A banda Mdou Moctar, do guitarrista e vocalista homônimo nascido no Níger, anunciou o lançamento do seu novo álbum de estúdio para 3 de maio, via Matador Records. “Funeral for Justice” conta com 9 faixas e sucede o elogiado “Afrique Victime”, disponibilizado em 2021.
A formação ainda traz o guitarrista rítmico Ahmoudou Madassane, o baterista Souleymane Ibrahim e o baixista Mikey Coltun – este último também responsável por assinar a produção do trabalho.
No material promocional, Mdou declara:
“Este álbum é realmente diferente para mim. Agora, os problemas da violência terrorista estão ainda mais graves em África. Quando os Estados Unidos e a Europa chegaram aqui, disseram que iriam nos ajudar, mas o que vemos é realmente diferente. Eles nunca se preocuparam em encontrar uma solução.”
Mikey complementa:
“O Mdou Moctar tem sido uma banda anticolonial forte desde que comecei a fazer parte dela. A França entrou no Níger, f*deu o país e depois disse ‘vocês estão livres’. Mas não estamos.”
O videoclipe da faixa-título, primeiro single, pode ser conferido clicando aqui.
Em abril, o quarteto se apresenta nos dois finais de semana do Coachella Festival. Dois meses mais tarde, inicia uma turnê que começa pela América do Norte e já emenda com uma série de datas na Europa.
Golpe militar no Níger
Ano passado, Mdou e os integrantes de sua banda ganharam as notícias internacionais após serem exilados de seu país natal após um golpe militar ter derrubado o presidente eleito democraticamente.
As fronteiras do Níger foram fechadas – assim como instituições financeiras – e grupo ficou preso nos Estados Unidos sem ter como se manter temporariamente. A renda de turnê era toda enviada para as famílias dos artistas na África.
Através de um crowdfunding, fãs levantaram mais de US$ 110 mil para cobrir moradia de emergência, comida, custos de viagem e possíveis despesas de saúde.
Mdou Moctar – “Funeral for Justice”
- Funeral for Justice
- Imouhar
- Takoba
- Sousoume Tamacheq
- Imajighen
- Tchinta
- Djallo #1
- Oh France
- Modern Slaves
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.