Há tempos existe uma teoria de que a família de Bruce Lee seria vítima de uma suposta maldição. A suposta evidência principal residiar no fato de o ator e seu filho, Brandon Lee — que seguiu a carreira do pai — morreram ainda jovens: o primeiro aos 32 anos, o segundo aos 28.
A especulação — que, vale reforçar, é apenas uma teoria — ganhou força graças a um filme sobre a vida do ator, “Dragão”, que explorou bastante esta questão (via SCMP). A própria família da lenda das artes marciais acreditava que era mesmo vítima de uma maldição.
A história começa pelo fato de Bruce ter perdido um irmão mais velho ainda na infância. Há relatos de que assim que o futuro ator nasceu, seus pais preferiam não chamá-lo pelo nome (Lee Jun-fan), mas sim de “Pequena Fênix”.
O motivo? Por conta da perda do irmão mais velho do ator, seus pais acharam melhor chamá-lo com um apelido feminino para, supostamente, confundir possíveis espíritos que quisessem levar a alma do pequeno Bruce.
Presságio ruim ao enterrar o pai de Bruce Lee
Quem também contribuiu para fazer a teoria ganhar força foi Robert Lee, irmão mais novo de Bruce Lee e tio de Brandon. Em entrevista dias após o falecimento do sobrinho, afirmou que a tragédia o fez acreditar na suposta maldição que afeta a família.
Robert Lee afirmou:
“Não sei se nossa família é amaldiçoada, mas estou seriamente começando a pensar sobre isso. Parece uma história sem fim.”
Na mesma entrevista, Robert ainda afirmou como a suposta maldição começou. Anos antes da morte de Brandon, um mestre de fung shui teria alertado que a família supostamente sofreria com sérios problemas após o pai, Lee Hoi-chuen, ter sido enterrado em um cemitério católico em Hong Kong e ao lado de um menino de 12 anos.
“Ele disse que era um presságio ruim ser enterrado ao lado de um garoto que morreu tão cedo e que se ele não fosse movido para outro lugar ou um muro fosse construído entre eles, haveriam mais mortes e divórcios em nossa família. Bruce está morto. Meu irmão Peter se divorciou. Eu estou divorciado. Agora, Brandon está morto.”
Cinebiografia ajudou a popularizar teoria
Em 1993, foi lançado “Dragão – A História de Bruce Lee”, filme que retrata a vida e carreira da lenda das artes marciais. Em um determinado momento da obra — provavelmente por influência desta crença da família do ator —, Bruce tem sonhos envolvendo um demônio, que já havia perturbado o sono de seu pai.
Em uma das cenas mais assustadoras do filme, esse demônio chega a mostrar a Lee uma imagem de sua própria lápide.
Na parte final, o demônio perde o interesse em Bruce e foca em seu filho Brandon, que morreu pouco mais de um mês após o lançamento do filme. O trágico acontecimento envolvendo o ator, como era de se esperar, contribuiu para a teoria ganhar muita força entre o público.
Filme incompleto de Bruce “previu” morte de Brandon Lee
Outro ponto que ajudou essa teoria a ganhar força tem relação com “Game of Death”, filme de Bruce Lee que ficou incompleto por conta de sua morte. A obra foi lançada anos mais tarde com um novo enredo e reaproveitando algumas das filmagens originais.
Existe uma cena gravada na qual o personagem de Bruce Lee, um campeão de artes marciais que se tornou ator, sobrevive a uma tentativa de assassinato durante a gravação de um filme.
Como sabemos, anos mais tarde, Brandon Lee foi morto enquanto gravava “O Corvo”. A cena fez muitos acreditarem que o filme acabou prevendo o que aconteceria com o filho de Bruce.
Ainda que tenha pontos de coincidência, vale lembrar: esta é apenas um teoria.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.