Red Hot Chili Peppers lançou “The Getaway” há 8 anos; veja outros fatos da música em 17 de junho

Data marca também o lançamento de álbuns importantes do Van Halen e The Police

Há 8 anos, em 17 de junho de 2016, o Red Hot Chili Peppers lançava “The Getaway”, seu 11º disco de estúdio. Último com o guitarrista Josh Klinghoffer, foi também o primeiro em 25 anos sem Rick Rubin na produção — o posto foi assumido por Danger Mouse.

Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, em dias 17 de junho de outros anos:

- Advertisement -

-> Há 33 anos, em 17 de junho de 1991, o Van Halen lançava “For Unlawful Carnal Knowledge”, seu 9º disco de estúdio. Mais conduzido pelas guitarras e com menos uso de teclados, traz músicas como “Poundcake”, “Right Now” e “Top of the World”, divulgadas como singles.

-> Há 16 anos, em 17 de junho de 2008, o Judas Priest lançava “Nostradamus”, seu 16º disco de estúdio. Conceitual, o álbum duplo conta a história do vidente homônimo do século 16. Dividiu opiniões devido à sonoridade, mais épica e orquestrada.

-> Há 41 anos, em 17 de junho de 1983, The Police lançava “Synchronicity”, seu 5º disco de estúdio. Foi o último da banda, que entrou em hiato e rompeu logo após. Além disso, é o álbum de estúdio mais vendido do trio, muito em função do hit “Every Breath You Take”.

-> Há 27 anos, em 17 de junho de 1997, Jon Bon Jovi lançava “Destination Anywhere”, seu 2º disco solo. Trilha sonora do filme de mesmo nome, traz uma sonoridade mais pop rock, remetendo ao que a banda de Jon faria no futuro. David Bryan participa do álbum.

-> Há 39 anos, em 17 de junho de 1985, o Marillion lançava “Misplaced Childhood”, seu 3º disco de estúdio. Conceitual, é baseado na infância do vocalista Fish, que criou a história após ficar chapado de LSD. “Kayleigh”, “Lavender” e “Heart of Lothian” foram os singles.

-> Há 2 anos, em 17 de junho de 2022, o Porcupine Tree lançava “Closure / Continuation”, seu 11º disco de estúdio. Primeiro desde “The Incident” (2009), marcou o retorno da banda após um hiato de mais de uma década. A única ausência foi o baixista Colin Edwin.

-> Há 28 anos, em 17 de junho de 1996, o Placebo lançava “Placebo”, seu disco de estreia. Foi o único álbum gravado com o baterista Robert Schultzberg. “Come Home”, “36 Degrees”, “Teenage Angst”, “Nancy Boy” e “Bruise Pristine” saíram como singles.

-> Hoje, Jello Biafra faz 66 anos. O vocalista, que nasceu em 17 de junho de 1958, ficou famoso pelo trabalho com o Dead Kennedys, banda que integrou desde a fundação até 1986. A partir de então, passou a se dedicar a outros projetos, seja dentro ou fora da música.

Leia também:  Green Day confirma shows no Japão em período que era especulado no Brasil

-> Há 16 anos, em 17 de junho de 2008, o Offspring lançava “Rise and Fall, Rage and Grace”, seu 8º disco de estúdio. Primeiro da banda em 5 anos, trouxe como singles “Hammerhead”, “You’re Gonna Go Far, Kid”, “Kristy, Are You Doing Okay?”, e “Half-Truism”.

-> Há 27 anos, em 17 de junho de 1997, o Blink-182 lançava “Dude Ranch”, seu 2º disco de estúdio. Foi o último com a formação original da banda, marcando a despedida do baterista Scott Raynor. “Apple Shampoo”, “Dammit”, “Dick Lips” e “Josie” foram os singles.

-> Há 27 anos, em 17 de junho de 1997, o Megadeth lançava “Cryptic Writings”, seu 7º disco de estúdio. Último com Nick Menza na bateria, aposta em uma sonoridade ainda mais acessível. Entre os destaques, estão as músicas “Trust”, “Almost Honest” e “She-Wolf”.

-> Há 8 anos, em 17 de junho de 2016, o Gojira lançava “Magma”, seu 6º disco de estúdio. Diferente dos registros anteriores, o álbum tem uma presença maior dos vocais limpos de Joe Duplantier. As músicas “Stranded” e “Silvera” saíram como singles.

-> Hoje, Michael Monroe faz 62 anos. O vocalista, que nasceu em 17 de junho de 1962, ficou conhecido pelo trabalho com o Hanoi Rocks, além de uma carreira solo bastante ativa. Gravou ainda gaita e saxofone na música “Bad Obsession”, do Guns N’ Roses.

-> Há 55 anos, em 17 de junho de 1969, Elvis Presley lançava “From Elvis in Memphis”, seu 10º disco de estúdio. Gravado com a banda de apoio The Memphis Boys, traz um som mais próximo do country e da soul music. “In The Ghetto” saiu como single.

-> Há 21 anos, em 17 de junho de 2003, o Type O Negative lançava “Life is Killing Me”, seu 6º disco de estúdio. De som mais melódico, teve “I Don’t Wanna Be Me” como single, enquanto “(We Were) Electrocute” entrou na trilha do filme “Freddy vs. Jason”.

-> Hoje, Gregg Rolie faz 77 anos. O tecladista, que nasceu em 17 de junho de 1947, se destacou pelo trabalho com as bandas Santana e Journey, ambas como um dos fundadores. Também tocou com Ringo Starr e entrou duas vezes para o Rock and Roll Hall of Fame.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioHoje na músicaRed Hot Chili Peppers lançou “The Getaway” há 8 anos; veja outros...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades