Morreu nesta quarta-feira (1º), aos 76 anos, o tecladista da Electric Light Orchestra, Richard Tandy. Ele era o único membro original ainda presente no grupo, além do líder e principal compositor, Jeff Lynne – que se encarregou de transmitir a informação ao mundo, sem revelar a causa.
A banda prepara sua turnê de despedida, que acontece a partir de agosto. Por enquanto, a The Over and Out Tour tem datas marcadas apenas para Estados Unidos e Canadá.
Disse Lynne nas redes sociais:
“É com grande tristeza que compartilho a notícia do falecimento do meu colaborador de longa data e querido amigo Richard Tandy. Ele era um músico e amigo notável. Guardarei com carinho a vida inteira de memórias que tivemos juntos. Enviando todo o meu amor para Sheila e a família Tandy.”
Inicialmente baixista, Tandy contribuiu com o som da ELO tocando variações de teclados, incluindo Minimoog, Clavinet e Mellotron, além do piano. Também participou do The Move, que acabou dando origem à banda que se tornaria mais famosa.
Sobre a Electric Light Orchestra
A Electric Light Orchestra existiu inicialmente entre 1970 e 1983. Após reuniões esporádicas, se reestabeleceu de vez em 2014, a partir de então como Jeff Lynne’s ELO. O grupo vendeu mais de 50 milhões de discos até hoje.
O líder do grupo também estabeleceu uma parceria frutífera com os Beatles, participando do projeto “Anthology” e trabalhando com Paul McCartney e Ringo Starr em suas carreiras solo, além de ter feito parte do Traveling Wilburys, supergrupo de George Harrison que também contava com Bob Dylan, Tom Petty e Roy Orbison.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.