In-Edit Brasil 2024 exibirá documentários sobre Rolling Stones, Santana e mais

Edição local do Festival Internacional do Documentário Musical promove sua 16ª edição entre os dias 12 e 23 de junho

In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical celebra sua 16ª edição com mais de 60 títulos em exibição, além de uma ampla programação paralela. O evento acontece de 12 a 23 de junho em São Paulo, no CineSesc, Cinemateca Brasileira, Spcine Olido, Spcine Paulo Emílio (CCSP), Cine Bijou, Cine Matilha, Cineclube Cortina e inclui ainda 3 salas periféricas do Circuito Spcine, no CEU Meninos, CEU Perus CFC Cidade Tiradentes.

Todas as sessões e atividades são gratuitas, exceto no CineSesc, onde haverá sessões gratuitas e ingresso popular, no valor único de R$10.

- Advertisement -

Um recorte da programação estará disponível, também de forma gratuita, nas plataformas digitais Sesc Digital, Itaú Cultural Play Spcine Play. 

O festival traz uma seleção de documentários nacionais e internacionais entre longas e curtas, incluindo lançamentos e alguns clássicos em versões restauradas. Além dos tradicionais Panoramas Brasileiro e Panorama Mundial, o festival promove este ano o Especial “Música e Máquinas”, com uma série de filmes e atividades que apresentam criadores de música e dispositivos musicais eletrônicos, e conclui a programação de filmes com a Mostra Flashback, dedicada ao resgate de títulos históricos nunca exibidos pelo festival.

O evento apresenta também uma variada Programação Paralela que inclui encontros, master classes, debates, apresentações musicais exclusivas, sessões comentadas, a tradicional Feira de Vinil e, pela primeira vez, uma Feira de Livros, com centenas de títulos sobre música e cinema a preços especiais.

A cerimônia de abertura acontece no dia 12 de junho, quarta-feira, às 20h30, no CineSesc, em sessão gratuita para público e convidados, com a première nacional do documentário Devo, de Chris Smith, sobre a icônica banda formada em 1973 que conseguiu unir crítica social e hits radiofônicos, como “Whip It” e “That’s Good”, sem renunciar a seus princípios artísticos. 

Confira abaixo alguns destaques relacionados ao rock na programação. Dias, horários e locais de exibição podem ser conferidos no site oficial. Em seguida, veja o comunicado completo da organização sobre todas as atrações.

Destaques relacionados ao rock na programação

O filme “The Stones and Brian Jones” mostra a relação do guitarrista Brian Jones com a banda que fundou e da qual foi expulso: os Rolling Stones. Usando imagens de arquivo nunca vistas, o diretor Nick Broomfield foge do sensacionalismo que ronda a morte do músico para se centrar no lado pessoal e artístico de Brian. A grande surpresa fica por conta de sua relação pouco conhecida com Jimi Hendrix. Onde e quando assistir: descubra no site oficial.

Já o documentário “Carlos” dá voz, em primeira pessoa, a Carlos Santana, que conta, junto com sua família, sua história de vida. Da infância no México ao estrelato, passando por sua lendária atuação no festival de Woodstock, Santana coloca sua espiritualidade em evidência como motor de sua criação. Onde e quando assistir: descubra no site oficial.

Em “Omar and Cedric: If This Ever Gets Weird” vemos de perto a relação entre os amigos Omar Rodríguez-López e Cedric Bixler-Zavala, que juntos fundaram as bandas At the Drive-In e The Mars Volta, com um desfecho surpreendente. Onde e quando assistir: descubra no site oficial.

Também sobre amizade, “This Is A Film About The Black Keys” aborda a improvável relação entre o nerd da escola e o garoto popular que jogava futebol e que acabaram montando uma das bandas mais representativas do rock atual. O filme acompanha a jornada de Dan Auerbach e Patrick Carney desde sua primeira sessão de improvisação em um porão em Akron, Ohio, até o estrelato nos palcos mais celebrados do mundo. Onde e quando assistir: descubra no site oficial.

Praticamente fechando uma trilogia sobre amizade, o In-Edit Brasil 2024 oferece “Simple Minds: Everything Is Possible”, que conta a vida de Jim Kerr e Charlie Burchill, da infância pobre em Glasgow (Escócia) aos grandes estádios. Além dos dois protagonistas, que nos dão a sua visão dos fatos, Bob Geldof, Bobby Gillespie (Primal Scream), Dave Gahan (Depeche Mode), Jerry Dammers (The Specials), Sharleen Spiteri (Texas), o escritor Irvine Welsh, entre outros, contam o impacto da música do grupo em suas vidas. Onde e quando assistir: descubra no site oficial.

Com muito menos amigos, “Even Hell Has Its Heroes: The Music of Earth” relata a história da banda Earth, mostrando como o grupo passou de ser “o grupo de metal mais lento do mundo” em meio à explosão do grunge para se tornar uma referência da cultura americana minimalista. Onde e quando assistir: descubra no site oficial.

Em “Mutiny in Heaven: The Birthday Party”, filme produzido por ninguém menos que Wim Wenders, mergulhamos no universo de The Birthday Party, o grupo pós-punk australiano impulsionado pela relação incendiária entre Nick Cave e Rowland S. Howard. Da vibrante cena de Melbourne dos anos 1970, passando pelos anos de desnutrição e heroína em Londres, até a fuga final para Berlim, a banda criou uma lenda que ecoa ainda hoje. Onde e quando assistir: descubra no site oficial.

Vencedor do In-Edit Barcelona, “Peter Doherty: Stranger In My Own Skin” é dirigido por Katia de Vidas, esposa do lendário vocalista do The Libertines. Ela filmou a intimidade de seu companheiro sentimental durante 10 anos. Em casa, nos camarins e em momentos longe dos fãs, ela retratou “uma pessoa que só sabe viver em suas canções”. Onde e quando assistir: descubra no site oficial.

Nas sessões de abertura e fechamento do festival o aguardado longa-metragem “Devo” de Chris Smith é a grande atração. Criados em meio à fumaça dos rifles da Guarda Nacional que massacraram os manifestantes da Guerra do Vietnã na Universidade de Kent, em Ohio, em 1970, a banda começou a se infiltrar na cultura pop americana com o hit ‘Whip It’. Onde e quando assistir: descubra no site oficial.

E para terminar, um dos filmes mais emblemáticos da cena dos anos 1990 chega finalmente às telas brasileiras em versão ampliada, revisada e restaurada. “Dig! XX” acompanha as bandas The Dandy Warhols e Brian Jonestown Massacre em uma turnê conjunta que muitos críticos apontavam como a próxima grande revolução do rock. Onde e quando assistir: descubra no site oficial.

Do lado brasileiro, temos “Black Future, Eu Sou Rio” da cultuada banda banda post-punk carioca Black Future e “Mandinga” (1988) que retrata a gravação de mesmo nome do bluesman André Christovam. Onde e quando assistir: descubra no site oficial.

Comunicado sobre todas as atrações

PANORAMA BRASILEIRO

O Panorama Brasileiro, dividido nas categorias de Competição Nacional, Mostra Brasil, Brasil.Doc, Curta um Som e Sessões Especiais, traz uma seleção com 28 documentários que evidenciam a diversidade e a potência da música brasileira, presente em uma imensa gama de artistas contemporâneos e de épocas passadas. 

Competição Nacional

Na Competição Nacional, 5 filmes concorrem ao prêmio do júri, que levará seu realizador ou realizadora a apresentar o filme no In-Edit Barcelona 2024. São eles: Black Future, Eu Sou o Rio, de Paulo Severo, sobre a banda underground Black Future; O Homem Crocodilo, de Rodrigo Grota, sobre Arrigo Barnabé; Terra de Ciganos, de Naji Sidki, que aborda a cultura cigana no Brasil; Black Rio! Black Power!, de Emílio Domingos, sobre a importância dos bailes black na luta por justiça racial; e Luiz Melodia – No Coração Do Brasil, de Alessandra Dorgan, sobre a trajetória do cantor e compositor carioca. 

Mostra Brasil

Esta seção com 7 títulos destaca a diversidade musical do país com filmes como Aldo Baldin – Uma Vida Pela Música, de Yves Goulart, sobre o cantor lírico Aldo Baldin; Funk Favela, de Kênya Zanatta, sobre a presença feminina no funk paulistano; Germano Mathias – O Catedrático do Samba, de Caue Angeli e Hernani de Oliveira Ramos, sobre o sambista Germano Mathias; Moacyr Luz, O Embaixador Dessa Cidade, de Tarsilla Alves, sobre o criador do Samba do Trabalhador; Nas Ondas de Dorival Caymmi, de Locca Faria, com depoimentos sobre Caymmi; Terror Mandelão, de Felipe Larozza e GG Albuquerque, acompanhando o DJ K, um dos principais DJs do Baile do Heliópolis, a maior favela da cidade de São Paulo, e seu amigo MC Zero K; e Viamão, de Sérgio Pererê, Leandro Miranda e Gibran, sobre o músico mineiro Sérgio Pererê em viagem por Uruguai e Argentina, onde reencontra o grupo de percussão No Chilla.

Brasil .Doc

Esta seleção de 5 longas explora histórias e personagens marcantes do cenário musical nacional. Entre os títulos estão Eu Sou O Samba, Mas Pode Me Chamar de Zé Ketti, de Luiz Guimarães de Castro, sobre o compositor Zé Ketti; Mandinga, de Egler Cordeiro, sobre o bluesman André Christovam e seu álbum Mandinga (1989); Na Terra de Marlboro, de Cavi Borges, sobre o DJ Marlboro e o funk carioca; No Rastro do Pé de Bode, de Marcelo Rabelo, um road movie com o músico Rato Branco no sertão da Bahia; e Pagano, de Carlos Nascimbeni, sobre o célebre pianista brasileiro Caio Pagano.

Curta Um som

Já a seção Curta um Som traz 8 curtas-metragens que abordam temas variados. São eles: De Par Em Par, de Tais Melo; Mborairapé, de Roney Freitas; O Carnaval De Rua É Festa Do Povo, de Uilton Oliveira; O Som Da Pele, de Marcos Santos; Até O Último Sopro, de Benjamin Medeiros; É D’Oxum: A Força Que Mora N’Água, de Day Sena; Pisa Na Tradição, de Coraci Ruiz; e Sagrado Compor, de Henrique Dantas e Marcelo Abreu.

Sessões Especiais

Encerrando o Panorama Brasileiro, o festival apresenta dois filmes em sessões únicas e especiais: na primeira, o longa Acordo Com Lampião? Só Na Boca Do Fuzil!, de Marcelo Felipe Sampaio, sobre a história dos Nazarenos, que enfrentaram Lampião e a Coluna Prestes, é exibido com trilha musical executada ao vivo pelo guitarrista Lúcio Maia (ex-Nação Zumbi); na outra, o curta Outras Histórias Do Mar (BNegão Canta Caymmi) – no qual a diretora Carolina Rolim registra o mergulho do artista BNegão nas canções praieiras de Dorival Caymmi – tem exibição seguida de show com BNegão e o violonista Bernardo Bosisio.   

PANORAMA MUNDIAL

Panorama Mundial contempla uma seleção de 22 filmes inéditos vindos de países como África do Sul, Alemanha, Austrália, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Países Baixos, Japão, Reino Unido, Ucrânia, Essuatíni (ex-Suazilândia), Suíça e Turquia, com grandes nomes do cinema e da música internacional.

Uma das atrações é a première brasileira e americana de Misty – The Erroll Garner Story, de Georges Gachot, baseado no livro Erroll Garner, “The Most Happy Piano”, do escritor e biógrafo James M. Doran. O cineasta franco-suíço, que já retratou grandes nomes da música brasileira como João Gilberto e Maria Bethânia, está confirmado na sessão de estreia, que acontece em 15 de junho, data em que Erroll Garner completaria 103 anos de idade.

Leia também:  Ozzy está “desesperado” para reunir Black Sabbath original, segundo Geezer Butler

Panorama Mundial também destaca outros títulos importantes, como Carlos, de Rudy Valdez, que conta a jornada do guitarrista mexicano Carlos Santana; Let the Canary Sing, de Alison Ellwood, sobre a vida da cantora Cyndi Lauper; Omar and Cedric: If This Ever Gets Weird, de Nicolas Jack Davies, sobre a amizade e a música de Omar Rodríguez-López e Cedric Bixler-Zavala, das cultuadas bandas The Mars Volta e At The Drive-in; The 9 Lives of Barbara Dane, de Maureen Gosling, uma homenagem à lendária Barbara Dane e seu legado musical e ativista; Karen Carpenter: Starving for Perfection, de Randy Martin, que mostra a trágica luta da cantora e baterista Karen Carpenter; Mutiny in Heaven: The Birthday Party, de Ian White, sobre a jornada caótica e impactante da banda pós-punk australiana The Birthday Party, liderada pela relação explosiva entre Nick Cave e Rowland S. Howard; The Legacy of J Dilla, de Esther Dere e Christopher Frierson, sobre o legado do lendário produtor J Dilla; Joan Baez: I Am a Noise, de Karen O’Connor, Miri Navasky e Maeve O’Boyle, que mergulha na vida e na carreira da influente Joan Baez; This Is a Film about The Black Keys, de Jeff Dupre, que revela a estranha e duradoura amizade por trás do sucesso da banda The Black Keys; In Restless Dreams: The Music of Paul Simon, de Alex Gibney, sobre a vida e a carreira do cantor e compositor norte-americano Paul SImon; Zef – The Story of Die Antwoord, de Jon Day, sobre o grupo sul-africano Die Antwoord; The Stones & Brian Jones, de Nick Broomfield, sobre a vida glamorosa e autodestrutiva de Brian Jones, dos Rolling Stones; Dusty & Stones, de Jesse Rudoy, uma emocionante peregrinação musical pela country music desde o Reino de Essuatíni até o Texas; e Bring Min’yo Back!, de Yuji Moriwaki, sobre a canção folclórica japonesa tradicional.

E, ainda na seção das estreias internacionais, os longas Simple Minds: Everything Is Possible, de Joss Crowley, que mostra a história pouco conhecida de uma das bandas mais populares do rock dos anos 1980; Love, Deutschmarks and Death, de Cem Kaya, sobre a evolução da música turca na Alemanha desde os anos 1960 até os dias atuais; Even Hell Has Its Heroes. The Music of Earth, de Clyde Petersen, abordando a jornada da banda Earth; Andrés Godoy: El Arte de Perder, de Sebastian Saam, com a história épica e inspiradora do músico que superou a perda de um braço para criar uma técnica musical única; La Singla, que revela a vida da lendária dançarina surda de flamenco Antonia Singla; e o premiado Peter Doherty: Stranger in My Own Skin, de Katia De Vidas, vencedor do In-Edit Barcelona 2023, um retrato íntimo de Peter Doherty e sua jornada na música.

MOSTRA FLASHBACK

Mostra Flashback mistura clássicos e descobertas com grandes histórias em versões restauradas e revisadas, como Crazy, de Heddy Honigmann, que mostra soldados neerlandeses e as canções que os fazem relembrar seus momentos; Let’s Get Lost, de Bruce Weber, clássico sobre o jazzista Chet Baker em versão restaurada em 4k; Mustache Funk, de Oleksandr Kovsh, explora a música pop ucraniana dos anos 70; Saravah, de Pierre Barouh, que registra o samba com grandes nomes como Pixinguinha e Maria Bethânia, também restaurado em 4k; Um Homem De Moral, de Ricardo Dias, celebra o centenário de Paulo Vanzolini, mostrando sua vida e obra musical com participações de Inezita Barroso, Chico Buarque, entre outros; e a première nacional de Dig! XX, de Ondi Timoner, no qual a diretora revisita seu celebrado documentário sobre as cultuadas bandas Dandy Warhols e Brian Jonestown Massacre, realizado originalmente em 2004.

