A música mais Rage Against the Machine desde o próprio Rage, segundo Tom Morello

Faixa em questão declara apoio à Palestina e foi lançada de surpresa por um rapper americano

Ao longo de sua carreira, o Rage Against the Machine lançou quatro álbuns de estúdio. O mais recente, “Renegades” (2000), saiu há quase um quarto de século. Apesar disso, na opinião do guitarrista Tom Morello, um outro artista conseguiu recentemente o feito de criar uma canção política aos mesmos moldes do grupo no passado. 

Pelo X/Twitter (via NME), o músico revelou qual é a música em questão: “Hind’s Hall”, do rapper americano Macklemore. Disponibilizada de surpresa nesta segunda-feira (6), a faixa foi inspirada pelos protestos pró-Palestina ocorridos nas universidades dos Estados Unidos nas últimas semanas.

- Advertisement -

Em sua letra, o cantor ainda abordou em tom crítico temas como o governo do presidente americano Joe Biden (“tem sangue em suas mãos, Biden”), a censura nas redes sociais (“você pode comprar a Meta, mas não pode me comprar”) e os problemas do capitalismo, além de ter pedido pela liberdade da Palestina. Pensando na temática, o clipe, publicado nas redes sociais, apostou em imagens dos conflitos entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza.

Sendo assim, Morello, que demonstrou apoio às manifestações estudantis mencionadas, escreveu:

“Honestamente, ‘Hind’s Hall’, de Macklemore, é a música mais Rage Against The Machine desde o próprio Rage Against The Machine.” 

Todos os lucros com “Hind’s Hall” serão destinados à Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA, na sigla original), que fornece assistência e proteção aos refugiados palestinos. Ouça abaixo: 

Leia também:  Riley Keough move ação para impedir venda de Graceland, a mansão de Elvis

Rage Against the Machine atualmente

Em janeiro último, o baterista Brad Wilk anunciou que o Rage Against the Machine não voltará a fazer turnês ou shows. A declaração não foi tão específica e nenhum de seus colegas de banda se manifestou — o que deixou os fãs ainda mais confusos.

Na postagem, o músico afirmou:

“Sei que muita gente está esperando que a gente anuncie novas datas para todos os shows cancelados do Rage Against the Machine. Eu não quero mais enrolar pessoas ou a mim mesmo. Então, enquanto houve comunicação sobre a possibilidade de isso acontecer no futuro… Quero avisar a vocês que o RATM (Tim, Zack, Tom e eu) não sairemos mais em turnê ou faremos shows. Sinto muito por aqueles esperando para que isso acontecesse. Queria muito que rolasse.”

Tudo começou em outubro de 2022, quando o RATM cancelou todas suas apresentações marcadas para o ano seguinte. Europa e Reino Unido foram afetados — e havia rumores de que o quarteto viria ao Brasil.

O motivo oferecido na época foi uma lesão sofrida por Zack de la Rocha em seu tendão de Aquiles, que já havia forçado o canor a se apresentar sentado no restante da turnê norte-americana, a primeira atividade do grupo desde 2011. Só que as datas foram realmente canceladas, sem remarcação.

Leia também:  Por que baixista é a melhor função de uma banda, segundo Steve Di Giorgio

Em entrevista de março de 2023 à Rolling Stone, Tom Morello deixou no ar a possibilidade da banda retornar à estrada após esses cancelamentos. Mesmo com perguntas ainda mais diretas sobre o retorno, ele evitou dar uma resposta mais concreta.

“Veremos. Se houver mais shows, anunciaremos como uma banda. Não sei. Eu sei tanto quanto você, honestamente. Agora estamos em um momento de cura. Estou em um momento de fazer música e mais um monte de coisas. Se nunca mais houver outro show nosso, acho que essa turnê cumpriu a missão. Não é sobre o quanto você viaja, mas sobre como é durante aqueles momentos em que você o faz. O Rage Against the Machine fez 19 shows nos últimos 12 anos. A repercussão deles soa como eventos históricos, que promovem a ideia de como é a banda ao vivo no palco.”

A situação ganhou contornos adicionais em novembro, quando o Rage entrou para o Rock and Roll Hall of Fame e Morello foi o único membro a comparecer à cerimônia oficial. Já no início de dezembro, o Inside Out, banda de Zack de la Rocha pré-RATM, reativou suas redes sociais, dando sinais de um retorno após 31 anos de inatividade.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA música mais Rage Against the Machine desde o próprio Rage, segundo...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades