Erik Grönwall deixou o Skid Row em março de 2024 para focar na própria saúde. Após uma leucemia diagnosticada em 2021 — e posteriormente superada —, o vocalista ficou com o sistema imunológico fragilizado e precisava de maiores períodos de descanso.
Ao longo de um comunicado, o cantor sueco ressaltou que o maior problema eram as turnês. Em certo trecho da nota, ele escreveu:
“Eu amo o Skid Row, não tenho nada além de respeito pelos caras da banda, mas amo e respeito mais minha saúde. Eu entendo que o Skid Row é uma banda em turnê, mas como eu disse aos caras: ‘se não consigo priorizar minha saúde, então não sou o cara certo para o trabalho’. Por favor, note que NÃO estou doente e não é que não queira fazer uma turnê. Adoro estar na estrada. E é claro que tentamos encontrar o equilíbrio certo juntos, mas no final das contas percebi que era melhor me afastar.”
Agora, um ano mais tarde, Erik revelou que teria continuado na banda caso houvesse um acordo a respeito da agenda na estrada. Apesar de ter colocado uma proposta na mesa, o vocalista e os antigos colegas não conseguiram chegar numa resolução aceitável para ambas as partes, em suas palavras.
À revista Chaoszine (via Blabbermouth), o artista destacou que adorava estar no grupo, citado como uma de suas maiores influências. No entanto, optou por colocar o bem-estar em primeiro lugar — o que ficava difícil com as excursões consecutivas. Ele disse:
“Sair da banda foi uma das decisões mais difíceis da minha carreira. Eu amava estar na banda. Mas eu ainda estaria na banda se isso fosse uma opção. Saí para respeitar a pessoa que passou pela leucemia no hospital. Prometi a mim mesmo que sempre colocaria minha saúde em primeiro lugar. E quando senti que não podia fazer isso estando na banda, tive que tomar essa decisão. Eu amei meu tempo na banda. Me diverti muito com os caras. Nós tivemos uma conexão imediata, e sempre vou olhar para aquele período com um sorriso, com certeza. Eu teria adorado continuar na banda. Mas, dadas as circunstâncias, simplesmente não conseguimos encontrar um ponto em comum em relação a quanto deveríamos fazer turnê.”
Em seguida, Grönwall alegou ter feito uma sugestão para os antigos companheiros de grupo. Basicamente, a ideia era passar três semanas excursionando e, depois, um mês de folga. Como os outros membros acharam inviável o plano, decidiram seguir caminhos distintos.
“Não tenho certeza se isso já foi dito em alguma entrevista, mas, para mim, nunca foi sobre não fazer turnês. Eu só queria mais tempo entre as turnês para me recuperar. Então, minha sugestão foi: três semanas na estrada, incluindo viagens, e depois um mês de folga. Apenas para ter esse tempo de recuperação. Mas eles não acharam isso viável, e está tudo bem. Quero dizer, o Skid Row está na ativa antes de eu nascer. [Risos] Eles já sabem o que fazer. Eu respeito totalmente que eles não acharam isso viável de forma alguma. Mas era o que eu precisava, e aqui estamos.”
Saída estranha?
Com passagem anterior pelo H.E.A.T, Erik Grönwall foi diagnosticado em 2021 com leucemia linfoblástica aguda. Mesmo curado da doença, não consegue realizar grandes turnês, devido a seu sistema imunológico.
Logo após deixar a banda, Erik anunciou uma autobiografia e planos de excursionar com Michael Schenker em 2025. O cantor também vai gravar o próximo álbum do guitarrista alemão, que virá com o título de “Don’t Sell Your Soul”.
Em entrevista ao Chris Atkins Presents em 2024, o baixista do Skid Row, Rachel Bolan, foi perguntado a respeito desses planos do vocalista. O músico declarou:
“Bem, vou colocar desta forma: entendemos exatamente o que você está dizendo. E eu seria mentiroso se dissesse que às vezes não sinto que a saída foi suspeita. A informação que nos passaram foi exatamente o que ele anunciou para o resto do mundo. Não vou sentar aqui e falar mal do cara porque isso não vai adiantar nada, mas tínhamos uma coisa muito, muito, muito boa acontecendo, e aqui estamos agora (sem vocalista definido).”
Também durante o bate-papo com a revista Chaoszine, Grönwall disse não ter contrato com nenhuma gravadora atualmente. Ainda assim, o vocalista segue compondo músicas, na intenção de disponibilizar um álbum no futuro:
“Estou compondo muitas músicas agora, porque quero lançar algo sozinho. Para ser honesto, ainda não decidi se farei um material solo ou com uma banda. Mas acho que quero começar uma banda e lançar novas músicas. Ainda sinto que não fiz minhas próprias coisas totalmente. Sempre me juntei a bandas que já tinham um som estabelecido. Então, estou trabalhando muito nisso, compondo novas músicas e focando no futuro.”
Skid Row após Erik Grönwall
Um ano após a saída de Erik Grönwall, o Skid Row segue sem um vocalista fixo. Recentemente, o baterista Rob Hammersmith conversou com o The Metal Summit a respeito da busca por um novo frontman. De acordo com o músico, as coisas estão andando, embora ele e seus colegas ainda não tenham nada de concreto para anunciar.
“Ainda estamos em uma busca ativa para o próximo vocalista do Skid Row. Tivemos alguns candidatos realmente bons, muito fortes. Até este ponto, não temos novidades, nenhum anúncio oficial. Como eu disse, ainda estamos no meio de uma busca propriamente dita, se preferir, mas estamos avançando. Estamos chegando lá.”
A banda contou provisoriamente com Lzzy Hale, vocalista e guitarrista do Halestorm, para cumprir o resto da agenda de 2024. O grupo não descarta seguir com vocalistas convidados. Alguns nomes foram cogitados: John Corabi (Mötley Crüe, Ratt) e Corey Taylor (Slipknot). Ao Hear 2 Zen, o guitarrista Dave “Snake” Sabo comentou sobre a lista de candidatos:
“Alguns deles não são realistas, mas também nomeamos pessoas que provavelmente adorariam fazer isso, mas não podem porque seu estilo simplesmente não combina ou talvez não tenham o alcance. Essa é a questão, o alcance desses vocais. Há músicas que são muito difíceis de cantar.”
Como já era esperado, uma reunião com Sebastian Bach não é cogitada. Rumores existiram até pouco antes da chegada de Erik Grönwall, sempre por parte do vocalista, mas já foram negados pelo grupo.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.