ESPECIAL MÚSICA E MÁQUINAS

Para comemorar o centenário dos primeiros sons artificiais, o In-Edit Brasil apresenta o Especial Música e Máquinas, uma seleção de sete filmes que exploram a interseção entre música e tecnologia, destacando pioneiros e inovações que transformaram o cenário musical. São eles: 8 Bar: The Evolution Of Grime, de Ewen Spencer, que narra a evolução do Grime com depoimentos de Dizzee Rascal e Skepta; Cyborg Generation, de Miguel Morillo Vega, acompanha o jovem Kai em sua jornada para desenvolver um órgão cibernético instalado em seu corpo que permita ouvir raios cósmicos; Deep Listening: The Story Of Pauline Oliveros, de Daniel Weintraub, que retrata a vida da compositora e pioneira eletrônica Pauline Oliveros; Eletrônica:mentes, de Dácio Pinheiro, Denis Giacobelis e Paulo Beto, que investiga o desenvolvimento da música eletrônica no Brasil; I Dream Of Wires, de Robert Fantinatto, traça a história dos sintetizadores modulares, destacando nomes como Trent Reznor e Gary Numan; Moog, de Hans Fjellestad, explora a vida e as ideias do inventor Robert Moog, criador dos sintetizadores modulares; e Subotnick: Portrait Of An Electronic Music Pioneer, de Robert Fantinatto, que celebra Morton Subotnick, um dos grandes nomes da música eletrônica, no 50º aniversário de seu álbum “Silver Apples of the Moon”.

PROGRAMAÇÃO PARALELA

Como acontece desde a primeira edição do festival, além dos filmes, o In-Edit promove uma Programação Paralela com encontros e eventos que abrangem apresentações musicais, festas, feiras e uma variada gama de ações formativas. Nesta edição, a Programação Paralela vem com tudo isso e traz novidades!

MÚSICA

Arrigo Barnabé e Banda Sabor de Veneno em Clara Crocodilo

Quase 45 anos depois de seu lançamento, Clara Crocodilo retorna ao palco com Arrigo Barnabé e a lendária banda Sabor de Veneno, que tocam o disco na íntegra, celebrando a première do documentário “O Homem Crocodilo”.

SALA OLIDO | 22/06, SÁBADO, 18H

BNegão Canta Caymmi

Após a sessão especial que marca a première do curta “Outras Histórias do Mar”, BNegão e o violonista Bernardo Bosisio apresentam ao vivo as músicas do projeto “BNegão Canta Caymmi”, tema do documentário.

CINEMATECA BRASILEIRA | 21/06, SEXTA-FEIRA, 20H

DJ Session: Camilo Rocha

Encerrando a exposição Música e Máquinas, o jornalista e DJ Camilo Rocha faz uma sessão dançante, acompanhada de imagens produzidas pela videomaker Ruth Slinger em festas e raves dos anos 1990 e 2000.

CINEMATECA BRASILEIRA | 22/06, SÁBADO, 20H

Lúcio Maia – Cine Concerto

O guitarrista Lúcio Maia, ex-integrante da Nação Zumbi e autor da trilha original do filme “Acordo Com Lampião? Só Na Ponta Do Fuzil!”, faz uma performance musical ao vivo, sobre a projeção do filme, em sessão única, criada especialmente para o festival.

CINSESC | 20/06, QUINTA-FEIRA, 20H30

Orkestra Bandida

O grupo, dedicado à música tradicional da Turquia, reúne seus integrantes Ian Nain, Pedro Lobo, Fabrício Batalha e Eliezer Tristão para um pocket-show exclusivo, inspirado no longa “Love, Deutschmarks and Death”, exibido antes da apresentação.

CINEMATECA BRASILEIRA | 15/06, SÁBADO, 18H

FEIRAS E EXPOSIÇÕES

Feira de Livros

Em 2024, o In-Edit Brasil realiza sua primeira Feira de Livros, com centenas de títulos sobre música e cinema. O evento contará com a participação de editoras e autores independentes, oferecendo livros, quadrinhos, fanzines e partituras a preços especiais. Ao longo do evento, poetas-performers ocuparão o “Palco da Palavra”, apresentando seus textos, criando e improvisando com o público.

Palco da Palavra tem as presenças confirmadas de:

• Slam da Guilhermina

• Rodrigo Carneiro

• King Abraba

• Sérgio Vaz

• Roberta Estrela D’Alva

• Fausto Fawcett

CINEMATECA BRASILEIRA | 15/06, SÁBADO, 13H a 19H.

Feira de Vinil

A já tradicional Feira de Vinil acontece também na Cinemateca Brasileira, reunindo algumas das melhores lojas de discos de vinil de São Paulo e região, com ofertas imperdíveis para curiosos e colecionadores. 

CINEMATECA BRASILEIRA | 16/06, DOMINGO, 14H a 19H

Exposição Música e Máquinas

Em parceria com o músico e produtor Paulo Beto, fundador de vários projetos de música eletrônica, conhecido por sua banda Anvil FX, o festival organiza a Exposição Música e Máquinas, reunindo inventores de instrumentos eletrônicos, músicos, engenheiros de som e produtores para uma série de demonstrações.

Expositores e palestrantes confirmados:

• Guido Stolfi

• Sound Department Studio + Paulo Beto

• Tony Da Gatorra

• Arthur Joly

• Alê Fonseca

• Dino Vicente

• Jorge Antunes

CINEMATECA BRASILEIRA | 22/06, SÁBADO, 14H a 19H

ATIVIDADES FORMATIVAS

Aumente o Volume – Curso Online com Duda Leite

O In-Edit 2024 esquenta os tamborins com o curso Aumente o VolumeOs Documentários Musicais, ministrado pelo jornalista e crítico Duda Leite, que propõe uma viagem audiovisual através dos filmes que nos ajudaram a descobrir e a sentir a música popular produzida nos últimos 60 anos.

A combinação entre a música e imagem vem desde os primórdios do cinema. Porém, quando os diretores e diretoras voltam seus olhares – e seus ouvidos – para os gênios da música, a tela explode em som e fúria.

Atividade oferecida em parceria com o CineSesc.

SESC DIGITAL | 10, 11, 17 e 18/06, 19H a 21H30

Cinema e Funk: Baile na Tela

A diretora do loga “Funk Favela”, Kenya Zanatta, o diretor Emílio Domingos, dos filmes “A Batalha do Passinho” e “Black Rio! Black Power!”, e GG Albuquerque, diretor do documentário “Terror Mandelão”, conversam sobre a cena da música negra, em especial, dos bailes funk, super presentes na periferia das grandes cidades, mas que ainda sofre preconceitos e resistência para ocupar os centros.

Atividade oferecida em parceria com o CineSesc.

CINSESC | 17/06, SEGUNDA-FEIRA, 19H

Da Ideia ao Festival – Master Class Online com Alessandra Dorgan

A diretora Alessandra Dorgan ministra uma master class sobre o processo de criação e produção de seu primeiro longa-metragem documental, “Luiz Melodia – No Coração Do Brasil”, no qual o cantor e compositor conta sua história em primeira pessoa, exclusivamente através de material de arquivo.

Atividade oferecida em parceria com a Spcine.

YOUTUBE SPCINE | 20/06, QUINTA-FEIRA, às 19H

Sessões Comentadas

Nas Sessões Comentadas, o In-Edit Brasil convida jornalistas e músicos para apresentar e participar de bate-papos com o público em sessões específicas.

Abaixo, os filmes e comentaristas confirmados:

  • “The 9 Lives Of Barbara Dane”, jornalista Marcos Lauro.
  • “Bring Minyo Back!”, jornalista e DJ Ramiro Z.
  • “Mutiny In Heaven: The Birthday Party”, jornalista e músico Fernando Naporano“Carlos”, jornalista Bento Araújo.
  • “Omar And Cedric: If This Ever Gets Weird”, musicista Sandra Coutinho.
  • “Peter Doherty: Stranger In My Own Skin” jornalista e escritora Chris Fuscaldo
  • “This Is A Film About The Black Keys“, jornalista Lorena Calábria.
  • “Karen Carpenter: Starving For Perfection”, jornalista Isabela Farias.
  • “Let’s Get Lost”, jornalista, crítico e documentarista Duda Leite.
  • LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS A DEFINIR

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasIn-Edit Brasil 2024 exibirá documentários sobre Rolling Stones, Santana e mais
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades