Desde que o Linkin Park retomou as atividades no início de setembro, a banda tem experienciado uma alta nas paradas musicais. Com o lançamento de “The Emptiness Machine”, primeira música com a nova formação, o grupo conquistou o topo da Hot Hard Rock Songs e a 21º posição na Billboard Hot 100.
Porém, o resultado positivo não deu-se somente nos Estados Unidos. No ranking da Billboard que contempla o cenário musical brasileiro, chamado Brazil Songs, o grupo conseguiu uma façanha notável.
Isso porque, em meio à presença em peso das faixas nacionais, sobretudo orientadas a gêneros como o trap e o sertanejo, “The Emptiness Machine” estreou em 5º lugar no ranking geral. No momento, permanece na 6ª posição — e é a única música voltada ao rock no Top 25.
“Die With a Smile”, parceria de Bruno Mars e Lady Gaga, é a outra única faixa internacional dentre as primeiras. Ainda assim, está em uma colocação abaixo, no 7º lugar.
“Numb” também se destaca
Conforme informações da Billboard Brasil, até mesmo “Numb”, faixa do álbum “Meteora” (2003) e um dos grandes hits do Linkin Park, voltou a ganhar destaque em terras tupiniquins. Atualmente, a canção encontra-se na 60º posição da Brazil Songs.
Assim, não surpreende que o crescimento seja expressivo também no Spotify. O desempenho na plataforma é uma das ferramentas utilizadas para compor o resultado mostrado nas paradas.
Segundo dados oficiais trazidos pelo Spotify Charts, em São Paulo, “The Emptiness Machine” e “Numb” são, respectivamente, as canções de número 31 e 53 mais ouvidas no período entre 20 e 26 de setembro. O próprio streaming destaca a cidade como a primeira que mais escuta a banda, com mais de 1 milhão de ouvintes mensais.
O Linkin Park veio ao Brasil outras cinco vezes para shows. A ocasião inaugural se deu no Chimera Music Festival, no estádio do Morumbi, em 2004. Seis anos depois, eles retornaram para apresentação no festival SWU, em Itu.
A primeira turnê solo foi realizada em 2012, com uma data em São Paulo, uma em Porto Alegre e outras duas no Rio de Janeiro. Já em 2014, vieram como atração do Circuito Banco do Brasil, em Belo Horizonte e Brasília. A visita final até então havia ocorrido no Maximus Festival, em São Paulo, em maio de 2017 — dois meses antes do falecimento de Chester Bennington.
Vendas gerais do Linkin Park no Brasil
Ao todo, o Linkin Park acumula quatro discos de ouro e três de platina por vendas de seus trabalhos no país. Confira as certificações, de acordo com a Pró-Música Brasil:
- “Hybrid Theory” (2000) – platina
- “Frat Party at the Pankake Festival” (2001, DVD ao vivo) – ouro
- “Reanimation” (2002) – ouro
- “Meteora” (2003) – platina
- “Live in Texas” (2003, álbum ao vivo) – platina
- “Collision Course” (2004, EP com Jay-Z) – ouro
- “A Thousand Suns” (2010) – ouro
Volta do Linkin Park
No começo do mês, o Linkin Park anunciou a retomada de suas atividades com uma nova formação. A vocalista Emily Armstrong ocupa a vaga deixada por Chester Bennington, falecido em 2017. Colin Brittain substitui o baterista Rob Bourdon, que optou por não se envolver ao lado de Mike Shinoda (voz e outros instrumentos), Joe Hahn (DJ), Dave “Phoenix” Farrell (baixo) e Brad Delson (guitarra).
“From Zero”, próximo álbum de estúdio, será lançado em 15 de novembro, mesmo dia de um show agendado para acontecer no Allianz Parque, em São Paulo. Nos compromissos na estrada — que segundo os integrantes devem ocupar todo o ano de 2025 —, Delson será substituído por Alex Feder, dada a sua preferência por trabalhar apenas nos bastidores.
Apesar da boa recepção em termos artísticos, a chegada de Emily Armstrong gerou polêmica devido à sua relação passada com a Igreja da Cientologia e até mesmo apoio ao ator Danny Masterson, condenado por dois estupros. Em comunicado, a cantora reconheceu o erro por ter se envolvido com Masterson.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.