Na última quarta-feira (26), o Metallica foi atração principal do primeiro dia do festival Tons of Rock, realizado em Oslo, Noruega. O show teve Brian Tatler como convidado para a execução de “Am I Evil?”. Além de guitarrista do Diamond Head, recentemente o músico britânico também assumiu a função no Saxon, em substituição a Paul Quinn, que se retirou por não conseguir lidar com o ritmo das turnês.
A música faz parte do álbum “Lighting to the Nations” (1980), primeiro do grupo da NWOBHM. Através de Lars Ulrich, um grande fã, o Metallica a “adotou”, tocando desde seu primeiro show. Posteriormente, ela foi regravada no EP “The $5.98 E.P.: Garage Days Re-Revisited” (1987). A versão ainda sairia no álbum “Garage Inc.” (1998).
A performance pode ser conferida abaixo.
Metallica e Diamond Head
Em 2022, durante entrevista ao Metal Pilgrim (via Blabbermouth), Tatler falou sobre a importância de o Metallica ter regravado “Am I Evil?” e outras músicas do Diamond Head. A ação, de acordo com o próprio, literalmente o permitiu ter uma carreira.
“Acho que se o Metallica não tivesse feito covers do Diamond Head, eu poderia ter procurado emprego em outro lugar. Teria sido mais difícil manter a banda funcionando sem essa introdução à base de fãs deles. Muito mais pessoas nos conhecem graças a Lars e os outos. Pode ser que muitas das oportunidades que temos agora não existiriam sem essa conexão. Então, sou eternamente grato.”
Além de “Am I Evil?”, o Metallica regravou “Helpless”, “The Prince” e “It’s Electric”. Também há registros de “Sucking My Love” ao vivo. O Diamond Head retribuiu com um cover para “No Remorse”, presente em “Lightning to the Nations 2020”, releitura do disco original.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.