Spotify testa IA que gera playlists com base em descrição feita por usuários

Chamada de "AI Playlists", ferramenta desenvolve listas de reprodução a partir do que é escrito pelo internauta, combinando gêneros, humor, artistas ou décadas

O Spotify anunciou nesta segunda-feira (8) a realização de testes de uma nova ferramenta. Trata-se de uma inteligência artificial que pode desenvolver playlists de acordo com descrições feitas por texto pelos próprios usuários.

A novidade, ainda em versão beta, se chama “AI Playlist” (ou “Playlist de IA”, em tradução direta) e já está disponível para clientes do Spotify Premium no Reino Unido e Austrália. Segundo o serviço (via Variety), a ferramenta permite “transformar suas ideias mais criativas em playlists”.

- Advertisement -

A plataforma ainda citou alguns exemplos de descrições que usuários podem utilizar para a formulação das listas. Entre elas, estão: “músicas relaxantes para resistir a uma rinite alérgica”, “músicas tristes para tocar enquanto pinto flores que estão morrendo” e “faça uma playlist para detonarmos na pista de dança”.

Leia também:  Oxigênio Festival 2024 anuncia Hot Water Music e Get Up Kids como bandas principais

Para evitar uma possível decepção, o Spotify recomenda que os textos escritos “contenham uma combinação de gêneros, humor, artistas ou décadas“. Internautas também poderão revisar e refinar os resultados gerados com termos mais específicos.

Restrições aplicadas pelo Spotify

Apesar disso, o público poderá fazer totalmente o que quiser com a novidade. O Spotify também revelou que a “AI Playlist” não produzirá resultados para questões não musicais – como um acontecimento em andamento ou promover uma marca – e textos que tenham palavras consideradas ofensivas. Apesar dessa restrição, estão permitidas referências a lugares, animais, atividades, cores, emojis e personagens famosos.

Em postagem no X/Twitter, Daniel Ek, cofundador do Spotify, instigou os usuários da plataforma a testarem a ferramenta e que novidades chegarão em breve.

Leia também:  Roberto Frejat faz 62 anos; veja outros fatos da música em 21 de maio

“Esse ainda é um trabalho em progresso, mas estou animado em pedir para vocês darem uma chance. Estamos começando com os usuários do Premium no Reino Unido e Austrália, então me deixem saber sobre o que vocês estão achando.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasSpotify testa IA que gera playlists com base em descrição feita por...
Augusto Ikeda
Augusto Ikedahttp://www.igormiranda.com.br
Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua no mercado desde 2013 e já realizou trabalhos como assessor de imprensa, redator, repórter web e analista de marketing. É fã de esportes, tecnologia, música e cultura pop, mas sempre aberto a adquirir qualquer tipo de conhecimento.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades