Há 13 anos, o Foo Fighters lançava “Wasting Light”; veja outros fatos da música em 12 de abril

Data marca também o lançamento de um álbum criticado do Rush e o início da última passagem do Kiss pelo Brasil

Há 13 anos, em 12 de abril de 2011, o Foo Fighters lançava “Wasting Light”, seu 7º disco de estúdio. Marcou a volta do guitarrista Pat Smear e trouxe um som mais pesado em relação aos antecessores. “Rope”, “Walk” e “These Days” foram os principais singles.

Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, em dias 12 de abril de outros anos:

- Advertisement -

-> Hoje, Brendon Urie faz 37 anos. O vocalista do Panic! at the Disco, que nasceu em 12 de abril de 1987, foi o único membro fundador remanescente, transformando a banda em praticamente um projeto solo. Colaborou ainda com Taylor Swift, Benny Blanco e mais.

Foto: Alex Stoddard

-> Há 40 anos, em 12 de abril de 1984, o Rush lançava “Grace Under Pressure”, seu 10º disco de estúdio. Foi produzido por Peter Henderson, rompendo parceria de uma década com Terry Brown. Os singles foram “Distant Early Warning”, “The Body Electric” e “Red Sector A”.

-> Há 30 anos, em 12 de abril de 1994, o Hole lançava “Live Through This”, seu 2º disco de estúdio. Mais maduro em sonoridade, foi o primeiro álbum da banda a fazer sucesso. As músicas “Doll Parts” e “Miss World” foram os principais singles.

-> Há 1 ano, em 12 de abril de 2023, o Kiss iniciava sua última passagem pelo Brasil com a turnê “End of the Road”, tocando em Manaus (12/04), Brasília (18/04), Belo Horizonte (20/04), São Paulo (22/04 – Monsters of Rock) e Florianópolis (25/04).

Leia também:  Iron Maiden lançou “Brave New World” há 24 anos; veja outros fatos da música em 29 de maio
Foto: Gustavo Diakov @xchicanox

-> Há 41 anos, em 12 de abril de 1983, o R.E.M. lançava “Murmur”, seu disco de estreia. Apesar dos elogios da crítica na época de sua divulgação, o álbum não chegou a fazer o sucesso esperado. “Radio Free Europe” e “Talk About the Passion” saíram como singles.

-> Há 35 anos, em 12 de abril de 1989, o Great White lançava “…Twice Shy”, seu 4º disco de estúdio. Marcando a estreia do baixista Tony Montana, o álbum conta com dois dos maiores hits da banda: “The Angel Song” e o cover de “Once Bitten, Twice Shy”, de Ian Hunter.

-> Há 31 anos, em 12 de abril de 1993, Bruce Springsteen lançava “In Concert/MTV Plugged”, seu 2º disco ao vivo. Apesar de fazer parte da série MTV Unplugged, o álbum traz sua banda de apoio com instrumentos elétricos, justificando o título.

-> Hoje, Marcie Free faz 70 anos. A vocalista, que nasceu em 12 de abril de 1954, ficou famosa pelo trabalho com o King Kobra nos anos 80, além de assumir os vocais do Signal e do Unruly Child. Também produziu em carreira solo e colaborou com com outros artistas.

Leia também:  Gustavo Mullem, ex-guitarrista do Camisa de Vênus, morre aos 72 anos

-> Hoje, Pat Travers faz 70 anos. O músico, que nasceu em 12 de abril de 1954, seguiu carreira solo desde a década de 1970, apresentando um blues rock de pegada e até certo peso. Teve dois álbuns gravados com o baterista Nicko McBrain, futuro membro do Iron Maiden.

-> Há 42 anos, em 12 de abril de 1982, John Mellencamp lançava “American Fool”, seu 5º disco de estúdio. Divulgado com o nome de John Cougar, o álbum foi o primeiro do artista a fazer sucesso. “Hurt So Good”, “Jack & Diane” e “Hand to Hold On To” saíram como singles.

-> Há 19 anos, em 12 de abril de 2005, o Mudvayne lançava “Lost and Found”, seu 3º disco de estúdio. Teve como singles as músicas “Determined”, “Happy?”, “Forget to Remember” e “Fall into Sleep”, que ganharam clipes com bastante divulgação na MTV.

-> Há 11 anos, em 12 de abril de 2013, o Kadavar lançava “Abra Kadavar”, seu 2º disco de estúdio. Marcou a despedida do baixista Philipp Lippitz e ao mesmo tempo a estreia de seu substituto, Simon Boutsloup, que tocou em “Rhythm for Endless Minds” e na faixa-título.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioHoje na músicaHá 13 anos, o Foo Fighters lançava “Wasting Light”; veja outros fatos...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades