O Sepultura ainda não anunciou oficialmente a data final da turnê de despedida “Celebrating Life Through Death”, iniciada em março do ano passado. Todavia, nos meses mais recentes, a banda já tem compartilhado inúmeros planos para a última apresentação da carreira.
Conversando com o Moshpit Passion em 2024, o guitarrista Andreas Kisser revelou a ideia de realizar a performance em São Paulo — e não em Belo Horizonte, cidade em que o grupo foi criado e onde a excursão teve início. Além disso, mencionou uma possível participação de todos os ex-membros, incluindo os irmãos Max e Iggor Cavalera.
Agora, em entrevista ao jornalista Igor Miranda para a Rolling Stone Brasil, o músico contou que, após lotar por três noites o Espaço Unimed — reunindo ao todo cerca de 24 mil fãs —, a intenção é fazer a apresentação saideira num estádio. Considerando que será na capital paulista, provavelmente no Allianz Parque ou MorumBIS, os dois mais utilizados para eventos do tipo.
Em suas próprias palavras, o Sepultura quer “fazer uma festa”, convidando até mesmo outras bandas que desempenharam papel importante em sua história. Ele disse:
“A intenção é fazer [o show final] em um estádio, sem dúvida. É o último show da banda. Vamos convidar bandas que fazem parte dessa história, todos os ex-membros, amigos, fazer uma festa. Acho que é uma carreira única. Quarenta anos de história, serão 42 quando fizermos esta festa, no ano que vem. Tem que celebrar. Criamos o Sepultura e essa música no nosso país, Brasil, com seus prós e contras. Então, queremos fazer uma festa grande para todo fã do Brasil inteiro e até do exterior: muitos da Europa já estão se programando para participar.”
Durante a coletiva de anúncio oficial da despedida, realizada em dezembro de 2023, o guitarrista havia manifestado a vontade de tocar ao lado de bandas parceiras, tanto nacionais quanto internacionais. Para a revista Noize, citou como exemplo o Ratos de Porão e Sacred Reich.
Apesar de ainda não ter data confirmada, o esperado é que o último compromisso aconteça em 2026, prazo limite que os integrantes estabeleceram. Além de uma participação no Lollapalooza Brasil, em São Paulo, neste domingo (30), o Sepultura realizará uma série de apresentações no Brasil no próximo mês de maio. Depois, em junho, segue para a Europa.
Sepultura e a chance de participação dos Cavalera
De início, Andreas Kisser parecia contrário à ideia de chamar Max e Iggor Cavalera para o show final do Sepultura. Quando perguntado pela Billboard a respeito da participação dos ex-integrantes no giro, apenas respondeu: “para quê estragar uma festa tão bonita?”.
Porém, as coisas mudaram. Em entrevista ao canal Rockast em fevereiro do ano passado, o guitarrista afirmou que “seria interessante ter todo mundo” na apresentação derradeira. Depois, em uma sessão de perguntas e respostas com fãs em junho para a Metal Hammer, o músico disse novamente que “seria incrível” contar com os ex-colegas na última performance.
No entanto, há uma condição para isso acontecer: os envolvidos devem apenas celebrar a história do Sepultura e não retomar brigas do passado. Ele explicou:
“Não vou negar que seria incrível ter um último show com a participação deles. Mas precisa ser incrível. As pessoas que estão ali devem comemorar e não tentar discutir quem estava certo ou errado em decisões do passado. No final, estamos comemorando agora como o Sepultura de hoje. Se eles quiserem fazer parte disso, seria maravilhoso.”
Por fim, mais recentemente, em setembro, o músico mostrou novamente um olhar positivo acerca do tema, apesar de tratar a “reunião” apenas como uma hipótese. Ao canal 69 Faces of Rock, afirmou:
“Espero que possamos fazer isso acontecer. Sim, seria ótimo. Estamos trabalhando nisso. E acho que temos o plano de seguir até 2026. Gostaríamos de ir a todos os lugares, realmente explorar todas as coisas que pudermos neste último adeus. E espero que no último show, que será no Brasil, tenhamos a participação de todos os ex-membros, incluindo os irmãos, é claro. Isso seria ótimo para os fãs e para todos os envolvidos. Espero que possamos celebrar juntos esta história incrível.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.