...

Jon Oliva revela por que não consegue nem mesmo cantar atualmente

Banda promoverá seu retorno aos palcos no Brasil, mas vocalista e tecladista não estará presente devido a limitações físicas

O Savatage virá ao Brasil esse ano, onde fará sua primeira apresentação desde 2015, mas Jon Oliva não estará presente. Apenas Zak Stevens assumirá a função, já que o artista lida com problemas de saúde — embora siga envolvido nos bastidores e tenha definido até mesmo o setlist a ser tocado no festival Monsters of Rock, em abril.

Oliva promoveu uma entrevista coletiva via Zoom, onde o site IgorMiranda.com.br foi o único representante brasileiro. O cantor e tecladista explicou como um acidente sofrido em 2023, que lhe rendeu três fraturas em uma mesma vértebra, o impede de andar e até mesmo cantar normalmente.

- Advertisement -

Jon disse:

“Fraturei a vértebra T7 em três regiões e também tive outras pequenas fraturas. […] Eu não percebi que essa fratura na coluna em três partes iria afetar minha capacidade de andar — além de afetar minha voz, pois fica doloroso de cantar. Meu estilo de cantar é apoiado no belting, eu canto muito alto. E dói muito. Jurei para mim que não iria subir no palco estando apenas 50%. Não estou feliz com isso, mas os fãs significam mais para mim do que qualquer coisa. Não sou do tipo: ‘se eu não puder ir, ninguém vai’.”

Ainda durante a ocasião, o líder do Savatage detalhou sua recuperação, que deve ocorrer de forma lenta. Isso porque o artista recebeu a sugestão de não realizar uma cirurgia que implantaria placas de aço em sua coluna. Assim, preferiu esperar que seu organismo se cure por conta própria.

“Estou em uma dieta o máximo que posso [risos]. Meu estilo de vida é bem doloroso. Não estou dançando por aí nem nada, estou apenas parado. Preciso esperar que essas fraturas se curem, pois eu não queria fazer cirurgia. Eles queriam colocar coisas de metal no meu corpo, mas pessoas com quem eu conversei falaram para não fazer isso, pois eu me arrependeria. De toda forma, não posso fazer nada, estou em casa. É muito frustrante, para ser honesto. Não consigo descrever isso. É muito decepcionante. Mas é a situação que tenho. Não aconselho ninguém a quebrar a coluna. É a maior dor que senti em toda a minha vida. Apenas preciso esperar curar e se seguir o planejamento para começar a fisioterapia, farei.”

Outros problemas de Jon Oliva

A ausência de Jon Oliva nos shows do Savatage tem relação ainda com outros problemas de saúde. Quando o grupo foi anunciado no Monsters of Rock, ele emitiu um comunicado no grupo Savatage Legions, no Facebook, onde disse ter sido diagnosticado com esclerose múltipla (doença crônica em que o sistema imunológico destrói a cobertura protetora de nervos) e doença de meniére (distúrbio no ouvido interno que causa episódios de vertigem).

Na ocasião, Oliva declarou:

“Até onde eu sei, eu iria fazer esses shows, mas infelizmente, tive mais problemas de saúde. Quero que todos saibam que se houvesse alguma maneira de fazer esses shows, eu faria, mas meus problemas de saúde são mais sérios do que eu pensava originalmente. Como a maioria de vocês sabe, fraturei minha coluna em 3 lugares e recentemente fui diagnosticado com esclerose múltipla, bem como síndrome de meniére. Meus médicos estão trabalhando comigo para ficar saudável novamente.”

O frontman original acompanhará ensaios, definirá o setlist e também ficará responsável por selecionar um tecladista que acompanhará a banda ao vivo — ainda não revelado. Jon Oliva também afirma que o Savatage tem um novo álbum todo composto na parte instrumental. Ele pretende trabalhar nas letras e gravar as músicas quando estiver totalmente recuperado para cantar.

Scorpions, Judas Priest, Europe, Savatage, Queensrÿche, Opeth e Stratovarius compõem o lineup do Monsters of Rock 2025. O festival acontece no Allianz Parque, em São Paulo. Ingressos estão à venda neste link.

Sobre o Savatage

O Savatage foi fundado em 1979, pelos irmãos Jon (voz/teclados) e Criss Oliva (guitarra), em Tarpon Springs, cidade no estado americano da Flórida. As atividades prosseguiram mesmo com a morte de Criss, em 1993, durante um acidente de trânsito.

Em 2003, ao concluir a turnê que promoveu seu 11º e até então mais recente álbum, “Poets and Madmen” (2001), o Savatage entrou em um hiato. A partir daí, nasceram projetos diversos como o extremamente bem-sucedido Trans-Siberian Orchestra (fundado por Jon ao lado de Paul O’Neill, produtor falecido em 2017), Chris Oliva’s Pain e Circle II Circle.

Desde então, apenas uma reunião havia ocorrido, para apresentação no festival alemão Wacken Open Air em 2015. Nos últimos anos, surgiram rumores de uma volta para lançar o que se tornaria, nas palavras de Jon Oliva, seu último álbum. Todavia, os trabalhos em torno do disco foram interrompidos após o vocalista e tecladista fraturar uma vértebra.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasJon Oliva revela por que não consegue nem mesmo cantar atualmente
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades