Em pouco mais de cinco décadas de carreira, Lulu Santos lançou um vasto catálogo de hits. Um que vale ser mencionado é “Tempos Modernos”, lançado pelo artista no álbum de mesmo título, em 1982, e regravado por muitos de seus colegas de profissão.
A canção surgiu por conta de um dos acontecimentos mais chocantes na história do mundo da música. Além disso, o próprio Lulu Santos já revelou que ela pode ser encarada com duas visões distintas.
Conheça a história de “Tempos Modernos”.
“Tempos Modernos” e a morte chocante
Em conversa com o apresentador Tiago Leifert (via Gshow), na época em que era um dos jurados do talent show “The Voice Brasil”, Lulu Santos afirmou ter escrito “Tempos Modernos” pouco após a morte de John Lennon. O Beatle foi assassinado na entrada do seu apartamento em Nova York no dia 8 de dezembro de 1980.
Lulu lembrou como todos ficaram em choque a perda repentina do músico. Afinal, ele foi uma inspiração enorme para diversos artistas na época.
“Foi muito pouco tempo depois da morte de John Lennon, que era uma pessoa muito importante para toda a minha geração. Era, é e continua sendo. Um dos Beatles, um dos caras que fez composições e canções que marcaram a nossa vida e nossa época. A morte dele daquela forma violenta. Ele foi assassinado por um fã na porta da casa dele, deu um impacto muito forte em todos nós.”
“Tempos Modernos” foi lançada como compacto simples em 1982 para promover o primeiro álbum solo do artista, de mesmo título da canção e produzido por Liminha. Rapidamente se tornou um sucesso e ganhou impulso nas rádios brasileiras. Também foi incluída na trilha sonora da novela “Sol de Verão”, da Rede Globo, e ganhou um videoclipe gravado para o “Fantástico”, durante o qual sobrevoa de balão as cidades mineiras de Ouro Preto e Mariana.
A música voltou a fazer parte da trilha sonora de um novela da Rede Globo em 2022. Na ocasião, foi utilizada na abertura de “Travessia” e cantada por Seu Jorge. Ainda, em 2010, deu nome a uma trama exibida pela emissora em 2010.
Lulu Santos, oração e autoafirmação
Na mesma conversa com Tiago Leifert, Lulu Santos explicou um dos significados de “Tempos Modernos”. Por ter sido inspirada em um acontecimento trágico, a ideia do cantor era de que a música fosse uma “oração de dias melhores”, segundo suas palavras.
“Essa canção é uma oração de dias melhores. Momento em que a vida será mais clara, farta, repleta de toda a satisfação, quando a gente aboliu o mal como forma de viver.”
Além dessa ideia, também existe um toque pessoal na canção. Em um vídeo publicado em seu canal no YouTube, Lulu Santos revelou como “Tempos Modernos” também representa uma necessidade de autoafirmação.
“Quando comecei a gravar o álbum, eu já tinha 27 anos, aquela idade perigosa para roqueiros, né (em menção ao famoso ‘Clube dos 27’, com vários artistas falecidos nesta idade). Não é exatamente novo e podia ser um pouco tardio pra estar começando. Acabou não sendo, mas ainda tinha muitas dúvidas acerca de mim mesmo, da minha potencialidade como artista, da viabilidade de uma pessoa com minha linguagem e o que estava propondo, realmente suceder, poder finalmente viver daquilo.”
Lulu diz que, hoje, enxerga “Tempos Modernos” como uma música de redenção pessoal. O músico afirmou:
“Li uma vez que as melhores canções do rock ou do pop rock são canções de redenção. Pois bem, acho que essa é uma canção de redenção pessoal, acho que tava falando de mim, fazendo uma aposta em mim mesmo e no meu futuro e desejando, daquela forma, que aquilo fosse o melhor. Acho que esperava uma vida melhor. E posso dizer que a minha, melhorou muito.”
A letra de “Tempos Modernos”, de Lulu Santos
Eu vejo a vida melhor no futuro
Eu vejo isso por cima de um muro de hipocrisia
Que insiste em nos rodear
Eu vejo a vida mais clara e farta
Repleta de toda satisfação que se tem direito
Do firmamento ao chãoEu quero crer no amor numa boa
Que isso valha pra qualquer pessoa
Que realizar a força que tem uma paixão
Eu vejo um novo começo de era
De gente fina, elegante e sincera
Com habilidade pra dizer mais sim do que nãoHoje o tempo voa, amor
Escorre pelas mãos
Mesmo sem se sentir
Não há tempo que volte, amor
Vamos viver tudo que há pra viver
Vamos nos permitirEu quero crer no amor numa boa
Que isso valha pra qualquer pessoa
Que realizar a força que tem uma paixão
Eu vejo um novo começo de era
De gente fina, elegante e sincera
Com habilidade pra dizer mais sim do que nãoHoje o tempo voa, amor
Escorre pelas mãos
Mesmo sem se sentir
Não há tempo que volte, amor
Vamos viver tudo que há pra viver
Vamos nos permitirNão há tempo que volte, amor
Vamos viver tudo que há pra viver
Vamos nos permitir
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.