Recuperados, Tarja e Marko Hietala fazem grande show no Rio; veja como foi

Ex-integrantes do Nightwish mostraram disposição e promoveram encontro histórico durante apresentação no Sacadura 154, na última quinta (14)

Eram grandes as expectativas em torno do show recebido pelo Sacadura 154, Rio de Janeiro, na última quinta-feira (14). Em meio à sua vigente turnê pelo Brasil, Tarja Turunen e Marko Hietala precisaram abreviar a apresentação de sábado (9), em Porto Alegre, e adiar em mais de um ano os compromissos em Curitiba, no domingo (10), e Belo Horizonte, na terça (12). Até então, somente a performance inicial da dupla ex-Nightwish, em São Paulo, no dia 8 de março, havia dado certo.

Os artistas finlandeses, ícones do metal sinfônico, retomaram a agenda ainda na quarta (13), em Brasília. O Rio, que recebera Turunen pouco menos de seis meses antes, em setembro passado, no mesmo Sacadura 154, seria o próximo destino.

- Advertisement -
Foto: Carla Cardoso @clickcarla

O show de abertura da banda local Lumnia, que preparava o terreno para Tarja e Marko, começou pontualmente às 20h. A fila ainda era grande na área externa, com público e convidados ainda chegando. Não era a primeira vez que o grupo se apresentava antes de Turunen — na passagem anterior por São Paulo, também em setembro, eles também serviram como atração introdutória.

Foto: Carla Cardoso @clickcarla

Por isso — e também pela competência dos envolvidos —, a Lumnia, que lançou em janeiro seu primeiro álbum, “Humanity Despair”, estava à vontade. Para além da ótima performance, distribuiu carisma com seu som que mescla peso e melodia. “Broken Glass”, terceiro número do set, chamou atenção do público, que cantava junto do grupo formado por Odete Salgado (voz), Marcel Gil (guitarra), Nicholas Gomes (guitarra), Pedro Mello (baixo) e Matheus Moura (bateria).

Também pontualmente, mas às 21h, Marko Hietala subiu ao palco com seu guitarrista e produtor, Tuomas Wäinölä, para uma apresentação de formato acústico e mais intimista. Entre músicas próprias como “Stones”, “Two Soldiers” e “The Islander”, o duo prestou homenagens a outros artistas com canções já conhecidas pelo público, a exemplo de “Crazy Train” (Ozzy Osbourne) e “Children of the Grave” (Black Sabbath), além de um tímido violão de Tuomas surgir com “Wave” (Tom Jobim).

Leia também:  Show do Converge em São Paulo é adiado para novembro
Foto: Carla Cardoso @clickcarla

Foi uma performance curta, é verdade. Pareceu mais um aquecimento para o que viria. Ainda assim, o público demonstrou ter apreciado bastante o momento.

Às 22h, as luzes se apagaram e a banda de Tarja Turunen deu início a “Demons in You”. A artista principal, então, subiu ao palco ovacionada e convocou os presentes a cantarem junto — sendo prontamente atendida. Na sequência de um set que, como habitual, foi focado em sua carreira solo, rolaram “Die Alive”, “Diva” e “Shadow Play” — esta última, com Turunen ao teclado.

Na quinta canção do repertório, Marko Hietala compareceu para cantar junto da parceira “Dead to the World”, canção original do Nightwish, seguida por “Dark Star”, a nova “Left on Mars” (disponibilizada nesta semana nas plataformas digitais) e “Dead Promises”.

O momento mais esperado — e intenso — da noite veio logo depois. Duas das músicas mais celebradas do Nightwish, “Planet Hell” e “Wish I Had an Angel”, foram executadas para delírio dos presentes.

Foto: Carla Cardoso @clickcarla

Para quem ainda tinha dúvidas sobre o estado de saúde, deu para notar que Tarja e Marko se saíram bem ao colocar suas vozes potentes para trabalhar. Em alguns momentos a voz de Hietala até se sobressaía à de Turunen; talvez por ela ainda estar ser recuperando ou poupando um pouco para “I Walk Alone” e “Victim of Ritual”, executadas com maestria logo após. Marko retorna ao palco e a dupla encerra o show com “Over the Hills and Far Away”, original do saudoso guitarrista Gary Moore e regravada pelo Nightwish.

Foto: Carla Cardoso @clickcarla

A única decepção esteve no fato de que, em dado momento, acabou. Os fãs até aguardaram por um bis e pediram canções como “Nemo” e “The Phantom of the Opera”. No entanto, o set foi encerrado com a 14ª música, número um pouco menor que o executado em São Paulo — previstas no set, “Eye of the Storm” e “Innocence” acabaram cortadas.

Foto: Carla Cardoso @clickcarla

Embora tenha estado recentemente no Brasil em turnê, celebrando os 15 anos de sua carreira solo com um repertório ainda mais dedicado a ela, Tarja Turunen segue atraindo um massivo público de antigos e novos fãs. A participação de Marko Hietala abrilhantou ainda mais a noite, deixando a expectativa de que encontros como este sejam mais comuns.

Foto: Carla Cardoso @clickcarla

*Tarja Turunen e Marko Hietala se apresentam ainda em Fortaleza (16/03, Complexo Armazém), Belém (17/03, Barka) e Recife (19/03, Armazém 14). Ingressos no site oficial da cantora.

Tarja Turunen e Marko Hietala — ao vivo no Rio de Janeiro

  • Local: Sacadura 154
  • Data: 14 de março de 2024
  • Turnê: Living the Dream — The Hits Tour

Repertório — Luminia

  1. Reverie
  2. Madness Interlude
  3. Broken Glass
  4. Humanity Despair
  5. Violet
  6. Transcedence
  7. Queen Of Night
  8. Embrace Darkness

Repertório — Marko Hietala

  1. Stones
  2. Crazy Train (cover de Ozzy Osbourne)
  3. Child of Babylon (cover de Whitesnake)
  4. Wave (Tom Jobim) tocada por Tuomas Wäinölä
  5. Two Soldiers
  6. The Islander
  7. Children of the Grave (cover de Black Sabbath)

Repertório — Tarja Turunen

  1. Demons in You
  2. Die Alive
  3. Diva
  4. Shadow Play
  5. Dead to the World (original do Nightwish; com Marko Hietala)
  6. Dark Star (com Marko Hietala)
  7. Left on Mars (música inédita; com Marko Hietala e seu guitarrista, Tuomas Wäinölä)
  8. Dead Promises (com Marko Hietala)
  9. Planet Hell (original do Nightwish; com Marko Hietala) (povo veio a baixo)
  10. Wish I Had an Angel (original do Nightwish; com Marko Hietala) (povo veio a baixo
  11. I Walk Alone
  12. Victim of Ritual
  13. Until My Last Breath
  14. Over the Hills and Far Away (original de Gary Moore; com Marko Hietala)

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioResenhasResenhas de showsRecuperados, Tarja e Marko Hietala fazem grande show no Rio; veja como...
Anderson Claudino
Anderson Claudinohttps://igormiranda.com.br/
Programador, Fotógrafo, Motociclista enfim... amante da vida

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades