Em sua quinta década de carreira, Steve Vai não pode ser classificado como um daqueles músicos que parou no tempo. O guitarrista está antenado com as novidades e não perde a oportunidade de exaltar quem segue levando o instrumento que o fez famoso a novos caminhos.
Em 2023, questionado pela revista Classic Rock sobre qual seria o melhor de todos os tempos no que o consagrou, o estadunidense começou citando um herói dos primórdios. No entanto, logo a seguir, exaltou um nome contemporâneo, com o qual já realizou algumas parcerias.
Ele começou declarando:
“Jimmy Page foi meu primeiro verdadeiro herói da guitarra. Para mim, ele ainda é um cara de classe absoluta quando se trata de arranjo, produção, seu toque no instrumento, sua escolha de notas, sua construção de partes de guitarra. E seu fraseado é tão único – você pode tocar seus riffs, mas não soa como ele.”
Foi quando pintou a oportunidade de mostrar que nem só de saudosismo o homem vive.
“Mas contemporaneamente, há muitos grandes músicos a quem recorro. Gosto de pessoas que estão fazendo coisas inconscientemente em direção à sua carreira – elas apenas têm uma compulsão para fazer algo artístico e isso flui para seu trabalho. Yvette Young é uma pessoa tremendamente artística e eu adoro assistir o que ela está fazendo na guitarra atualmente. Não é uma coisa louca de virtuose, mas é orgânico e honesto.”
Steve Vai e Yvette Young
Americana e descendente de chineses, Yvette Young comanda a banda de math rock Covet. Além da guitarra, ela canta, toca violino e piano. Ano passado, ela foi uma das convidadas de Steve para edições da Vai Academy, projeto que visa troca de experiências e desenvolvimento de talentos.
Uma performance dos dois na edição 6.0, realizada em 2022, pode ser conferida abaixo, em postagem do Instagram de Yvette.
Covet atualmente
O Covet lançou seu álbum mais recente ano passado. “Catharsis” é o terceiro trabalho completo do grupo e marcou a estreia da nova formação, com o baixista Brandon Dove e a baterista Jessica Burdeaux.
A banda conta com outros dois álbuns de estúdio – “Effloresce” (2018) e “Technicolor” (2020) – além de uma série de EPs. Paralelamente, Yvette mantém carreira solo, tendo lançado como último material o single “Simple and Clean” em 2021.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.