No ano passado, o Sex Pistols voltou à ativa de maneira reformulada. Em agosto de 2024, o guitarrista Steve Jones, o baixista Glen Matlock e o baterista Paul Cook retornaram juntos aos palcos, inicialmente para uma ocasião especial, mas agora para turnê. Rompidos com o vocalista John Lydon, os músicos passaram a contar com Frank Carter (Frank Carter & The Rattlesnakes) como frontman.
A decisão não surpreendeu, visto que Lydon tem uma relação complicada com os outros integrantes. Tudo só piorou quando o cantor tentou impedir legalmente que as músicas da banda fossem usadas em “Pistol”, série produzida pelo FX, e perdeu a batalha na justiça em 2021.
Diante da situação, o artista já havia deixado claro que os ex-colegas arruinaram o legado da banda. Agora, voltou a emitir a mesma opinião quando perguntado sobre o comeback com Carter.
Em entrevista ao jornal The I Paper (via Ultimate Classic Rock), o vocalista confessou ter ficado irritado ao descobrir sobre a nova formação. Ao seu ver, a ideia de retomar as atividades de tal maneira “acaba com o propósito e significado de tudo”.
Ele explicou:
“Quando ouvi pela primeira vez que os Sex Pistols estavam fazendo uma turnê este ano sem mim, isso me irritou. Me incomodou. Só pensei: ‘eles vão acabar completamente com tudo de bom que os Pistols representavam, vão acabar com o propósito e o significado de tudo’.”
Além disso, Lydon deixou subentendido que a reunião é uma tentativa de apenas ganhar dinheiro:
“Eles estão tentando banalizar todo o show e transformá-lo em um simples karaokê, mas, a longo prazo, acho que ficará claro quem tem valor e quem não tem. Nunca vendi minha alma por dinheiro. Deve ser o meu lado católico: essa culpa eu não quero levar.”
A volta da banda
As primeiras apresentações do Sex Pistols com Frank Carter tiveram caráter beneficente. Ocorridos em agosto de 2024, os shows trouxeram o álbum “Never Mind the Bollocks, Here’s the Sex Pistols” (1977) no repertório e foram marcados no Bush Hall, em Londres. A arrecadação foi usada para manter a casa inglesa, que funciona de forma independente.
Conversando com a NME, Frank Carter explicou como surgiu o convite. Segundo o vocalista, ele e todos os membros do Sex Pistols já se conheciam há anos, mas a iniciativa de chamá-lo partiu do baixista Glen Matlock:
“Conheci Steve em Los Angeles em 2007 e tivemos uma longa conversa sobre punk rock […]. Ao longo dos anos, acabei conhecendo todos eles. Quando recebi a ligação com o convite, foi um momento muito especial. Acho que Paul queria fazer algo para ajudar o Bush Hall há um bom tempo. Então Glen me ligou e disse: ‘olha, queremos fazer esse show beneficente para o Bush Hall, o que você acha de vir e cantar algumas músicas?’. Eu pensei: ‘vamos tocar um pouco de Sham 69, talvez algumas músicas do Faces’. E então ele disse: ‘não, vamos tocar o ‘Never Mind The Bollocks’.”
Segundo Steve Jones à Classic Rock, inicialmente a ideia era realizar as performances no Bush Hall com o supergrupo Generation Sex. Porém, como Billy Idol não estava disponível, os músicos passaram a considerar outras opções. Foi quando o nome de Carter surgiu na conversa, por indicação do filho de Glen:
“Billy [Idol] estava ocupado, mas o filho de de Glen sugeriu Frank. Eu não lembrava dele, para ser honesto, mas fizemos uma chamada de Zoom, gostamos um do outro, e então surgiu a ideia do Bush Hall, uma boa causa que ofereceu uma oportunidade perfeita para vermos se daria certo.”
Sex Pistols com Frank Carter no Brasil
Reunido com Frank Carter, o Sex Pistols virá ao Brasil. A banda foi anunciada como uma das atrações do festival The Town, marcado no Autódromo de Interlagos, no dia 14 de setembro. Green Day, Iggy Pop e Bruce Dickinson também compõem o lineup da data.
As vendas do The Town Card começam nesta quinta-feira (20), a partir das 19h. Esta modalidade equivale a um ingresso para o gramado, válido para um dia do festival e sem data pré-definida. O The Town Card permite que os fãs garantam presença no festival antes mesmo da divulgação completa de todas as bandas e atrações.
Os ingressos serão comercializados exclusivamente online, por meio da plataforma Ticketmaster Brasil. A organização recomenda que os fãs façam o cadastro na plataforma com antecedência, para facilitar o processo de compra do The Town Card.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.