Steve Perry nunca teve a oportunidade de conhecer ou conversar com George Harrison. Porém, o ex-vocalista do Journey já deixou claro que as contribuições musicais do saudoso músico dos Beatles “mudaram sua vida para sempre”.
Ao longo dos anos, o cantor realizou homenagens para o colega de profissão e, agora, assinou com a gravadora Dark Horse Records — fundada pelo guitarrista em 1974. Por isso, o artista foi convidado a elencar as melhores criações envolvendo o membro do Fab Four durante entrevista à estação especial Dark Horse Radio da SiriusXM.
Logo de início, Perry mencionou “I Need You”, faixa dos Beatles cantada e composta por George presente no álbum “Help!” (1965). Em relação à escolha da canção — que o próprio regravou para o seu disco “Traces” (2018) —, o vocalista explicou, conforme transcrição da American Songwriter:
“Quando ouvi pela primeira vez a versão de ‘I Need You’ dos Beatles, sempre imaginei a música de uma forma diferente da que eles fizeram. Sei que isso soa um pouco arrogante. Mas na verdade eu amava a sonoridade da música. Tinha um clima meio bossa nova, trazia um certo tipo de sensação. E os vocais eram lindos, e a melodia, deslumbrante. Mas por algum motivo, na minha mente, eu sempre a ouvi como uma música lenta de R&B. Na minha opinião, qualquer música que possa ser feita de maneiras diferentes, com arranjos e abordagens distintas, prova que a canção é maior, universalmente, do que você imaginava.”
Em seguida, o artista demonstrou sua paixão pelo clássico “Here Comes the Sun”, descrito como a “música mais bonita de todas” e uma de suas favoritas de todos os tempos. Isso porque, ao seu ver, a faixa lançada no disco “Abbey Road” (1969) é capaz de promover reflexões profundas:
“‘Here Comes the Sun’ é a música mais bonita de todas. George fez um trabalho incrível. É tão leve e tão positiva. Quem não quer ouvir isso? Eu, com certeza, preciso de algo assim. Certamente preciso da contribuição simples, linda e melódica dessa música. Acho que é uma das minhas músicas favoritas de todas, porque me faz voltar a contemplar um pôr do sol, um nascer do sol. Me faz olhar para o céu e ter uma perspectiva real do que realmente está acontecendo, não do que me disseram para acreditar.”
Por isso, Perry optou por uma canção solo de Harrison: “Beware of Darkness”, do disco “All Things Must Pass” (1970). Para o vocalista, além dos acordes “incríveis”, a música também é sensível ao abordar os momentos difíceis passados pelo saudoso músico – o que fez com que se identificasse.
“Bem, essa música tem as mudanças de acordes mais incríveis que já ouvi alguém criar. E a história contada na letra é tão poderosa. Pessoalmente falando, acho que já passei pelo que você pode chamar de escuridão. Essa música explica isso de uma forma que me mostra que George obviamente teve suas próprias experiências difíceis. E eu me identifico com o que ele está dizendo e com como isso o fez se sentir. Posso ouvir essa música repetidamente e o que eu tiro dela é força para não sucumbir a esses sentimentos e pensamentos sombrios. Essa é uma música que acho realmente pessoal. Se você já passou por isso, essa música vai falar diretamente com você.”
Steve Perry e “I Need You”
Como citado, Steve Perry regravou a faixa “I Need You” para o seu álbum solo “Traces” (2018). À época, o cantor recebeu a aprovação de Olivia Harrison, viúva de George, para o lançamento da versão.
Durante conversa com a rádio Q104.3, conforme transcrito pela Blabbermouth, o cantor relatou o processo:
“Um amigo meu, Steve Ferrone, é muito próximo da Olivia. E eu disse: ‘algum dia, eu adoraria tocar a minha versão para ela e receber sua bênção’. Então, ele me passou o contato dela. De repente, eu estava enviando um e-mail para Olivia Harrison e tentando ser muito cuidadoso com cada pergunta. Ela me respondeu imediatamente e fui ao escritório dela para tocar a música. Eu estava tão nervoso. Porque quando você está no ambiente de George Harrison, você simplesmente o sente lá. Ela ouviu e rapidamente pegou o controle remoto e reiniciou [a música]. Quando chegou na metade da segunda audição, me disse: ‘George teria adorado essa versão’.”
Sobre o cantor
Nascido em Hanford, Califórnia, Stephen Ray Perry começou cantando na cena local. Quando estava na banda Alien Project, abandonou a música após o baixista morrer em um acidente de carro. Foi convencido pela mãe a voltar.
Fez história como vocalista do Journey, estabelecendo os padrões básicos para um vocalista do subgênero conhecido popularmente como AOR. Ainda lançou 4 álbuns solo, incluindo um de canções natalinas.
Participou do projeto USA For Africa. Também apareceu em gravações de Sammy Hagar, Kenny Loggins, Dolly Parton, Jason Becker, Robert Cray e Crosby, Stills, Nash & Young, entre vários outros.
Após sua segunda saída do Journey, no final do século passado, se distanciou do show business visando evitar a espetacularização da vida pessoal. Mesmo tendo voltado a gravar, não costuma fazer muitas aparições públicas.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.