O Led Zeppelin possui influência direta na criação do que veio a ser conhecido como heavy metal a partir da virada dos anos 1970. No entanto, os integrantes da banda nunca gostaram da associação. Robert Plant, por exemplo, se mostrou um tanto quanto constrangido com a referência em mais de uma ocasião.
Em entrevista na década de 1990 à revista Mojo (via Classic Rock), o vocalista negou veementemente que ele e os colegas fossem parte do metal. Quando o jornalista Mat Snow perguntou se a associação do Zeppelin à música pesada “restringiu a forma” como as pessoas passaram a enxergar o trabalho dos músicos, Plant foi direto:
“Sim, porque [falar que nós somos uma banda de heavy metal] foca em apenas uma parte do que estávamos fazendo. Nós éramos tão multifacetados que é uma pena sermos agrupados em qualquer rótulo.”
Em seguida, descreveu toda situação como uma “besteira jornalística” e resolveu citar uma outra banda que, ao seu ver, é muito mais “a cara” do metal: Deep Purple. Em tom de deboche, é claro.
Ele concluiu:
“[Esse rótulo] é conversa fiada e besteira jornalística. É muito fácil dizer: quem era a banda mais bem-sucedida daquela época? Naquele período, muitos caras por aí usavam sua masculinidade como principal arma para vender discos. Então, se formos os escolhidos como os mais bem-sucedidos, precisamos ter usado a marca registrada daquela era. Nossas melhores músicas, tirando ‘Black Dog’ e ‘Rock and Roll’, eram mais acústicas ou baseadas em sons orientais, de qualquer maneira. Mas quem se importa? Deixem isso para o Deep Purple. Eles são uma banda legal, imaginativa e original.”
Outra banda alfinetada por Robert Plant
Em entrevista de 1988 à Q (resgate do Far Out Magazine), o frontman chegou a apontar para um pôster do Judas Priest e declarou, com outra provocação:
“Se eu sou responsável por isso de alguma forma, então estou muito, muito envergonhado. Hard rock, heavy metal hoje em dia é apenas uma forma de se vender dizendo: ‘Venha e me compre. Estou aliado ao Diabo – mas apenas nesta foto, porque depois disso serei muito legal e um dia vou crescer e ser o empresário de um grupo pop‘.”
Led Zeppelin não era nem rock and roll
O distanciamento estratégico não é mero discurso. De fato, o vocalista do Led Zeppelin sequer considerava o que faziam rock and roll, dada a extensa gama de elementos que incluíam em suas composições.
Em entrevista de 2018 ao Louisville Eccentric Observer, ele destacou:
“Rock and roll era Jerry Lee Lewis, Litlte Richard, Larry Williams e Fats Domino. O que aconteceu no fim dos anos 1960 é que não dá para chamar Big Brother and the Holding Company ou Janis Joplin de rock and roll. Tinha algo mais e acho que seguimos com isso para os Estados Unidos, gente como o Cream e quem quer que estivesse por perto naqueles tempos. Herman’s Hermits, talvez?”
Para exemplificar, Plant até mesmo citou algumas músicas.
“O que quer que fosse, não éramos rock and roll – éramos uma banda que tocava algumas coisas ‘malvadas’, duras e realmente poderosas, que era chamado de rock. E, então, quando chegou às mãos de quem interpretava incorretamente, tornou-se hard rock. Ainda assim, alguém vai dizer que ‘Friends’ ou ‘The Battle of Evermore’ é hard rock? Acho que não. Acho que a coisa toda, de 1968 até agora, é apenas fazer música.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.