Red Hot Chili Peppers lançou “Stadium Arcadium” há 18 anos; veja outros fatos da música em 9 de maio

Data marca também o aniversário da morte de Little Richard, o arquiteto do rock and roll

Há 18 anos, em 9 de maio de 2006, o Red Hot Chili Peppers lançava “Stadium Arcadium”, seu 9º disco de estúdio. Último com John Frusciante antes de sua segunda saída, teve “Dani California”, “Snow (Hey Oh)” e “Tell Me Baby” como alguns dos destaques.

Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, em dias 9 de maio de outros anos:

- Advertisement -

-> Há 4 anos, Little Richard nos deixava. O cantor e pianista morreu em 9 de maio de 2020, aos 87, de câncer ósseo. Foi um dos pioneiros do rock and roll como o conhecemos, não à toa apelidado de “arquiteto do rock and roll”.

-> Hoje, Billy Joel faz 75 anos. O cantor e pianista, que nasceu em 9 de maio de 1949, tornou-se um dos artistas de maior sucesso da história, vendendo 150 milhões de discos ao longo da carreira. Também compôs trilhas sonoras para filmes e até atuou como dublador.

-> Há 30 anos, em 9 de maio de 1994, Yngwie Malmsteen lançava “The Seventh Sign”, seu 7º disco de estúdio. Marcou as estreias do vocalista Michael Vescera e do baixista Barry Sparks, além de ter sido o único álbum do guitarrista com Mike Terrana na bateria.

-> Há 55 anos, em 9 de maio de 1969, George Harrison lançava “Electronic Sound”, seu 2º disco solo. Com abordagem experimental, traz apenas duas longas faixas, tocadas em um sintetizador Moog. Foi o último dos dois álbuns do selo Zapple, dos Beatles.

Leia também:  Skid Row realiza primeiro show com Lzzy Hale nos vocais; veja vídeos

-> Há 29 anos, em 9 de maio de 1995, o Clutch lançava “Clutch”, seu 2º disco de estúdio. Trabalho mais vendido da banda até os dias de hoje, orienta seus experimentos para uma sonoridade mais “funky”, além de incorporar em definitivo a pegada stoner rock.

-> Há 75 anos, em 9 de maio de 1949, nascia Lula Côrtes. O cantor morreu em 26 de março de 2011, aos 61 anos, de câncer. Notabilizou-se pela colaboração com Zé Ramalho no início da carreira, que rendeu o álbum “Paêbirú” (1975), além de ter tocado com Alceu Valença.

-> Há 35 anos, em 9 de maio de 1989, o Dangerous Toys lançava “Dangerous Toys”, seu disco de estreia. Com boa repercussão no auge do hard rock oitentista, teve como singles “Teas’n Pleas’n”, “Sportin’ a Woody” e “Scared” – esta última, uma homenagem a Alice Cooper.

-> Hoje, Tom Petersson faz 74 anos. O baixista, que nasceu em 9 de maio de 1950, foi um dos fundadores do Cheap Trick, ficando fora da banda apenas no período entre 1980 e 1987. Tocou ainda com Mick Jagger, Donovan, Willie Nelson, entre vários outros artistas.

-> Há 30 anos, em 9 de maio de 1994, o Pretenders lançava “Last of the Independents”, seu 6º disco de estúdio. O álbum foi quase todo gravado pela vocalista Chrissie Hynde e pelo guitarrista Adam Seymour, com o apoio de músicos de estúdio e convidados.

Leia também:  Paul Di’Anno faz 66 anos; veja outros fatos da música em 17 de maio

-> Há 10 anos, em 9 de maio de 2014, era lançado o filme “We Are Twisted F*cking Sister!”, dirigido por Andrew Horn. O documentário conta a origem da banda com seus pequenos shows em Nova York ainda na década de 70, seguindo até o sucesso na década seguinte.

-> Hoje, John Edwards faz 71 anos. O baixista do Status Quo, apelidado de “Rhino” e que nasceu em 9 de maio de 1953, entrou para a banda em 1985. Tocou ainda com o ex-Fleetwood Mac Peter Green e lançou um disco solo em 2000, intitulado “Rhino’s Revenge”.

-> Há 49 anos, em 9 de maio de 1975, o Hawkwind lançava “Warrior on the Edge of Time”, seu 5º disco de estúdio. Foi o último com o baixista Ian “Lemmy” Kilmister, que, simbolicamente, assumiu os vocais da música “Motorhead”, lado B do single “Kings of Speed”.

-> Há 16 anos, em 9 de maio de 2008, Glenn Hughes lançava “First Underground Nuclear Kitchen”, seu 12º disco de estúdio. Com o típico hard rock do músico, influenciado por funk e soul music, o álbum teve a bateria gravada por Chad Smith, do Red Hot Chili Peppers.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioHoje na músicaRed Hot Chili Peppers lançou “Stadium Arcadium” há 18 anos; veja outros...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades