O guitarrista Brian James, membro fundador do The Damned, morreu nesta quinta-feira (6) aos 70 anos. A informação foi confirmada por sua página oficial no Facebook. A causa não foi revelada.
James, de nome real Brian Robertson, nasceu em 18 de fevereiro de 1955, em Londres, na Inglaterra. Antes de se juntar ao grupo que o consagrou, ele integrou bandas como London SS, The Subterraneans e Bastard.
Com The Damned, fez parte da formação original, entre 1976 e 1978. Compôs praticamente todo o material presente nos dois primeiros álbuns do grupo, “Damned Damned Damned” e “Music for Pleasure”, ambos de 1977.
Nos anos seguintes, integrou projetos como Tanz Der Youth (supergrupo com músicos ex-Hawkwind e Iron Maiden que chegou a abrir para o Black Sabbath na turnê “Never Say Die!”) e The Lords of the New Church, além de ter tocado com Iggy Pop e desenvolvido carreira solo.
Seu retorno ao The Damned ocorreu em 1988 para shows que marcariam uma despedida do grupo dos palcos — o que não ocorreu. Envolveu-se em mais uma série de projetos, incluindo o Racketeers, junto a Wayne Kramer (MC5), Duff McKagan (Guns N’ Roses), Stewart Copeland (The Police) e Clem Burke (Blondie).
Em 2022, Jones realizou uma série de cinco shows com a formação original do The Damned no Reino Unido. Foram as suas apresentações finais ao lado da banda, que, curiosamente, está no Brasil para se apresentar em São Paulo nesta sexta (7) e sábado (8) e em Curitiba no domingo (9).
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.