Charlie Watts nasceu há 83 anos; veja outros fatos da música em 2 de junho

Data marca também o lançamento de álbuns importantes do Queen, Foo Fighters e Thin Lizzy

Há 83 anos, em 2 de junho de 1941, nascia Charlie Watts. O baterista dos Rolling Stones morreu em 24 de agosto de 2021, aos 80 anos, em decorrência de um câncer na garganta. Entrou para a banda em 1963, gravando todos os discos até seu falecimento.

Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, em dias 2 de junho de outros anos:

- Advertisement -

-> Há 38 anos, em 2 de junho de 1986, o Queen lançava “A Kind of Magic”, seu 12º disco de estúdio. Último a ter uma turnê, devido à saúde de Freddie Mercury, traz destaques como “One Vision”, “Friends Will Be Friends”, “Who Wants to Live Forever” e a faixa-título.

-> Há 1 ano, em 2 de junho de 2023, o Foo Fighters lançava “But Here We Are”, seu 11º disco de estúdio. Foi o primeiro álbum da banda desde a morte do baterista Taylor Hawkins. “Rescued”, “Under You” e “Show Me How” foram os principais singles.

-> Há 52 anos, em 2 de junho de 1972, o Pink Floyd lançava “Obscured by Clouds”, seu 7º disco de estúdio. Serviu como trilha sonora do filme “La Vallée”, de Barbet Schroeder. Acabou ofuscado pelo álbum seguinte “The Dark Side of the Moon”, que já estava sendo criado.

-> Há 46 anos, em 2 de junho de 1978, o Thin Lizzy lançava o disco ao vivo “Live and Dangerous”. Citado como um dos melhores trabalhos ao vivo do rock, marca a despedida do guitarrista Brian Robertson. A versão de “Rosalie”, original de Bob Seger, saiu como single.

-> Há 26 anos, em 2 de junho de 1998, o Smashing Pumpkins lançava “Adore”, seu 4º disco de estúdio. Primeiro sem o baterista Jimmy Chamberlin, contou com vários músicos convidados para a função. “Ava Adore” e “Perfect” foram divulgadas como singles.

-> Há 1 ano, em 2 de junho de 2023, o Avenged Sevenfold lançava “Life is But a Dream…”, seu 8º disco de estúdio. Com abordagem mais experimental, traz colaborações do falecido baterista The Rev. Os singles foram “Nobody” e “We Love You”.

-> Há 26 anos, em 2 de junho de 1998, o Deep Purple lançava “Abandon”, seu 16º disco de estúdio. Foi o último da banda a contar com tecladista Jon Lord, que se aposentou em 2002. O título é um trocadilho criado por Ian Gillan com “A Band On”.

-> Há 46 anos, em 2 de junho de 1978, Bruce Springsteen lançava “Darkness on the Edge of Town”, seu 4º disco de estúdio. O sucessor de “Born to Run” (1975) obteve boa repercussão, no embalo dos singles “Prove it All Night”, “Badlands” e “The Promised Land”.

Leia também:  Antes cancelado, festival da Kiss FM com Ultraje a Rigor é retomado

-> Há 7 anos, em 2 de junho de 2017, Roger Waters lançava “Is This the Life We Really Want?”, seu 4º disco solo. Primeiro desde “Amused to Death” (1992), rendeu uma turnê que polemizou no Brasil, em 2018, ao criticar o então candidato à presidência Jair Bolsonaro.

-> Há 16 anos, Bo Diddley nos deixava. O cantor morreu em 2 de junho de 2008, aos 79 anos, vítima de ataque cardíaco. É considerado um dos responsáveis pela transição entre o blues e o rock, influenciando inúmeros músicos de ambos os estilos.

-> Há 27 anos, em 2 de junho de 1997, o Blackmore’s Night lançava “Shadow of the Moon”, seu disco de estreia. O álbum apresenta a parceria entre Ritchie Blackmore e sua esposa, Candice Night. Ian Anderson, do Jethro Tull, toca flauta em “Play, Minstrel, Play”.

-> Hoje, Fabrizio Moretti faz 44 anos. O baterista de origem brasileira, que nasceu em 2 de junho de 1980 e mora nos EUA desde criança, entrou para os Strokes assim que a banda foi criada. Também participou de projetos como o Little Joy, junto de Rodrigo Amarante (Los Hermanos).

-> Há 44 anos, em 2 de junho de 1980, o Accept lançava “I’m a Rebel”, seu 2º disco de estúdio. O álbum traz a banda ainda tentando se encontrar em termos de som, apostando em uma pegada mais comercial. “No Time to Lose” e a faixa-título saíram como singles.

-> Hoje, Micki Steele faz 69 anos. A baixista, que nasceu em 2 de junho de 1955, iniciou sua carreira com as Runaways, mas deixou o grupo antes mesmo do lançamento do primeiro disco. Depois, entrou para o The Bangles, substituindo Annette Zilinskas.

-> Há 15 anos, em 2 de junho de 2009, a Dave Matthews Band lançava “Big Whiskey & the GrooGrux King”, seu 7º disco de estúdio. Marcou a estreia dos músicos Rashawn Ross e Jeff Coffin em estúdio, bem como a volta do guitarrista Tim Reynolds à formação.

-> Há 27 anos, em 2 de junho de 1997, Gary Moore lançava “Dark Days in Paradise”, seu 11º disco de estúdio. É marcado por uma mudança no direcionamento musical do guitarrista, que se distanciou do blues e passou a usar batidas eletrônicas em seu som.

-> Há 16 anos, em 2 de junho de 2009, o UFO lançava “The Visitor”, seu 19º disco de estúdio. Divulgado na época em que a banda fazia 40 anos de existência, foi marcado pela ausência do baixista Pete Way, que, com problemas de saúde, foi substituído por Peter Pichl.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasCharlie Watts nasceu há 83 anos; veja outros fatos da música em...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades