Uma turnê das quatro bandas do chamado Big Four do thrash metal aconteceu entre 2010 e 2011. A “The Big Four Tour”, juntou Metallica, Megadeth, Anthrax e Slayer em shows pela Europa e América do Norte à época e rendeu o DVD “The Big Four: Live from Sofia, Bulgaria”.
Naquele período, Dave Mustaine, líder do Megadeth e ex-integrante do Metallica, estava em paz com os antigos colegas. Apesar de já ter demonstrado chateação por James Hetfield, Lars Ulrich e companhia terem tido mais tempo de set, o artista gostou da experiência de excursionar com os músicos, levantando a possibilidade de repetirem a dose no futuro.
Em contrapartida, o vocalista e guitarrista nutria sentimentos opostos pelo empresário do Metallica. Ainda mais porque afirma ter sido chamado de “covarde” pelo próprio quando estava enfrentando problemas de saúde – que o levaram a uma cirurgia.
Durante entrevista ao podcast “Steve-O’s Wild Ride”, Mustaine relembrou que a intriga aconteceu pouco antes do último show da tour, marcado para o dia 14 de setembro de 2011, no Yankee Stadium, em Nova York, nos Estados Unidos. Conforme transcrição da Ultimate Guitar, ele disse:
“Eu me lembro que tínhamos um show agendado para o Yankee Stadium [em 14 de setembro de 2011] do Big Four no dia em que descobriram que eu precisaria passar por uma fusão no pescoço. Eu estava deitado na mesa de emergência e meu empresário disse: ‘Ah, o empresário do Metallica chamou você de covarde, porque você vai operar o pescoço e não vai vir tocar com a gente em vez disso’.”
Desafiado pelo comentário negativo, o músico tomou “todos os tipos de remédios” e decidiu que iria realizar a apresentação mesmo debilitado, como explicou:
“Eu pensei: ‘Cara, que coisa covarde de se dizer. Estou aqui deitado, prestes a fazer uma cirurgia nas costas, e me chamam de covarde’. Então, pedi ao médico que me costurasse e me injetasse com todo tipo de remédio e outras coisas. Fui lá, fiz o show, e depois voltei para fazer a cirurgia.”
Dificuldades para realização de show
À Ultimate Classic Rock em agosto, Dave Mustaine já havia contado como teve dificuldades para andar na data da apresentação e mal conseguia mexer o pescoço. Tanto é que não pôde bater cabeça na ocasião:
“Minha voz ficou limitada por eu estar tentando preservar minha capacidade de andar. Eles fundiram meu pescoço, porque, quando fui a um quiroprático, ele acabou quebrando um osso. Convivi com isso por alguns anos sentindo uma dor agonizante. Finalmente fiz um raio-X e me disseram: ‘você precisa consertar seu pescoço agora.’ Isso foi bem antes do show do Big 4 no Yankee Stadium. No dia anterior ao show, eu estava no hospital. No dia do show, eu tinha acabado de sair e estava tomando muitos medicamentos anti-inflamatórios para conseguir andar. Meu pescoço estava prestes a parar de funcionar. [Mas] eu fui lá e toquei. Colocamos todo tipo de fita espalhada pelo palco com os dizeres: ‘Não faça headbanging’.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.