...

Por que John Lennon dizia odiar jazz

Saudoso Beatle chegou a descrever gênero como "só um monte de velhos bebendo cerveja no bar, fumando cachimbo e não ouvindo a música”

John Lennon era um grande apreciador de certos estilos musicais. O saudoso integrante dos Beatles, por exemplo, chegou a declarar seu amor pelo punk. Por outro lado, o músico tinha uma forte aversão ao jazz e fazia questão de destacá-la.

Durante entrevista compartilhada pelo Independent, o cantor descreveu o gênero como “só um monte de velhos bebendo cerveja no bar, fumando cachimbo e não ouvindo a música”. E não parou por aí. 

- Advertisement -

Ao escritor Hunter Davies, o artista explicou outros motivos que justificavam sua antipatia. Conforme a Far out Magazine, ele disse na ocasião: 

“Éramos anti-jazz. Acho que é uma música de m#rda, ainda mais estúpida que o rock and roll. O jazz nunca chega a lugar nenhum, nunca faz nada, é sempre a mesma coisa, e tudo o que eles fazem é beber canecas de cerveja. Odiávamos isso porque, nos primeiros dias, eles não nos deixavam tocar nos clubes de jazz.”

Já para a Hit Parader em 1970, o músico pegou mais leve. No bate-papo, resgatado pelo The Beatles Interviews Database, Lennon também afirmou não gostar do “jazz moderno”, mas explicou que era muito mais por causa da personalidade dos artistas envolvidos do que pelo aspecto musical: 

“Não há nenhum artista de quem eu goste de tudo, nem mesmo de mim ou dos Beatles. Gosto de trechos, partes. Não gosto da escola intelectual da música, assim como não gosto de música clássica ou jazz moderno pelos mesmos motivos. Não tenho nada contra o jazz moderno ou a música clássica em si, mas contra as pessoas que os cercam.”

De qualquer forma, o jazz ainda assim parece ter influenciado o Fab Four. É o caso de músicas como “Michelle” e “It Won’t Be Long”, que utilizam de elementos associados ao gênero.

Noel Gallagher concorda com John Lennon

Noel Gallagher, um grande fã dos Beatles, também não é o maior apreciador de jazz. Em entrevista em 2015, relembrada pela Far Out Magazine, o guitarrista e principal compositor do Oasis criticou o aspecto improvisatório do estilo, opinando:

“Se você já foi num clube de jazz, já percebeu que acontece o seguinte: é tipo quatro caras no palco se divertindo mais do que as 50 pessoas na plateia. É só isso. Estão cada um tocando uma música diferente ao mesmo tempo, em compassos e tons diferentes, e eles chamam isso de jazz. É besteira.”

Gallagher repetiu os comentários em outra entrevista quase perfeitamente, substituindo o “é besteira” do final por:

“Porque costumava ser chamado de porcaria quando eu era criança.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que John Lennon dizia odiar jazz
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades