Rammstein é processado por duo francês em alegação de plágio

De acordo com a dupla Ninja Cyborg, “Deutschland” teria mais do que uma mera inspiração da música “The Sunny Road”

De acordo com o DayFR Euro, o Rammstein está sendo acionado na Justiça pelo duo francês Ninja Cyborg. A dupla, que faz um som na linha do synthwave, estaria acusando a banda alemã de plágio por conta da música “Deutschland”. As semelhanças da composição com “The Sunny Road” seriam muitas, segundo as alegações.

A composição dos ciborgues ninjas saiu em 2018, um ano antes do hit de Till Lindemann e companhia. O foco principal estaria em um riff. O duo procurou o conselho do especialista jurídico musical Richard Dubugnon no Tribunal de Apelação de Paris para ver se haveria a procedência para abertura de um caso.

- Advertisement -

Repercussão do Loudwire aponta que no dia 27 de março Dubugnon afirmou que “sem dúvida”, o Rammstein “pegou emprestado voluntariamente o riff e outros elementos melódicos” de “The Sunny Road”, acrescentando a presença de “muitas semelhanças”, o que se caracterizaria em um plágio.

Leia também:  Turnê de Paul Di’Anno pelo Brasil volta a ser adiada devido a problemas de saúde

O canal do jornal francês Le Parisien no YouTube publicou um vídeo mostrando o momento onde a semelhança é mais evidente. Confira no player abaixo.

“Eu criei o riff”

Curiosamente, por conta da popularidade do Rammstein, o Ninja Cyborg foi acusado primeiro de plágio por fãs online, que não conheciam a linha do tempo dos lançamentos originais.

Marc Botté, um dos integrantes do duo, declarou ao Nouve Lobs:

“Não gosto de Rammstein, não os ouço. Eu criei aquele riff. Sabia muito bem que não havia plagiado ninguém. Queremos que esta peça seja reconhecida como nossa e que não passemos o resto da vida artística nos justificando perpetuamente.”

O Ninja Cyborg vem tentando emplacar o processo desde 2021. A primeira tentativa foi desconsiderada pelos tribunais. Apenas na segunda, um ano mais tarde, um especialista foi designado para examinar as obras.

Leia também:  Como a estreia dos Rolling Stones ajudou a moldar o rock inglês

Como resultado, os músicos utilizarão as conclusões de Dubugnon durante a primeira audiência perante a Câmara de Propriedade Intelectual do Tribunal Judicial de Paris, em 10 de setembro próximo.

Rammstein e “Deutschland”

“Deutschland” foi o primeiro single do álbum que leva o nome do Rammstein. A música saiu em março de 2019, quebrando um hiato de oito anos sem material inédito da banda.

Tornou-se o segundo single da carreira do grupo a alcançar o número 1 na Alemanha, repetindo o feito de “Pussy”, disponibilizada em 2009. Foi a canção mais vendida no formato digital em toda a Europa na semana de lançamento.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasRammstein é processado por duo francês em alegação de plágio
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades