O Kiss anunciou um álbum ao vivo que resgata uma apresentação de uma turnê pouco comentada dos anos 1980. Parte da série “Off the Soundboard”, o disco “Off the Soundboard: San Antonio, TX 12-3-1985” chega a público no dia 28 de março. A performance em questão ocorreu durante a excursão que promoveu “Asylum” (1985).
A “Asylum Tour” ocorreu entre os anos de 1985 e 1986 e foi a primeira do guitarrista Bruce Kulick como integrante oficial da banda, embora ele já estivesse substituindo Mark St. John desde 1984. Marcada pelo visual colorido da época, a turnê trouxe o maior logo do grupo já usado pelo grupo no fundo do palco. Por outro lado, os efeitos especiais não eram tão abundantes como de costume.
A curiosidade fica por conta da falta de registros oficiais do giro, restrito aos Estados Unidos, com só um show no Canadá e outro em Porto Rico. Através de bootlegs e filmagens amadoras, é possível ter uma ideia do que esperar: repertório focado no catálogo dos anos 1980, mas sem deixar de lado os principais clássicos, e músicas com andamento bem mais rápido do que o normal.
Foi ainda na “Asylum Tour” que o Kiss teve como atração de abertura o Black ‘n Blue, banda que trazia o guitarrista Tommy Thayer, futuro colaborador e membro do quarteto. Outras apresentações contaram também com W.A.S.P., King Kobra, Blue Öyster Cult e Kix como convidados especiais.
“Off the Soundboard: San Antonio, TX 12-3-1985” sairá em vinil triplo, junto com merchandising relacionado à época. Confira o tracklist:
- “Detroit Rock City”
- “Fits Like a Glove”
- “Cold Gin”
- Paul Stanley Guitar Solo
- “Uh! All Night”
- Eric Carr Drum Solo
- “War Machine”
- “I Still Love You”
- “Under the Gun”
- Bruce Kulick Guitar Solo
- “Tears Are Falling”
- Gene Simmons Bass Solo
- “I Love it Loud”
- “Love Gun”
- “Rock and Roll All Nite”
- “Heaven’s on Fire”
- “Oh! Susanna” (canção tradicional, de Stephen Foster)
- “Lick It Up”
Kiss e “Off the Soundboard”
Desde 2021, o Kiss tem lançado uma série de álbuns ao vivo com o título “Off the Soundboard” (“Da mesa de som”, em tradução livre). Como o próprio nome indica, os discos prometem trazer um som bem próximo do que foi transmitido ao público em cada apresentação registrada. Trata-se, basicamente, de bootlegs oficiais, com uma qualidade de som melhorada.
O primeiro lançamento foi “Tokyo 2001” (2021), gravado durante a primeira “Farewell Tour”, última com a formação original. Curiosamente, a apresentação ocorreu com Ace Frehley na guitarra, mas Eric Singer na bateria.
Em 2022 saíram “Live in Virginia Beach 2004”, registro feito na “Rock the Nation World Tour”; “Live at Donington 1996”, da turnê de reunião do lineup clássico “Alive/Worldwide Tour”; e “Des Moines 1977”, da excursão que divulgou “Alive II” (1977).
O lançamento mais recente da série é também um dos mais interessantes para os fãs. “Live In Poughkeepsie, NY 1984” traz um show da turnê do disco “Animalize” (1984) — mais especificamente, um dos apenas três (e meio) realizados pela com Mark St. John. O guitarrista gravou o álbum de estúdio e foi afastado por motivos de saúde.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
Uma pena não terem tocado a música que abre o Asylum neste show, no mais o setlist é bem parecido com o lançamento anterior.