...

O único guitarrista fritador dos anos 80 que Ritchie Blackmore admirava

Raro elogio do britânico foi destinado a aluno de um dos seus substitutos no Deep Purple

Ritchie Blackmore não é uma figura de muitos elogios a colegas de profissão. No entanto, o guitarrista costuma reservar espaço para exceções. Ainda assim, o britânico nunca foi um grande admirador dos “fritadores” – embora tenha os influenciado diretamente, sendo referência para figuras como o sueco Yngwie Malmsteen.

Em entrevista à Metal Hammer, o instrumentista não deixou de expressar seu desgosto e o excesso de necessidade de demonstrar técnica. Mesmo dotado de capacidade individual reconhecida, o ex-Deep Purple e Rainbow nunca deixou aspectos emocionais de lado em sua obra.

- Advertisement -

Ele disse, conforme resgate do Far Out Magazine:

“A última tendência parece ser o quão rápido você consegue ir de A a B sem realmente tocar nada. A execução é boa, mas acho que é algo que me deixa frio. Ok, você pode ouvir que o cara praticou, mas o que ele está sentindo? Muitas pessoas estão apenas querendo impressionar.”

No entanto, o temperamental artista soube reconhecer um nome que se sobressaía dos outros: Steve Vai.

“O cara que se destaca no momento é Steve Vai. Ele é realmente f*da. Não só consegue tocar todos os estilos que existem, como também consegue escrever e transpor tudo. Ele consegue tocar licks muito rápidos, ou simplesmente toca de outra forma. É um cara incrível.”

Steve Vai e a “família” Deep Purple

Steve Vai possui uma série de conexões diretas com a obra de Ritchie Blackmore. Para começar, foi treinado por Joe Satriani, que substituiu o guitarrista no Deep Purple em 1993. Ele não ficaria por muito tempo, cumprindo as datas da turnê do álbum The Battle Rages On e cedendo lugar para Steve Morse. Hoje, o titular das seis cordas na banda é Simon McBride.

Vai, por sua vez, integrou o Whitesnake na virada dos anos 1980 para os 90. Como sabemos, o líder do grupo é outro ex-Purple, o vocalista David Coverdale. Em 2012, participou do disco “Re-Machined: A Tribute to Deep Purple’s Machine Head”, em uma das versões para “Highway Star” junto a mais um antigo integrante, o baixista e vocalista Glenn Hughes.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO único guitarrista fritador dos anos 80 que Ritchie Blackmore admirava
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades