Por que Perry Farrell e Dave Navarro brigaram: os bastidores segundo técnico de guitarra

Dan Cleary, que trabalha com a banda há 17 anos, revelou informações inéditas a respeito da confusão ocorrida em pleno show do Jane’s Addiction

O Jane’s Addiction esteve entre os assuntos mais comentados das últimas semanas após uma briga em cima do palco. No dia 13 de setembro, o frontman Perry Farrell repentinamente agrediu o guitarrista Dave Navarro em meio a uma apresentação realizada em Boston, nos Estados Unidos — encerrada de forma abrupta na 11ª música diante da confusão.

­

- Advertisement -

Desde então, os instrumentistas emitiram um comunicado oficial declarando o cancelamento das 10 datas que ainda restavam da turnê e anunciando um hiato. Na sequência, o próprio vocalista se manifestou, assumindo a responsabilidade e pedindo desculpa aos colegas e fãs.  

Fato é que a situação não ficou pior porque Dan Cleary, técnico de guitarra de Navarro e do baixista Eric Avery, conteve o cantor, como mostram registros divulgados nas redes sociais. Em um episódio de uma hora e meia de seu podcast Rare Form Radio, o profissional, que trabalha com o grupo há 17 anos, resolveu revelar os bastidores por trás da briga. 

Conforme transcrito pela Guitar World, tudo começou antes mesmo do início da excursão pela América do Norte no início de agosto. Logo que a formação original passou a conversar sobre uma reunião em 2022, os integrantes, apesar de concordarem em tornar a dinâmica uma “democracia”, não estavam de acordo sobre as costumeiras dançarinas no palco – que incluíam Etty, esposa de Perry. Ele relembrou:

“A maioria decidiu o seguinte: ‘queremos ser apenas quatro caras em cima do palco, sem backing vocals, sem dançarinas, sem nada disso. Queremos fazer um show de rock, estarmos conectados e embarcar nisso juntos’. E eu sei que Perry não reagiu bem a essa questão.”

As fotos abaixo, inclusive, mostram que o grupo recorria a dançarinas em uma turnê recente, feita com Josh Klinghoffer na vaga de Dave Navarro, à época sofrendo de sintomas da covid longa. As imagens foram produzidas por Artur Satriani em cobertura para o site IgorMiranda.com.br durante apresentação em São Paulo, em março do ano passado.

Foto de Artur Satriani para o site IgorMiranda.com.br
Foto de Artur Satriani para o site IgorMiranda.com.br

Ainda incomodado por ter “perdido” a votação, o frontman trouxe a ideia de voltar com as dançarinas horas antes do show de estreia da nova tour, em Las Vegas, no dia 9 de agosto. Para convencer os colegas, mostrou um vídeo que, segundo descrição, continha “Etty e outra mulher no deserto dançando quase sem roupa”, para ser utilizado na performance. 

Mais uma vez, o artista acabou contrariado — e logo naquele momento decidiu que estava fora do Jane’s Addiction. Ainda assim, conseguiu ser acalmado o suficiente para cumprir com as primeiras datas, em uma clima “relativamente agradável”.

Situação piora no Jane’s Addiction

As coisas tornaram a piorar com as apresentações na Flórida e em Nova York, entre o fim de agosto e início de setembro. Segundo Dan, Perry Farrell entregou um péssimo desempenho devido à embriaguez, até mesmo confundindo as músicas do set: 

“Não quero falar sobre as m#rd@s que acontecem na vida pessoal das pessoas. Mas Etty Farrell apareceu nas redes sociais para dizer que a briga tinha a ver com problemas de som no palco. Isso não é verdade. Porque nos shows de Tampa, Nova York e Boston, sendo sincero, Perry estava chapado. Durante todo o set, ele não sabia qual parte estava cantando nas músicas. Ele não sabia as palavras, confundindo letras. Essas não são questões de som.”

Leia também:  Tony Iommi participará de novo álbum de Robbie Williams, ex-inimigo de Jimmy Page

Então, no fatídico dia da briga pública entre os membros, tudo explodiu. De acordo com o técnico, naquela performance em específico, a banda demonstrou preocupação com a falta de ritmo do frontman. Ao perceber, o cantor passou a tratá-los com certa raiva, como explicado:

“Ele começou a gritar as letras das músicas para eles, o que é estranho. É como se ele estivesse bravo com eles, mas não soubesse o que está acontecendo. É difícil assistir porque Perry parece e soa fora de controle. E isso dói, porque eu quero que ele seja ótimo todas as noites.”

Dan notou que a situação ultrapassava os limites seguros quando, por meio de seus retornos in-ears, ouviu Perry chamar os colegas no microfone de “filhos da p#t@”, além de mandá-los “se f#derem”. A partir daí, o profissional ficou em alerta e, com a subsequente agressão, conseguiu separar os integrantes:

“Eu estava com meus in-ears e percebi o que ele estava falando imediatamente. Todos nós começamos a pensar: ‘ok, isso não é bom.’ Perry foi até Dave e o empurrou. Eu estava afinando uma guitarra e vi o empurrão. Deixei a guitarra de lado e fui direto separar os dois caras.”

Completando a história com uma informação inédita, Dan afirmou que a briga continuou após tal incidente. No backstage, Perry ainda teria dado outro soco no guitarrista, nas palavras do técnico: 

“Ninguém no público sabe disso ainda, mas eles precisam saber. Logo após a briga que está no vídeo, Perry deu um soco no rosto de Dave novamente nos bastidores. Dave se aproximou para perguntar o que tinha acontecido e Perry o socou novamente”.

O próprio acredita que tudo isso realmente marcou o fim do Jane’s Addiction. De qualquer maneira, ele não escondeu a tristeza diante de tantos planos idealizados para o futuro da banda:

“Desde que tudo isso aconteceu, eu chorei umas cinco ou seis vezes. A situação é muito maior do que apenas esse momento. Nós tínhamos planos. A banda deveria durar mais alguns anos. Há músicas que eles gravaram que vocês nunca vão ouvir. Há shows que vocês não vão ver. Eu sei que os fãs estão torcendo para que voltem, mas, gente, sim, acabou.”

A reunião da formação original

Faz pouco tempo que o Jane’s Addiction voltou a realizar shows com sua formação original. Em 2022, Eric Avery retornou à banda após 14 anos de ausência. Logo em seguida, Dave Navarro passou a enfrentar problemas de saúde por conta da covid-19 de longo prazo que pegou em 2021.

No último mês de julho, o quarteto original lançou sua primeira música em 34 anos. “Imminent Redemption” vinha sendo tocada ao vivo antes de ganhar sua versão em estúdio.

Já no dia 18 de setembro, após a briga entre os integrantes, o grupo disponibilizou a segunda canção inédita, True Love. A composição, que também já vinha sendo executada ao vivo, é assinada pelos quatro membros, além de Josh Klinghoffer, ex-Red Hot Chili Peppers, que substituiu Navarro em alguns compromissos recentes devido aos problemas mencionados.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasPor que Perry Farrell e Dave Navarro brigaram: os bastidores segundo técnico...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades