmente teve um grande impacto na minha forma de tocar.”
Roy lhe ensinou várias técnicas enquanto os dois tocavam na banda de Dickinson. Mas só o fato de estar ao lado do outro guitarrista o motivou a melhorar como profissional, nas palavras do integrante da Donzela de Ferro:
“Quando eu era mais novo, não existia vídeo no YouTube nem nada disso. Você tinha que aprender meio que de ouvido. Eu nunca soube que precisava praticar. Nunca tive uma rotina de prática. Eu só compunha músicas, tocava, cantava e fazia shows. Nunca me sentava por horas para praticar, mas o Roy me mostrou umas coisas, e eu pensei: ‘cara, ele é tecnicamente muito melhor do que eu e estou tocando numa banda com ele, melhor eu me preparar’.”
Adrian até mesmo credita o amigo como o responsável por “salvá-lo” durante o período. A respeito, o músico explicou:
“Comecei a praticar, tipo, duas, três horas por dia. Ele me mostrou palhetada alternada e todas essas técnicas, a afinação Drop D, que eu nem sabia como fazer. Quando fui para o show do Bruce e ouvi as músicas, todas estavam em Drop D. Eu simplesmente desafinei a guitarra inteira, todas as cordas, e ficou uma bagunça total… Então, um salve pra ele.”
Como mencionado, Roy Z ficou conhecido por ser o parceiro de Bruce Dickinson em boa parte de sua carreira solo. Além disso, o produtor e guitarrista também é o líder do grupo Tribe of Gypsies e já trabalhou com Rob Halford, na banda Halford.
Iron Maiden e a “Run for Your Lives” Tour
O Iron Maiden tem compromissos agendados para 2025. Celebrando 50 anos de história, a banda embarcará na turnê “Run for Your Lives” pela Europa entre maio e agosto.
Será a primeira série de shows desde a saída do baterista Nicko McBrain, que deu adeus aos palcos nas apresentações realizadas em São Paulo, no Allianz Parque, nos dias 6 e 7 de dezembro. Simon Dawson, companheiro de Harris no British Lion, ocupará a função.
Outros continentes ainda não fazem parte da agenda, mas há expectativas para mais datas. No anúncio, o grupo sinalizou a continuação do giro em 2026 — e durante os shows no Brasil, o vocalista Bruce Dickinson disse que eles retornariam em até dois anos.
A turnê “Run for Your Lives” apresentará um repertório focado nos nove primeiros álbuns. Ou seja: do trabalho de estreia homônimo, de 1980, até “Fear of the Dark”, de 1992.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.