O grande aprendizado que Sebastian Bach extraiu de Jon Bon Jovi

Descobridor do Skid Row fez o vocalista deixar de desejar ser um novo Rob Halford

Todo fã do Skid Row conhece a influência de Jon Bon Jovi na carreira da banda. Amigo de infância do guitarrista Dave “Snake” Sabo, o astro cumpriu uma promessa adolescente da dupla: quem chegasse primeiro ao sucesso ajudaria o outro a alcançar o mesmo.

Obviamente, em se tratando de um cantor, Sebastian Bach era visado pelo descobridor de sua banda. E foi justamente um conselho que o ajudou a encontrar a própria voz, após muito tempo tentando emular ídolos.

- Advertisement -

Contou Tião ao Ultimate Classic Rock:

“Jon Bon Jovi disse: ‘Esqueça tudo no mundo, exceto as letras. Apenas conte a história que as letras estão relatando’. Essa era uma maneira completamente diferente de pensar. Até então, estava tentando ser Rob Halford ou James Neal, do Malice. Tentava cantar o mais alto que eu podia. [Risos] Nos anos 80, parecia que era isso que todos os cantores estavam fazendo. Como os caras do Nitro ou Steelheart. Era uma espécie de competição de quem cantava mais alto.”

Foi quando Jon entendeu que o novato se daria melhor adotando a postura de um contador de histórias. E funcionou.

“Isso mudou minha maneira de encarar o que era ser um cantor. Porque eu tinha que ser ótimo naquele momento. Foi o que fiz em ’18 and Life’: ‘Ricky era um garoto/ Ele tinha um coração de pedra…’ e por aí vai. Entrei nisso de um jeito Broadway, embora só tenha ido até lá anos depois. Simplesmente mudei totalmente meu foco, deixei de tentar quebrar vidro, o que fiz uma vez, em Baltimore. Mudei para contar a história das letras e tem sido assim desde então.”

Sebastian Bach e Jon Bon Jovi, entre tapas e beijos

Apesar da valiosa dica, a relação nem sempre foi cordial. Num dos últimos shows da turnê conjunta em 1989, membros da equipe técnica do Bon Jovi pregaram uma peça no Skid Row. A poucos instantes de subirem ao palco, Sebastian, Dave, Scotti Hill (guitarra), Rachel Bolan (baixo) e Rob Affuso (bateria) foram “presenteados” com um banho… de leite. Quem conta a história é Scotti, no livro “Nöthin’ But a Good Time: A História Completa e Sem Censura do Hard Rock Anos 80”, lançado no Brasil pela editora Estética Torta.

“Estávamos em Louisville, Kentucky, e estávamos a caminho do palco, e tivemos que passar por uma pequena cortina. E, quando o Sebastian passou pela cortina, um dos caras da equipe do Jon estava lá com um enorme galão de leite gelado e o derramou sobre a cabeça dele. E nessa noite em especial, acho que a segunda música do nosso set foi ‘Piece of Me’. Antes de a música começar, são apenas o baixo e a bateria, e o Sebastian começa: ‘Beleza, Jon Bon Jovi! Porque você não vem pegar um Pedaço. De. Mim!’. E o que o Jon ouve nos bastidores, através das paredes de cimento da arena, é: ‘E aí, Jon Bon Jovi! Você é um viadinho!’.”

A sonoridade das palavras em inglês provocou uma confusão nos ouvidos de Jon Bon Jovi, que pensou ter ouvido “You’re a p#ssy!” quando Sebastian Bach bradou “Piece. Of. Me!”. Voltando para o camarim, Sebastian e os outros deram de cara com Jon parado na rampa, os aguardando. “O maxilar dele estava rígido como se estivesse prestes a entrar num ringue”, relembra Rachel Bolan. Hill continua:

Leia também:  Como Ozzy e Sharon Osbourne fizeram George Lynch ser despejado

“Então passamos, e o Sebastian disse: ‘Me pegou bonito, hein?!’. Ou algo assim. Referindo-se ao leite. E o Jon exclamou: ‘Seu filho da p&ta!’. E deu um soco na cara dele. A porradaria estancou. Muitos ‘vá se f#der!’ e dedos apontando e uns segurando os outros.”

Jon e Sebastian trocaram alguns socos antes de os gerentes de produção e de turnê e outras pessoas os separarem. Scotti prossegue:

“Em seguida, fomos chamados para o escritório de produção e levamos uma tremenda comida de rabo. ‘Vocês, seus filhos da p&ta, não têm o menor respeito. O c% de vocês está na minha mão’. Eu lembro disso. ‘O. C%. De. Vocês. Está. Na. Minha. Mão’.”

A versão do agredido

Em sua autobiografia “18 and Life: Minha Vida no Skid Row”, lançada no Brasil em 2018 pela editora Benvirá, Sebastian Bach conta uma versão diferente para a história. O cantor do Skid Row diz que conseguiu se desviar do soco e aponta que Jon Bon Jovi estava impaciente com o fato da jovem banda de abertura estar vendendo mais camisetas do que a atração principal.

A noite em Kentucky realmente é mencionada por Sebastian como o estopim. Contudo, ele diz que foi imobilizado por três seguranças do Bon Jovi para levar o banho de leite gelado. Irritado, voltou ao palco todo molhado e disparou trocadilhos infames com o nome do Bon Jovi.

Bach relembra que, ao fim da apresentação, “cerca de 60 pessoas” se aproximaram da banda. Na frente de todas elas, estava Jon Bon Jovi, que quis tirar satisfações, junto de seu irmão, Tony, e do pai, John Francis Bongiovi Sr. O genitor de Jon, inclusive, teria ameaçado Sebastian de morte. Os ânimos se acalmaram em seguida, mas a turnê seguiu com sabor de torta de climão.

Fazendo as pazes com participação de Axl Rose

O tempo passou e as rusgas foram superadas em um encontro que envolveu Axl Rose e garrafas de vinho – o que, se tivesse uma vizinha por perto, poderia ter acabado mal. Em sessão de perguntas e respostas com os leitores da Metal Hammer, Sebastian voltou a ser questionado sobre o tema.

Não apenas deixou claro que tudo ficou no passado, como revelou que a situação precisou atravessar o Oceano Atlântico para ser resolvida.

“Quando abri para o Guns N’ Roses em Wembley, em 2006, eu e Axl estávamos hospedados no Mandarin Oriental Hotel, em Londres. Estávamos jantando e a garçonete disse: ‘Ei, tem alguém no canto que quer dizer oi’. Era Jon Bon Jovi. Tinha algumas taças de vinho, então me levantei e me aproximei. Ele olhou para mim com uma expressão do tipo: ‘Você vai ser um idiota ou vai se comportar?’, e eu apenas disse: ‘Ei, cara, como vai?’.”

Com as mágoas arrefecidas, o trio conseguiu compartilhar um momento prazeroso.

“Tivemos uma longa jornada juntos, com muito sucesso e há muitas lembranças ótimas, apesar do que a internet pode vir a te dizer. Então eu o convidei para nossa mesa. Desfrutamos de uma ótima noite, nós três inalando vinho tinto e relembrando histórias do passado.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO grande aprendizado que Sebastian Bach extraiu de Jon Bon Jovi
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades