Shaman lançou “Ritual” há 22 anos; veja outros fatos da música em 21 de junho

Data marca também os aniversários de Brandon Flowers (The Killers), Joey Kramer (Aerosmith) e Anette Olzon (ex-Nightwish)

-> Há 22 anos, em 21 de junho de 2002, o Shaman lançava “Ritual”, seu disco de estreia. De conceito multicultural, traz influências da música brasileira e da world music. O grande destaque é “Fairy Tale”, que fez parte da trilha da novela “O Beijo do Vampiro”.

Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, em dias 21 de junho de outros anos:

- Advertisement -

-> Hoje, Brandon Flowers faz 43 anos. O vocalista e principal compositor do The Killers, que nasceu em 21 de junho de 1981, também assumiu instrumentos como guitarra, baixo e teclados em estúdio. Lançou ainda trabalhos em carreira solo.

-> Hoje, Joey Kramer faz 74 anos. O baterista, que nasceu em 21 de junho de 1950, entrou para o Aerosmith ainda no período de fundação da banda, ao lado de Steven Tyler e Tom Hamilton. Ele teria sido o responsável por inventar o nome do grupo, que não tem uma tradução exata.

-> Hoje, Anette Olzon faz 53 anos. A vocalista, que nasceu em 21 de junho de 1971, ficou conhecida pelo seu trabalho no Nightwish entre 2007 e 2012. Também trabalhou solo e integrou o Alyson Avenue, The Dark Element e Allen/Olzon, com Russell Allen.

-> Hoje, Don Airey faz 76 anos. O tecladista, que nasceu em 21 de junho de 1948, entrou para o Deep Purple em 2001. Tocou ainda com Ozzy Osbourne, Black Sabbath, Whitesnake, Gary Moore, Jethro Tull, Rainbow, Steve Vai, Brian May e outros, além da carreira solo.

-> Há 5 anos, em 21 de junho de 2019, o Black Pumas lançava “Black Pumas”, seu disco de estreia. Apresenta o projeto soul liderado pelo vocalista Eric Burton e pelo guitarrista e produtor Adrian Quesada. Foi indicado ao Grammy de Álbum do Ano em 2021.

-> Há 30 anos, em 21 de junho de 1994, era lançado “Kiss My Ass: Classic Kiss Regrooved”, um disco em tributo ao Kiss. O álbum traz releituras de músicas da banda feitas por nomes como Tool, Extreme, Anthrax, Lenny Kravitz e Garth Brooks, entre outros.

-> Há 39 anos, em 21 de junho de 1985, o Mötley Crüe lançava “Theatre of Pain”, seu 3º disco de estúdio. Musicalmente, o álbum se distancia da pegada heavy metal dos primeiros registros da banda. A balada “Home Sweet Home” é o grande destaque.

-> Hoje, Kip Winger faz 63 anos. O vocalista e baixista, que nasceu em 21 de junho de 1961, integrou inicialmente a banda de Alice Cooper antes de fundar o Winger, onde emplacou sucessos como “Seventeen” e “Miles Away”. Já contribuiu com Twisted Sister, Bob Dylan e Jordan Rudess.

Leia também:  Sammy Hagar inicia turnê em homenagem ao Van Halen; veja setlist e vídeos

-> Há 34 anos, em 21 de junho de 1990, o Poison lançava “Flesh & Blood”, seu 3º disco de estúdio. Com orientação mais elaborada, ainda que fiel ao hard rock oitentista, trouxe músicas como “Unskinny Bop”, “Something to Believe In” e “Ride the Wind”.

-> Há 55 anos, em 21 de junho de 1969, o Deep Purple lançava “Deep Purple”, seu 3º disco de estúdio. Último com o vocalista Rod Evans e com o baixista Nick Simper, traz características progressivas, além do hard rock e da psicodelia, popular na época.

-> Há 30 anos, em 21 de junho de 1994, o Rancid lançava “Let’s Go”, seu 2º disco de estúdio. Um dos álbuns de maior sucesso da banda, veio em um momento forte de bandas punk no mainstream. “Nihilism” e “Salvation” saíram como singles.

-> Hoje, Ray Davies faz 80 anos. O vocalista e guitarrista, que nasceu em 21 de junho de 1944, foi um dos fundadores do The Kinks ao lado do irmão, Dave Davies. Com o fim da banda, em 1996, seguiu carreira solo. É considerado por muitos como o “pai do britpop”.

-> Há 37 anos, em 21 de junho de 1987, o White Lion lançava “Pride”, seu 2º disco de estúdio. É o álbum de maior sucesso da banda, com 2 milhões de cópias vendidas só nos EUA. “Wait” e a “balada consciente” “When The Children Cry” foram os principais singles.

-> Há 32 anos, em 21 de junho de 1992, o Gotthard lançava “Gotthard”, seu disco de estreia. Com boa repercussão na Suíça, terra natal da banda, teve a participação do guitarrista Vivian Campbell, do Def Leppard, nas músicas “Firedance” e “Get Down”.

-> Há 49 anos, em 21 de junho de 1975, Ritchie Blackmore deixava o Deep Purple pela primeira vez. O guitarrista acabou formando o Rainbow, banda responsável por revelar de vez o vocalista Ronnie James Dio ao mainstream.

-> Há 23 anos, em 21 de junho de 2001, o Sonata Arctica lançava “Silence”, seu 2º disco de estúdio. Foi o único com o tecladista Mikko Härkin e marcou a estreia do baixista Marko Paasikoski. Timo Kotipelto (Stratovarius) participa de “False News Travel Fast”.

-> Há 33 anos, em 21 de junho de 1990, o Exodus lançava “Impact is Imminent”, seu 4º disco de estúdio. Foi o primeiro com o baterista John Tempesta. Ainda que traga a mesma sonoridade agressiva, marca a saída do guitarrista e fundador Gary Holt do processo de composição.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioHoje na músicaShaman lançou “Ritual” há 22 anos; veja outros fatos da música em...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades